Cultura

12ª BAMA: a maior feira de arte de Busan

Nos dias 2 a 5 de março, no BEXCO Exhibithion Center, aconteceu a 12ª edição do BAMA – Busan Annual Market of Art, uma feira de arte organizada pela Associação de Galerias de Busan. A associação relatou que na edição de 2022 atraiu um total de 100.000 visitantes, atingindo um recorde de 25 bilhões de KRW em vendas, a maior da história da feira até agora.

O que é a BAMA?

A feira começou em 2012 com a intenção de criar um mercado de arte onde os cidadãos possam desfrutar da cultura artística local e adquirir obras. O Mercado Anual de Arte de Busan tem crescido constantemente, e a feira é conhecida por suas exposições e programas especiais em colaboração com 153 galerias nacionais e estrangeiras convidadas (Associação de Galerias de Busan).

A fim de promover os artistas locais ainda em formação, uma exposição especial chamada ‘Degree Show’ foi preparada em conjunto com a Faculdade de Arte de Busan. Um espaço para mostrar os trabalhos de futuros artistas convidados especialmente entre os trabalhos inscritos na 1ª Mostra de Grau realizada no final do ano passado.

Além disso, uma exposição especial de ‘2030 Next Art’, que apresenta um novo conceito de arte do futuro. Lembrando que Busan é uma das cidades indicadas para sediar a EXPO Mundial em 2030.

Apresenta uma nova experiência com arte que engloba diversas áreas de NFT (uma certificação à prova de falsificações), pintura e arte digital.

A Busan Gallery Association disse:

“A BAMA se tornará uma feira de arte global que lidera um ciclo virtuoso no ecossistema de arte e cultura ao estabelecer uma imagem de marca que não perde seu propósito original de uma feira de arte, que expande o mercado de arte local e apresenta a direção de arte”.

Como evento especial dessa edição houve a ‘Exposição Mestre Yoon Seok-nam’ de Yoon Seok-nam, artista nascida na Manchuria que representa a arte feminista coreana e que decidiu ser artista aos 40 anos de idade. Em 1986 formou um grupo responsável pela primeira Exibição Artística Feminista na Coreia do Sul, com um discurso consistente sobre as mulheres privadas de liberdade e o papel da mulher coreana numa sociedade com grande desigualdade de gênero. Uma das obras que representam a trajetória da artista é o Pink Sofa.

QAQOMA Collection
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

Fontes: (1), (2), (3), (4) (5) | Fotos e vídeos: William Bezerra
Leticia Polo

Recent Posts

The8 do Seventeen lançará álbum solo

Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…

15 horas ago

Netflix revela que 80% dos assinantes já assistiram a conteúdos coreanos

A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…

15 horas ago

Livro de ficção coreano “Farmácia do amor da família Botero” chega ao Brasil

A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…

17 horas ago

Japan House apresenta exposição “A vida que se revela”

A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…

17 horas ago

Confira os 37 acordos assinados entre Brasil e China durante visita de Xi Jinping

A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…

1 dia ago

Brasil e China elevam parceria a novo patamar e assinam 37 acordos em visita de Xi Jinping

Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…

1 dia ago