Com a proximidade da passagem do ano lunar é comum que façamos comidinhas para atrair energias positivas ou simplesmente adoçar a passagem do ano. Separamos 3 docinhos deliciosos e que podem incrementar a festividade e receber o novo ano com doces energias!
A palavra gubab significa rosa e jamun, um tipo de fruta . Por isso Gulab Jamun são bolas parecidas com jamuns mergulhadas em xarope com gosto de rosa. É um doce feito a partir de leite em pó, muito popular nos países do sul Asiático, em particular na Índia (surgiu na Índia medieval, baseado em uma massa frita que invasores turcos da Ásia Central trouxeram para a Índia.), Sri Lanka, Nepal (onde é conhecido como lal mohan), Paquistão e Bangladesh. Também é comum em Mauritius e nos países caribenhos de Trinidad e Tobago, Guiana, Suriname e Jamaica. É frequentemente servida em grandes eventos como festivais e casamentos.
São ofertados para o deus Ganesha que é descrito, nos contos tradicionais, como um verdadeiro apaixonado por doces, principalmente modaka e gulab jamun. Por isso, todos os rituais (pujas, em sânscrito) em sua homenagem costumam ter uma grande variedade de guloseimas como oferendas, além dos típicos cantos, mantras e gestos de adoração. É tido como um organizador hábil, que remove todos os obstáculos e propicia o sucesso de quem o adora. Por isso, é muito comum encontrar sua imagem em paredes, portas e motivos decorativos por todo o território indiano, como uma forma de evocar proteção e energias positivas. (Uma boa pra incrementar a virada do Ano não?)
Ingredientes
200 g de leite em pó integral
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de ghee
½ colher (chá) de cardamomo em pó
1 xícara (chá) de leite fresco
750 g de açúcar
1 colher (sopa) de água de rosas
25 g de farinha de trigo
Preparação
Numa panela, faça uma calda fervendo 750 ml de água com o açúcar. Após três minutos, junte a água de rosas e retire do fogo. Em panela separada, misture o leite em pó, a farinha de trigo, o bicarbonato de sódio, o ghee e o cardamomo. Aos poucos, acrescente o leite fresco. Misture bem a massa e desligue o fogo. Aguarde esfriar e faça bolinhas com mais ou menos dois centímetros de diâmetro. Se a massa ficar muito dura, acrescente mais leite. Agora é a hora de fritar: utilize ghee a gosto em uma frigideira, com o fogo baixo. Frite as bolinhas, sempre mexendo, para que não grudem no fundo da panela, até que comecem a flutuar na superfície. Aqueça novamente a calda de açúcar por dois ou três minutos e retire do fogo. Então, mergulhe as bolinhas na calda. Mantenha-as imersas por cerca de duas horas e sirva.
Chamado também de Delícia Turca tem sua origem inconclusiva : Uma lenda conta que havia um certo sultão que acreditava que o caminho para o coração de uma mulher era através de seu estômago. Ele tinha em sua armadura, receitas de alguns pratos muito exóticos e inovadores, com o qual ele corteja suas amantes. Uma vez, muito ansioso para agradar suas numerosas amantes, ele ordenou a seus chefs para preparar uma sobremesa romântica. Mas a história mais provável para a origem do doce é a que o Lokum foi obra de um confeiteiro chamado Bekir Effendi (conhecido como Haci Bekir após a peregrinação muçulmana hajj). Bekir era um nativo de uma pequena cidade chamada Kastamonu, no alto das montanhas da Anatólia, que chegou a Istambul em 1776, montou sua loja de doces no bairro Bahcekapi de Istambul, onde inventou as delicias turcas em 1777. Lokuns embrulhados em lenços de renda tornaram-se um presente chique entre as socialites. Casais trocavam-lhe como símbolos de amor. Se popularizaram ao redor do mundo depois de aparecerem no filme As Crônicas de Nárnia. Também são encontradas variações com pistache, castanhas e frutas secas.
5 colheres (sopa) de maisena
1/2 xícara de agua fria
1/2 xícara de água quente
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de suco de laranja
1 colher de chá de água de rosas, ou suco de limão
O quanto baste de açúcar de confeiteiro e maisena (para polvilhar)
Misture a maisena com a água fria, reserve. Misture a água quente, o suco de laranja e o açúcar, e leve pra ferver. Depois que ferver, junte a maisena dissolvida. Deixe ferver em fogo brando por 15 minutos, mexendo sempre. Tire do fogo e adicione a agua de rosas, ou o suco de limão e misture bem. Unte uma forma com manteiga e despeje a mistura; Quando esfriar (ele vai pegar consistência) corte em cubinhos com uma faca molhada em água quente. Misture duas partes de açúcar de confeiteiro para uma de maisena e polvilhe os cubinhos de goma.
A gelatina de café foi criada no Japão durante o período Taishō (de 1912 a 1926). Com o tempo, esse produto ganhou popularidade em outros países asiáticos e no mundo todo. Pode ser servido com sorvete, creme doce (ou chantily) e leite condensado. Aqui vamos te mostrar a versão vietnamita desse doce.
3 pacotes de gelatina sem sabor, cada um de 7 g;
1/2 xícara (125 ml) de água fria;
2 xícaras (500 ml) de café forte fresco;
1 lata de 400 g de leite condensado;
Rendimento de 4 a 6 porções
Misture a gelatina com água. Coloque a água fria em uma tigela média. Polvilhe a gelatina sem sabor na água e deixe descansar por 10 minutos.
Quando a gelatina estiver assentando no fundo da tigela, os grânulos individuais começarão a absorver a água. Esse processo, também chamado de “hidratação” ou “espalhamento”, facilita a dissolução da gelatina quando você adicionar o líquido quente.
Adicione o café quente e forte na mistura de gelatina. Mexa bem por vários minutos ou até dissolver completamente.
O café deve estar muito quente, caso contrário, a gelatina não se solidificará corretamente.
O café também precisa estar bem forte para equilibrar a doçura do leite condensado e imitar o sabor da receita vietnamita.
Coloque o leite condensado na mistura depois que a gelatina estiver dissolvida. Mexa bastante.
Use apenas o leite condensado, e não leite evaporado, pois esse produto não tem a mesma doçura e espessura do leite condensado.
Coloque a mistura em uma travessa de vidro quadrada grande.
Use uma travessa retangular comprida para fazer cubinhos mais finos.
Coloque a louça na geladeira e deixe esfriar de duas a quatro horas, ou até que a gelatina esteja firme.
Cubos mais finos se solidificarão mais rápido do que os mais grossos.
Espere a gelatina ficar firme o suficiente para pegar com os dedos. Só para garantir, espere oito horas ou deixe na geladeira a noite toda.
Sirva. Corte a gelatina de café em cubinhos pequenos e coloque-os em uma tigela grande.
Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…
A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…
A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…
A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
View Comments