Livro

5 livros coreanos para quem gosta de K-dramas

Você que gosta de K-dramas e quer explorar mais a cultura coreana, sabia que a literatura do país é muito rica e diversa, com histórias para todos os gostos? A literatura coreana é marcada por uma longa tradição que mistura influências clássicas e contemporâneas, refletindo as complexas dinâmicas sociais e históricas da Coreia. Desde os tempos antigos, quando os textos eram escritos em caracteres chineses, até a invenção do Hangul, o alfabeto coreano, que democratizou a leitura e escrita, a literatura coreana tem sido um espelho das mudanças e desafios enfrentados pela sociedade coreana.

Então, se você está interessado em aprofundar sua apreciação pelos temas e estilos dos K-dramas, explorar os livros coreanos pode ser uma maneira incrível de fazer isso. Separamos cinco obras da literatura sul-coreana que capturam a essência das complexas relações humanas, conflitos sociais e reviravoltas dramáticas que são marcas registradas dos dramas coreanos. Vem com a gente!

1. “A Inconveniente Loja de Conveniência” por Kim Ho-yeon

Ficha Técnica:

Editora: Bertrand Brasil
Ano de Publicação: 2023
Onde comprar: Amazon

Sinopse:

Dok-go mora na Estação Seul e passa seus dias olhando para a mesma loja de conveniência. Ele não tem lembranças do seu passado, mas sabe que daria tudo para beber uma dose de soju. Quando acha uma bolsinha com documentos e uma carteira, ele não faz a menor ideia de que sua vida está prestes a mudar.

A senhora Yeom, uma professora de história aposentada, perdeu sua bolsinha na estação. Mas graças ao bom Deus que sempre a protege, assim que deu falta dos seus pertences, recebeu uma ligação de um telefone público informando que tinham sido encontrados. Ela fica tão grata que resolve levar Dok-go até sua loja de conveniência para lhe dar de comer. Ao ver a felicidade estampada em seu rosto, ela diz que ele pode passar lá todo dia e pegar uma marmita.

Por uma reviravolva do destino, Dok-go acaba salvando a loja de um assalto. E, mesmo que os funcionários não confiem tanto assim nele, a senhora Yeom oferece ao homem com aparência de urso a vaga do turno da noite. Aos poucos, Dok-go surpreende a todos e cativa as pessoas ao seu redor.

O problema é que o filho imprestável da senhora Yeom tem outros planos para o lugar. Ele quer vender a loja e, nesse ínterim, contrata um detetive para descobrir o que Dok-go vem tentando a todo custo esquecer.

2. “Kim Jiyoung, Nascida em 1982” por Cho Nam-joo

Ficha Técnica:

Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2022
Onde comprar: Amazon

Sinopse:

Em um pequeno apartamento nos arredores da frenética Seul vive Kim Jiyoung. Uma millennial comum, Jiyoung largou seu emprego em uma agência de marketing para cuidar da filha recém-nascida em tempo integral ― como se espera de tantas mulheres coreanas. Mas, em pouco tempo, ela começa a apresentar sintomas estranhos, que preocupam o marido e os sogros: Jiyoung personifica vozes de outras mulheres conhecidas ― vivas e mortas. A estranheza de seu comportamento cresce na mesma proporção que a frustração do marido, que acaba aconselhando a esposa a se consultar com um psiquiatra.

Toda a sua trajetória é, então, contada ao médico. Nascida em 1982 e com o nome mais comum entre as meninas coreanas, Kim Jiyoung rapidamente se dá conta de como é desfavorecida frente ao irmão mimado. Seu comportamento sempre é vigiado e cobrado pelos homens ao seu redor: desde os professores do ensino fundamental, que impõem uniformes rígidos às meninas, até os colegas de trabalho, que instalam uma câmera escondida no banheiro feminino para postar fotos íntimas das mulheres em sites pornográficos. Aos olhos do pai, é culpa de Jiyoung que os homens a assediem; aos olhos do marido, é dever dela abandonar a carreira para cuidar da casa e da filha.

A vida dolorosamente comum de Kim Jiyoung vai contra os avanços da Coreia do Sul, uma vez que o país abandona as políticas de controle de natalidade e “planejamento familiar” ― que privilegiava o nascimento de meninos ― e aprova uma nova legislação contra a discriminação de gênero. Diante de tudo isso, será que seu psiquiatra pode curá-la ou sequer descobrir o que realmente a aflige? Best-seller internacional, Kim Jiyoung, nascida em 1982 é uma obra poderosa e contemporânea que não só atinge o âmago da individualidade feminina, como também questiona o papel da mulher em âmbito universal.

3. “A Noiva do Deus do Mar” por Axie Oh


Ficha Técnica:

Editora: Melhoramentos
Ano de Publicação: 2022
Onde comprar: Amazon

Sinopse:

Deixe o Fio Vermelho do Destino te guiar

Tempestades terríveis assolam a terra natal de Mina há gerações. Seu povo acredita que o Deus do Mar, seu antigo protetor, agora os amaldiçoa. E, na esperança de apaziguar sua ira, todos os anos uma bela donzela é lançada ao mar em sacrifício.

Muitos acreditam que Shim Cheong, a mais bela menina da aldeia – e a amada de Joon, irmão de Mina –, pode ser aquela que finalmente dará fim ao sofrimento de todos. Mas, na noite em que Shim Cheong será sacrificada, Joon a segue até o barco que a levará ao mar, mesmo sabendo que isso pode significar sua morte. Preocupada com o irmão e disposta a fazer qualquer coisa para salvá-lo, Mina pula na água no lugar de Shim Cheong.

Ao cair no mar, Mina é levada por um dragão ao Reino dos Espíritos, mas, quando encontra o Deus do Mar, a garota descobre que ele está preso em um sono encantado e não são apenas os humanos que correm perigo, mas todo o Reino dos Espíritos também. Com a ajuda de Shin, o misterioso protetor do Deus do Mar, e de um grupo singular de aliados composto de demônios e espíritos, Mina decide partir em uma missão para acordar o Deus do Mar e dar fim à maldição.

Porém, um humano não pode viver muito tempo no Reino dos Espíritos, e o perigo espreita por todos os lados, pois há aqueles que fariam qualquer coisa para impedir que o Deus do Mar acorde.

4. “O Ritmo de Nossas Vidas” por Axie Oh

Ficha Técnica:

Editora: Companhia Editorial Nacional
Ano de Publicação: 2022

Onde comprar: Amazon

Sinopse:

Jenny sempre escolheu disciplina em vez de diversão. Isto é, até a noite em que ela conhece Jaewoo. Misterioso, bonito e um pouco atormentado, Jaewoo é exatamente o tipo de distração que Jenny normalmente evitaria. No entanto, ela se vê passando momentos inesquecíveis com ele, vagando por Los Angeles na última noite antes de ele precisar voltar para a Coreia do Sul.

Com Jaewoo do outro lado do oceano, não adianta nem sonhar com o que poderia ter acontecido entre os dois. Mas, quando Jenny e sua mãe se mudam para Seul para cuidar da avó doente, adivinha quem ela encontra na academia de artes de elite onde acabou de ser aceita?
Entrar na sala de aula e se deparar com o cara que roubou seu coração já seria notável, mas acontece que Jaewoo não é um estudante qualquer: ele é membro de um dos maiores grupos de k-pop do mundo. E, como a maioria dos k-pop idols, Jaewoo é estritamente proibido de namorar qualquer pessoa.

Uma vez que um relacionamento entre os dois significa não só comprometer o futuro de Jenny na escola de música de seus sonhos como também colocar em risco tudo pelo que Jaewoo trabalhou para chegar aonde está, ela tem que decidir de uma vez por todas o quanto está disposta a arriscar por amor.

5. “Amor, Mentiras e Rock & Roll” por David Yoon

Ficha Técnica:

Editora: Seguinte
Ano de Publicação: 2021
Onde comprar: Amazon

Sinopse:

Sunny Dae é nerd — e com orgulho. Essa é a fama que ele e seus dois melhores amigos conquistaram na escola, onde curtir RPG definitivamente não é visto com bons olhos. E estava tudo bem, até Sunny conhecer Cirrus Soh, a garota mais descolada e confiante que ele já viu. Quando Cirrus acha que o quarto do irmão de Sunny é na verdade o dele, o garoto não consegue corrigir o engano. Com os olhos dela brilhando ao ver as guitarras e os pôsteres de rock na parede, ele acaba dizendo que tem uma banda — embora não saiba nem segurar uma guitarra, ops.

Agora sua única esperança para sustentar a história e conquistar Cirrus é fazer com que seus amigos nerds topem participar de seu plano maluco de tornar essa banda realidade, vestindo as roupas que o irmão mais velho deixou para trás quando se mudou para Hollywood e ensaiando na sala de música da escola. O problema é que logo Sunny descobre que a vida de um rockstar mentiroso não é só fama e glória…

Que tal começar a ler agora mesmo?

Fonte e fotos: Amazon
Daniele Almeida

Recent Posts

Sungjin do DAY6 lança seu álbum solo “30”

Após a espera de muitos fãs, Park Sungjin, líder da banda DAY6, finalmente lançou seu…

21 horas ago

Do Hanse anuncia show solo no Brasil em fevereiro de 2025

O cantor e rapper sul-coreano Do Hanse, membro do grupo Victon, realizará um show solo…

21 horas ago

Jay B do GOT7 anuncia álbum solo ‘Archive 1: [Road Runner]’ após conclusão do serviço militar

Jay B, líder do GOT7, anunciou no dia 2 de novembro o lançamento de seu…

22 horas ago

SM e HYBE registram queda de lucros no 3º trimestre

As empresas SM Entertainment e HYBE, reportaram quedas significativas nos lucros e nas vendas do…

2 dias ago

Clube sul-coreano oferece drogas a fim de aumentar consumo de bebidas internas

Além de serviços de prostituição, a casa agora é investigada pela promoção de Ecstasy e…

2 dias ago

Hwang In Yeop anuncia fanmeeting no Brasil

O ator sul-coreano Hwang In Yeop, conhecido por sucessos como True Beauty e atualmente estrelando…

3 dias ago