As estações do ano no Japão acontecem na ordem oposta às que temos no Brasil, em relação aos meses do ano. Contudo, pela diferença de hemisférios, a primavera ocorre durante nosso outono; o verão é durante o inverno brasileiro; o outono fica no lugar da nossa primavera e o inverno quando temos o verão.
A princípio, devemos levar em consideração algumas características do Japão:
O clima no Japão é bem agradável e possui estações bem distintas. Os invernos são frios e ensolarados no sul do país e também em Tóquio, onde neva ocasionalmente, entretanto, em áreas como Hokkaido, o clima é quase polar, onde é comum a presença de muita neve.
O frio é eventualmente intenso, especialmente na região norte que, por ser montanhosa, recebe amantes de esportes de inverno. Ainda que na maior parte do país não neve com frequência, a média de temperatura é de aproximadamente 5 ºC.
Com muitos eventos importantes no calendário, os Festivais de Inverno, são os mais aguardados.
Como por exemplo na ilha de Hokkaido, onde existem três festivais importantes:
O Sapporo Snow Festival, realizado na cidade de Sapporoo, é o mais famoso. Assim, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Ainda mais com belas esculturas em gelo ou neve e shows de iluminação, agradando pessoas de todas as idades.
Em seguida temos o Asahikawa Fuyu Matsuri. Como as cidades são relativamente próximas, os turistas podem aproveitar os dois locais.
Logo após temos o Otaru Yuki Akari no Michi, na cidade de Otaru, com decoração de luzes e pequenas estátuas de neve. O canal de Otaru tem suas esculturas iluminadas por velas, ou seja, cria um ambiente totalmente nostálgico, romântico e acolhedor.
Já no Parque Nacional Shikotsu-Toya, próximo à cidade de Sapporo, temos o imperdível Chitose Shikotsu Ice Festival. Conta com uma variedade de atrações, esculturas em gelo incrivelmente iluminadas, passeios à cavalo, patinação no gelo e shows pirotécnicos. Por ser um local onde há muitas nascentes de águas termais, proporciona banhos relaxantes para quem o visita.
Em Niigata, cidade com neve abundante, o Tokamachi Snow Festival, teve sua primeira edição em 1950. A princípio, objetivo era atrair visitantes e estimular sua economia, que é basicamente rural. Além disso podemos contar com majestosas esculturas de gelo, shows pirotécnicos, musicais e competição de esculturas para crianças.
Sendo o maior festival do nordeste de Tohoku, o Towako Fuyu Monogatari ocorre no Lago Towada, quando congelado, na Província de Aomori. O lago se transforma em palco, com diversas atrações, assim como esculturas em gelo, shows pirotécnicos, iluminação nas esculturas em neve e a estátua Otome no Zou. Em seguida temos o Namahage, apresentação de pessoas vestidas de demônios para assustar as crianças. Além disso há o Kamakura bar, que é curiosamente esculpido em gelo, até mesmo os copos para as bebidas.
Em seguida, temos o Yokote no Yuki Matsuri, um festival que ocorre anualmente há mais de 400 anos. A cidade fica repleta de Kamakura, cabanas de neve, onde os visitantes podem passar à noite. Segundo a tradição, em cada kamakura sempre deve existir uma altar dedicado à divindade da água e um fogão de brasa para o preparo do bolinho de arroz. Bem como à noite, as crianças saem atrás dos transeuntes, convidando para comer e beber, em troca de deixar uma oferenda à divindade.
O Iiyama Yuki Matsuri, acontece no extremo norte da Província de Nagano, em Iiyama City. Além de possuir o maior acúmulo de neve do Japão, assim como esculturas de neves. Conta também com o Festival do Fogo, onde os participantes desfilam nas ruas carregando um Omikoshi, espécie de santuário xintoísta portátil.
Logo após, temos o festival Hirosaki Snow Lantern, que ocorre anualmente no castelo de Hirosaki, em Aomori, desde 1977. Atualmente, sendo um dos maiores festivais na região de Tohoku. Seus moradores esculpem cerca de 500 lanternas e esculturas, assim criando um lindo visual para a cidade. Ao redor da lagoa Hasu, os visitantes se encantam com mini-kamakuras, iluminados com velas, há também shows de projeção em 3D sobre as esculturas e bandas de música. Em seguida, à noite, o Tenshukako (Torre do Castelo) e toda vegetação ganham vida, com uma iluminação especial.
Em seguida, temos o Shiramine Yukidaruma Matsuri, um evento que acontece todos os anos nos distritos de Kuwajima e Shiramine, na Província de Ishikawa. A principal atração são os Yukidaruma, que são os bonecos de neve feito pelos próprios moradores, podemos encontrar mais de mil bonecos de todas as formas e tamanhos. À noite, eles recebem iluminação especial, sempre criando um espetáculo mágico e encantador.
Por último, não podemos deixar de falar do Tottori Hanakairo Flower Park. A princípio, ele é um dos maiores jardins de flores do Japão. Em seu centro podemos encontrar uma grande estufa de 50 metros de diâmetro e, tanto em seu interior quanto a sua volta, há diversos tipos de flores crescendo durante todo o ano. Confira o Festival de Luzes de inverno na cidade de Izumo:
Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…
A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…
A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…
A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
View Comments