O Natal e Ano novo de tradição cristã, enchem nossas casas e corações com o clima de festa, família unida, mesa farta e decorações dentro e fora das casas ao redor mundo. Já se tornou uma tradição decorar shoppings e ruas das formas mais diversas, assim, alcançando mais adeptos a cada ano. Vide os nossos ursos polares que descansam de cachecol em pleno verão nas cidades brasileiras. Hoje podemos ver sinos e luzes espalhados por países asiáticos, com adeptos religiosos ou não.
A princípio, temos a China, onde a maioria da população não tem uma religião, o comércio que gira em torno dessa época caiu no gosto da população.
Logo após, temos a Coreia do Sul, onde a população cristã e católica vem crescendo ao longo dos últimos anos. Assim, o Natal também tem ganhado espaço em algumas casas e corações. Como exemplo de ótimos presentes, temos bolos e biscoitos decorados, que são sensação nessa época do ano. Além disso, são consumidos nessas ocasiões especiais pratos como sopa de bolo de arroz.
Em seguida, no Japão, onde a maioria é budista, as decorações também se espalham e as ruas se enchem de luzes. Também é muito comum o consumo de bolo de morango com creme e o frango frito do KFC (é tão concorrido que as reservas são feitas com meses antes). Ao contrário da nossa tradição familiar, a festa natalina em alguns países do eixo asiático que não possuem influência cristã, transformaram o feriado em uma data comemorativa para casais. Restaurantes, shoppings e hotéis se preparam para receber os casais para troca de presentes entre as pessoas amadas e momentos românticos.
Já nas Filipinas, há uma grande parcela da população que é cristã. O Natal neste país é um evento que ultrapassa os 2 dias de celebração. Temos o Festival das Lanternas Gigantes, que espalha por ruas e estabelecimentos lindas e elaboradas lanternas, onde vilarejos competem para saber quais as mais bonitas. Além disso, há 9 dias de missas que permeiam a festividade, que por não comportar todas as pessoas dentro das igrejas, acabam sendo celebradas em shoppings.
Não só na Tailândia, mas também no Camboja, os elefantes entram na festa e recebem gorrinhos de Natal, fazendo parte da decoração das ruas como um símbolo cultural.
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…
View Comments