Notícias

Avalanche no norte do Paquistão causa a morte de 11 membros de tribo nômade

Pelo menos 11 pessoas perderam a vida em um trágico acidente após uma avalanche atingir membros de uma tribo nômade enquanto cruzavam uma área montanhosa no norte do Paquistão, neste domingo (27). O deslizamento de neve ocorreu no Passo Shounter Top, resultando em uma terrível perda para a comunidade e ressaltando os perigos enfrentados por essas comunidades em meio às condições climáticas extremas.

De acordo com a agência de gerenciamento de desastres do país, outras 13 pessoas ficaram feridas na avalanche, que ocorreu durante a noite de sexta-feira. O Passo Shounter Top, localizado a uma altitude de 4.420 metros acima do nível do mar, é uma importante rota que conecta o distrito de Astore, na região de Gilgit-Baltistan, ao vale de Caxemira, na fronteira.

Após intensos esforços, as equipes de resgate conseguiram recuperar os corpos das vítimas e os feridos, incluindo uma criança, que foram levados às pressas para um hospital local, onde seu estado é considerado crítico. No entanto, as difíceis condições climáticas dificultaram as operações de resgate e o acesso à área remota, tornando a missão ainda mais desafiadora.

A triste ocorrência ressalta os riscos crescentes enfrentados pelas comunidades nômades em regiões montanhosas devido às mudanças climáticas. O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, enfatizou que incidentes como esse estão se tornando cada vez mais comuns, como resultado direto do impacto das mudanças climáticas. Com recordes de chuvas de monções e o derretimento acelerado das geleiras nas montanhas do norte, o Paquistão está entre os dez países mais ameaçados por desastres naturais causados pelas mudanças climáticas.

Diante desse trágico acontecimento, Sharif fez um apelo à comunidade internacional para assumir a responsabilidade e apoiar os países em desenvolvimento que enfrentam desafios econômicos decorrentes dos efeitos adversos do clima. A urgência em tomar medidas concretas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e proteger as comunidades vulneráveis nas regiões montanhosas torna-se cada vez mais evidente.

Fonte: (1)
Daniele Almeida

Recent Posts

11º Festival Latino-Americano em Seul tem samba e gastronomia típica

Evento foi promovido por embaixadas de 13 países da América Central e do Sul, entre…

5 horas ago

Hayley Kiyoko anuncia participação na Bienal do Livro

Ela estará no evento nos dias 13 e 14 de setembro para falar do livro…

5 horas ago

ROCKY no Brasil: ingressos já estão à venda para o show

Hoje, 7 de setembro, iniciam as vendas de ingressos para o único show do cantor…

8 horas ago

Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub 20: Saiba como foi a segunda rodada da competição

A segunda rodada da Copa do Mundo definiu algumas das classificadas, com mais bons jogos…

1 dia ago

Caranguejo marinado é 3ª comida mais consumida por turistas na Coreia

Prato estava sexto lugar na pesquisa de 2023 e este ano ficou atrás apenas do…

1 dia ago

Parceira entre Coreia e Indonésia cria Centro de Formação de Conteúdo

A iniciativa será implementada em Jacarta e outas seis regiões indonésias sendo destinado à jovens…

1 dia ago