Política

Brasil e Banco Asiático de Infraestrutura assinam acordo de R$ 16,7 bilhões para projetos de desenvolvimento

No dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) assinaram um memorando de entendimento que prevê a destinação de R$ 16,7 bilhões para o financiamento de projetos no Brasil.

O acordo tem como objetivo complementar os recursos para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Fundo Clima, priorizando iniciativas que promovam integração econômica entre Brasil e Ásia. Entre as áreas de atuação estão infraestrutura de transporte, conectividade energética e digital, além de saneamento e água.

A assinatura do memorando ocorreu na Marina da Glória e contou com a presença de representantes das duas instituições, como Aloízio Mercadante, presidente do BNDES, Jin Liqun, presidente do AIIB, e Konstantin Limitovskiy, vice-presidente do AIIB. Durante o evento, também foi destacado que os recursos apoiarão projetos voltados para a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e a infraestrutura necessária para a realização da COP30, em Belém.

O presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, reforçou o impacto da parceria: “O memorando assinado com o AIIB comprova que o BNDES retomou a sua missão de promover o desenvolvimento econômico e social do país e que tem ampla capacidade de diversificar o funding e buscar importantes parceiros internacionais para o financiamento de projetos sustentáveis e de infraestrutura que beneficiem tanto o Brasil quanto a Ásia”.

Já Konstantin Limitovskiy, vice-presidente do AIIB, destacou a relevância do Brasil para o banco asiático: “O BNDES é um parceiro institucional prioritário do AIIB no Brasil. Esse investimento permitirá o apoio a projetos de infraestrutura no nosso país, via Novo PAC, o que contribuirá para o desenvolvimento na nossa economia de forma sustentável”.

O AIIB, fundado em 2015 e com sede em Pequim, é uma instituição multilateral dedicada ao desenvolvimento da Ásia e conta com membros de várias partes do mundo, incluindo o Brasil. O Novo PAC, por sua vez, é uma iniciativa do governo brasileiro para impulsionar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em todo o país.

Fonte: Agência Gov | Via Casa Civil / Foto: Gabriel Souza/BNDES

Daniele Almeida

View Comments

  • I just wanted to express my gratitude for the valuable insights you provide through your blog. Your expertise shines through in every word, and I'm grateful for the opportunity to learn from you.

Recent Posts

ATEEZ lança o álbum ep “GOLDEN HOUR: Part.2”

Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…

3 dias ago

NMIXX anuncia show no Brasil em fevereiro

O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…

2 semanas ago

Fãs e light sticks ganham as ruas em protesto pelo impeachment de Yoon Suk Yeol

No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…

2 semanas ago

Ingressos à venda para o fan meeting de Jinyoung no Brasil

Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…

2 semanas ago

Conheça “The Trunk” k-drama que vem fazendo sucesso no Brasil

Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…

2 semanas ago

Conheça o cantor sul-coreano Xyche Kiddy

Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…

2 semanas ago