O TikTok no Canadá recebeu uma ordem do governo do país para encerrar sua subsidiária TikTok Technology Canada e fechar seus escritórios em Toronto e Vancouver, após uma análise detalhada de segurança nacional. Segundo François-Philippe Champagne, ministro da Inovação, Ciência e Indústria, a decisão foi tomada com base em dados e evidências obtidas durante a revisão conduzida pelo conselho de segurança e inteligência do país e outros parceiros.
Apesar do encerramento das operações locais, o aplicativo seguirá disponível para o público canadense. “O governo não bloqueará o acesso ao aplicativo ou a capacidade dos canadenses de criar conteúdo”, destacou Champagne. “Cabe aos indivíduos a decisão de utilizar uma plataforma ou rede social.”
No entanto, o ministro alertou para os riscos potenciais de compartilhar informações sensíveis em plataformas como o TikTok, especialmente aquelas com vínculos com empresas estrangeiras, como a ByteDance, companhia chinesa dona do TikTok. A relação da empresa com o governo chinês levanta preocupações sobre possíveis acessos a dados de usuários.
A situação no Canadá reflete a crescente preocupação global sobre a segurança de dados em plataformas estrangeiras. Nos Estados Unidos, por exemplo, o TikTok foi proibido em dispositivos governamentais há dois anos, sob a alegação de que informações como localização, histórico de navegação e dados biométricos poderiam estar acessíveis ao governo chinês. A empresa, no entanto, nega qualquer prática de compartilhamento com autoridades chinesas.
Essa decisão canadense marca mais um capítulo no debate sobre a segurança e privacidade digital em redes sociais globais, com foco na proteção de dados de seus cidadãos.
Fonte (1)/Foto:Divulgação
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Threads, Runbler, Bluesky, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
No dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de…
No dia 19 de novembro, a BIGHIT MUSIC anunciou que Soobin, líder do grupo TOMORROW…
No dia 20 de novembro, Min Hee Jin, fundadora e ex-CEO da ADOR (subsidiária da…
No dia 17 de novembro, os parceiros comerciais Brasil e China consolidaram uma nova aliança…