Gastronomia

Caranguejo marinado é 3ª comida mais consumida por turistas na Coreia

Tteokbokki, hotteok, gimbap, bulgogi… Apesar da grande popularização desses pratos da culinária coreana através de produções audiovisuais, uma pesquisa conduzida pela BC Card, uma empresa de serviços de pagamento do país, revela que o ganjang gejang, caranguejo marinado, é o terceiro alimento mais consumido por turistas estrangeiros, atrás apenas do frango frito e da comida chinesa.

Os dados levantados a partir de pagamentos dos últimos três anos (2022 a 2024), mostram que o ganjang gejang, que ocupava a sexta posição em 2022, subiu para o terceiro lugar este ano. O gukbap, um prato de arroz cozido servido em sopa quente, ficou em sétimo lugar, enquanto o sundubu, um ensopado de tofu mole, ficou em oitavo.

Turismo regional

A pesquisa também indica um crescente interesse por áreas fora de Seul para explorar a culinária local. Durante o período, os turistas que utilizaram transporte doméstico, como ônibus expressos, trens e carros alugados, gastaram mais de 50% a mais em alimentação do que aqueles que não usaram esses meios de transporte.

O cenário é parecido entre visitantes coreanos de outras cidades, que consumiram sete vezes mais em restaurantes locais em comparação com os residentes. Em Gangneung, uma cidade costeira no leste, os pagamentos feitos por não residentes em restaurantes que servem mulhoe (sopa fria de peixe cru) e dakgangjeong (frango frito) foram, respectivamente, três vezes e 7,2 vezes maiores do que os de moradores locais. Para o prato típico de Gangneung, o sundubu, os visitantes de fora realizaram 4,8 vezes mais compras do que os locais.

O estudo ainda que tenha somente uma das opções de pagamento, mostra uma expansão do olhar dos turistas estrangeiros para Coreia do Sul. Apesar de ainda quererem ter experiência do frango frito coreano e jajamyeon, os visitantes estão procurando novos sabores, o que pode tende favorecer a economia e turismo regionais.

Fonte (1): Foto: T.Tseng

Talita Franca

Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.

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