Esportes

Confira como foi Irã x Gales e a eliminação do Catar

Desde o primeiro até o minuto 9 da partida o Irã foi para cima. Precisando da vitória para sobreviver na competição, deu trabalho para defesa com cruzamentos na área.

Aos 11 minutos, porém, o primeiro ataque dos europeus trouxe o momento mais perigoso até então, com o corpo um pouco desequilibrado Moore desvia e só não abre o placar porque o goleiro Hosseini, bem posicionado, fez bonita defesa.

Em uma mudança provavelmente não vista antes de uma partida para outra, os “persas” mostraram estarem mais atentos e com vontade de fazer o resultado, em jogada de bonita troca de passes, Gholizadeh, entrou por trás dos defensores para abrir o placar, o árbitro de vídeo flagrou o meia centímetros a frente, o gol foi anulado.

Completamente confortável na partida, a Seleção do Irã foi tomando as ações e deixavam a impressão de que o gol era questão de tempo, já na parte defensiva, cercavam o astro galês Gareth Bale, que mal tocou na bola no primeiro tempo.

Aos 44 minutos o Irã mostrou-se outra vez mais perigoso e Hajsafi, ao chutar de fora da área obrigou o goleiro adversário a fazer boa defesa.

A segunda etapa começou com o time iraniano pressionando. Logo aos 5, Azmoun protagonizou bonito lance, após arrancar em velocidade e se livrar dos zagueiros, tirou demais do goleiro e acertou a trave. Na sequência da jogada, após a ineficiência defensiva do time de Gales em afastar, Gholizadeh, chuta com muita categoria mas também acerta o arco.

Sem sofrer na partida, com a posse de bola e pressionando, a equipe asiática mandava no jogo e atacava insistentemente, apesar disso, seu principal jogador, Mehdi Taremi, não apareceu com chances de abrir o placar.

Aos 37 minutos, em resposta ao único ataque perigoso de Gales no segundo tempo, Taremi é lançado e apareceria finalmente sozinho de frente ao goleiro para tentar a finalização, o arqueiro porém saiu de seu gol completamente sem freio e atropelou o atacante. 

A tensão tomou conta do jogo, o árbitro de campo mostrou somente o cartão amarelo, o que revoltou os jogadores do Irã, minutos depois, com a revisão do VAR, Hennessey finalmente foi expulso.

O tumulto após lance da expulsão obrigou o árbitro a acrescentar 9 minutos, já melhor na partida o time Iraniano chegou aos 52 minutos de jogo, Cheshmi chuta forte após a zaga afastar mal e o goleiro Ward nada pôde fazer, Irã 1×0.

O gol nos acréscimos fez com que uma já rendida equipe de País de Gales não tivesse forças para reagir, aos 55 minutos, no último lance do jogo, Rezaeian é lançado e com uma linda cavadinha (quando o jogador bate na parte de baixo da bola de modo que ela encobre o goleiro), colocou números finais a partida.

De atropelada a dominante em quatro dias, a Seleção Iraniana só dependerá de si para se classificar. Enfrentará agora um bom time dos Estados Unidos, que não conseguiu sair de 0x0 contra a Inglaterra.

Catar melhora durante o jogo mas não consegue vencer e dá adeus.

Mendy, de Senegal quase impediu gol histórico |Foto: Divulgação/Twitter @fifaworldcup_pt

O dia também foi marcado pela primeira eliminação desta edição do mundial.

Precisando de ao menos um empate para seguir com chances, a dona da casa foi dominada por Senegal.

Os senegaleses encontraram certa resistência dos cataris para chegar ao gol, até que aos 39 da primeira etapa o zagueiro Khoukhi tenta cortar mas “fura”, a bola sobrou nos pés de Boulaye Dia, que não perdoou, Senegal 1×0.

Após terminar o primeiro tempo errando absolutamente tudo, a Seleção Catari iniciou o segundo tempo nervosa.  Aos 2 minutos sofreu o segundo gol, dos pés de Diédhiou.

No meio do segundo tempo e já perdendo de 2×0 os donos da casa resolveram buscar o que seria um gol histórico e após pressão tiveram claras chances mas o excelente goleiro Édouard Mendy estava disposto a impedir a história acontecer, com belíssimas defesas.

Aos 32, porém o goleiro dos “leões de teranga” não pôde impedir Muntari de saltar mais alto que sua defesa e fazer o primeiro gol catariano na história das copas do mundo. Com a história escrita, o time do país sede ainda viu Bamba Dieng fazer o terceiro e último gol da partida, para Senegal.

A Seleção Iraniana volta a campo em 29 de Novembro, contra os EUA. Já a Seleção do Catar encerra sua participação contra a Holanda, no mesmo dia.

Transmissão: TV Globo, SporTV, e FIFA+ 

Escalações

Irã

Hossein Hosseini; Mohammadi, Pouraliganji, Majid Hosseini e Rezaeian; Gholizadeh (Jahanbakhsh), Nourollahi (Cheshmi), Ezatolahi (Karimi) e Hajsafi (Torabi); Taremi e Azmoun (Ansarifardi). 

Técnico: Carlos Queiroz

País de Gales:

Hennessey; Mepham, Rodon e Davies; Roberts (Johnson), Ampadu (Allen), Ramsey (Ward), Wilson (James) e Williams; Bale e Moore. 

Técnico: Rob Page

 

 

 

Fontes:  (1)

Foto de capa: |Foto: Divulgação/Twitter @fifaworldcup_pt

Renato Meneses

View Comments

Recent Posts

The8 do Seventeen lançará álbum solo

Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…

15 horas ago

Netflix revela que 80% dos assinantes já assistiram a conteúdos coreanos

A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…

16 horas ago

Livro de ficção coreano “Farmácia do amor da família Botero” chega ao Brasil

A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…

17 horas ago

Japan House apresenta exposição “A vida que se revela”

A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…

18 horas ago

Confira os 37 acordos assinados entre Brasil e China durante visita de Xi Jinping

A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…

1 dia ago

Brasil e China elevam parceria a novo patamar e assinam 37 acordos em visita de Xi Jinping

Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…

1 dia ago