A 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, inaugurada no dia 19 de outubro, serve como uma magnífica janela para o vasto e eclético cinema asiático. Com uma seleção refinada de uma gama extensiva de filmes vindos do continente, a mostra proporciona uma visão abrangente da contemporânea cinematografia asiática, descortinando a diversidade e a riqueza de narrativas que emanam desta região pulsante. Através das lentes de diretores consagrados e novos talentos, os espectadores são convidados a embarcar em uma jornada cinematográfica que transita por múltiplas culturas, estilos e temas.
Dentre os cineastas asiáticos cujas obras foram destacadas na mostra, encontram-se nomes como Lee Hong-chi com “O Amor É uma Arma”, Ryusuke Hamaguchi com “O Mal Não Existe”, e Mirabbas Khosravinezhad com “Parvin”. Eles, junto a outros talentosos diretores, trazem à tela uma variedade de perspectivas que refletem a complexidade e a nuance das experiências asiáticas. A Mostra se torna assim um espaço de diálogo e descoberta, proporcionando uma oportunidade única para o público brasileiro explorar novas perspectivas e se conectar com diferentes realidades através da sétima arte.
Segue abaixo um guia detalhado para cada um desses filmes:
Pouya, de oito anos, está fazendo o dever de casa enquanto sua tia, Eli, o ajuda. Pouya desaparece e Eli descobre que o garoto se escondeu debaixo da cama porque entrou em pânico ao não conseguir se lembrar da voz de sua falecida mãe.
“RAYA” (2020), de Sepideh Berenji
Raya, de 9 anos, e a família são forçadas a desocupar a casa onde vivem, mas Raya pode ter encontrado outra saída.
“IRRITADA” (2021), de Dorsa Shirazinasab
Uma mãe solo se posiciona contra a escola do filho e o sistema educacional iraniano quando o acusam de abuso sexual. A mãe então se recusa a permitir que o filho ou ela mesma sejam vítimas por mais tempo.
“IRÃ, SEGUNDO DIA” (2021), de Kiana Montajabi
Uma garotinha espera ser buscada na escola, mas sua mãe não aparece.
“CABELO” (2022), de Samaneh Yadollahi
No Irã, uma idosa sofre com a queda de cabelo. O marido a proíbe de entrar na cozinha com medo de que os cabelos da esposa caiam na comida. Acompanhamos a jornada dessa mulher para recuperar a própria cozinha.
“6 Filmes de 6 Diretoras” estará disponível na plataforma Spcine Play a partir do dia 26 de outubro. Saiba mais informações aqui.
Kumbha Mela
A 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo não só celebra a diversidade do cinema asiático, mas também facilita um diálogo intercultural, mostrando as multifacetadas expressões humanas capturadas pelos cineastas asiáticos.
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…