Após uma terceira rodada morna, a quarta rodada das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, que também classifica para a Copa da Ásia de 2027, foi cheia de gols e placares elásticos, além da recuperação das seleções da China e Coreia do Sul.
Passaremos agora por cada um dos grupos e falaremos um pouco de como foi cada partida desta rodada.
GRUPO A – CATAR / ÍNDIA / KUWAIT/ AFEGANISTÃO
O Catar, líder do grupo, voltou a vencer o Kuwait, desta vez como visitante, Akram Afif, destaque dos cataris, não marcou, mas deu assistência para o primeiro gol do jogo, marcado por Almoez Ali, aos 32 minutos da segunda etapa.
Aos 34, dois minutos após o primeiro gol do jogo, os donos da casa empataram com gol de Mohammad Daham, mas a esperança de pontuar dos kuwaitianos durou pouco, já que aos 35 Ali voltou a marcar e garantiu a vitória dos cataris por 1×2.
Os cataris agora voltam a campo no início de junho, no Afeganistão, contra os locais.
No outro confronto do grupo, a Índia recebeu o Afeganistão e começou no ataque, chegando a levar perigo ao gol defendido pelo goleiro Ovays Azizi, em lance onde Sunil Chhetri girou dentro da área e finalizou acertando a trave, no rebote, Manvir Singh isolou.
Os afegãos responderam em lance de bola parada, em escanteio, obrigando o goleiro indiano Gurpreet Singh Sandhu a fazer grande defesa, após a bola ser desviada de cabeça para o gol.
Aos 38 minutos do primeiro tempo, em jogada de ataque dos indianos, a bola foi lançada na área, o zagueiro afegão Haroon Fakhrudin mergulhou para desviar e acabou acertando o braço na bola, o que resultou na marcação de pênalti a favor da Índia e um cartão amarelo para o capitão dos “leões”
Na cobrança, Chhetri bateu forte no canto esquerdo de Azizi e abriu o placar para os anfitriões.
O jogo foi equilibrado, e os afegãos só conseguiram chegar ao empate aos 30 minutos do segundo tempo, quando uma jogada em velocidade terminou em bola lançada na área, e após bate e rebate da zaga indiana, Rahmat Akbari finalizou, e um desvio no meio do caminho tirou as chances de defesa do goleiro Sandhu.
Já nos minutos finais, a seleção do Afeganistão conseguiu virar o jogo, após lançamento em profundidade, o goleiro da Índia saiu mal e sem disputar a bola, derrubou Fareed Sadat, e o árbitro da partida marcou pênalti.
Na cobrança, Sharif Mukhammad colocou bola para o lado e goleiro para o outro, definindo o resultado final, 1×2.
Na próxima partida pelas eliminatórias, os “tigres azuis” vão receber o Kuwait, tentando se recuperar no grupo, que agora é liderado pelo Catar e tem o Afeganistão na segunda colocação.
GRUPO B – JAPÃO /SÍRIA /COREIA DO NORTE /BIRMÂNIA
Pelo Grupo B tivemos apenas uma partida, já que o confronto entre Coreia do Norte x Japão foi cancelado, após a Coreia do Norte decidir não receber o Japão em Pyongyang e a FIFA decidir pelo cancelamento ao invés da remarcação da partida, alegando falta de datas no calendário previsto.
Na partida que aconteceu, a Síria recebeu a Birmânia (Myanmar) na Arábia Saudita e aplicou um “sonoro” 7×0 em cima dos birmaneses, se isolando na segunda colocação do grupo, só atrás do Japão.
Apesar do “atropelo” para cima dos visitantes, o primeiro tempo acabou com a vitória da Síria só por 1×0, com o primeiro dos três gols de Omar Kharbin, o camisa 7 das “Águias do Qasioun”, que foi marcado aos 30 minutos.
Os birmaneses perderam ainda no primeiro tempo o lateral Hein Phyo Win, expulso após tomar o segundo cartão amarelo, apenas 11 minutos após receber o primeiro.
Os sírios aproveitaram a superioridade numérica, dominaram a partida e já aos 2 min da segunda etapa ampliou o placar, com Ibrahim Hesar.
Além dos outros dois gols de Kharbin, a elástica vitória foi completada com dois gols de Moayad Ajan.
Na próxima rodada, a Birmânia vai visitar o Japão, e se não houver nenhum imprevisto, a Coreia do Norte vai visitar a seleção da Síria.
GRUPO C – COREIA DO SUL / TAILÂNDIA / CHINA / SINGAPURA
A seleção da China recebeu Singapura após empatar na última rodada e após a inusitada declaração do capitão da equipe, Zhang Linpeng, que disse que iria se aposentar da seleção, já que não conseguiam nem vencer a seleção singapuriana, o zagueiro, inclusive, não saiu do banco de reservas.
Diferentemente do jogo anterior, que teve poucas chances de ambos os lados, e apesar de equilibrado em relação à posse de bola, a partida terminou em goleada para os donos da casa, que venceram por 4×1.
Wu Lei, que já havia marcado duas vezes no último jogo, desta vez, com a braçadeira de capitão, fez mais dois gols.
O jogo foi para o intervalo empatado, após sair atrás no placar, a seleção de Singapura buscou o empate, que saiu dos pés de Faris Ramli, apenas um minuto após o gol chinês.
Além dos dois gols de Wu Lei, o brasileiro naturalizado chinês Fernandinho e Shihao Wei completaram o placar elástico.
Com a vitória, a China alcançou a segunda colocação do grupo e vai receber na próxima rodada a seleção da Tailândia em seus domínios.
A Coreia do Sul que havia empatado em partida que dominou mas foi muito dependente do craque Heung Min Son, venceu com uma tranquilidade maior a seleção da Tailândia, em confronto realizado em solo tailandês.
Assim como no jogo anterior os tailandeses chegaram ao ataque primeiro, e com pouco mais de um minuto de partida, em boa jogada pela esquerda, Supachok Sarachart foi lançado entre a defesa e finalizou com perigo, por cima do trave defendida por Hyeon-woo Jo
Aos 5 minutos de jogo os “elefantes guerreiros” chegaram outra vez, após lançamento do goleiro Patiwat Khammai, a bola chegou até Supachai Chaided, que chutou ao lado do gol sul-coreano, em lance onde foi flagrado impedimento.
Após os sustos gerados pelos ataques tailandeses, a Coreia do Sul chegou com perigo aos 12, em velocidade, quando a bola foi lançada para Son, que dominou dentro da área, mas escorregou no momento de finalizar.
Aos 18 minutos os “tigres asiáticos” abriram o placar, após Cho ser lançado em velocidade, invadir a área, driblar o goleiro Khammai e finalizar.
A bola não foi com tanta força, o que quase permitiu o capitão tailandês Theerathon Bunmathan evitar o gol, mas Jae-Sung Lee que acompanhava a jogada, desviou para as redes.
Os tailandeses voltaram a insistir no lançamento do goleiro para o ataque, mas sem conseguir levar perigo real ao gol defendido por Jo, terminando o primeiro tempo em 1×0.
No início do segundo tempo, a seleção tailandesa voltou a atacar, novamente sem perigo, e a resposta da Coreia levou ao segundo gol, aos 13 minutos, após lançamento para o ataque, a bola foi tocada para Son que dominou, invadiu a área, driblou, levou pro fundo e bateu cruzado, e contando com falha do goleiro tailandês ampliou o placar.
Já dominantes no jogo, os sul-coreanos tiveram algumas chances claras para aumentar ainda mais o placar, mas só conseguiram colocar números finais no jogo nos últimos dez minutos, após cobrança ensaiada de escanteio, a bola foi lançada na área, o zagueiro Kim Min-jae escorou e Park Jin-seob completou para o gol, 3×0.
Com a vitória os sul-coreanos se isolaram na liderança do grupo e na próxima rodada, vão até Singapura medir forças com a seleção local.
GRUPO D – OMÃ / QUIRGUISTÃO / MALÁSIA / TAIPEI CHINESA
Após ser derrotada por 2×0 na última rodada, a seleção malaia foi visitar o Omã, e viu os mandantes saírem novamente vitoriosos, com gols nos últimos minutos do primeiro e do segundo tempo.
Os omanis repetiram o placar do jogo realizado na Malásia, com o primeiro gol sendo marcado por Omar Al-Malki e o segundo saindo dos pés de Mohammed Al Ghafri.
Mesmo com a vitória, a seleção do Omã está na segunda colocação do grupo, atrás do selecionado quirguiz, que tem a mesma pontuação, mas tem um saldo de gols maior.
O Omã terá a chance de aumentar seu saldo de gols na próxima rodada, já que vai até Taiwan, enfrentar a fraca seleção de Taipei Chinesa.
O bom saldo de gols do Quirguistão se deu muito pelos confrontos contra a seleção taiwanesa, onde venceu em Taiwan por 2×0 e em seus domínios, venceu por 5×1.
A seleção quirguiz não teve dificuldades de dominar a equipe visitante e terminou o primeiro tempo com 3×0 no placar, com os três gols sendo marcados pelo destaque da partida, o atacante Joel Kojo.
Já aos 34 minutos da segunda etapa, o zagueiro Christian Brauzman marcou o quarto gol da partida.
Os taiwaneses diminuíram de pênalti, aos 43 minutos com Wu Yen-shu, mas já nos acréscimos, a seleção quirguiz fechou o placar com Kimi Merk
Líder do grupo, a seleção do Quirguistão vai receber a Malásia.
GRUPO E – IRÃ/UZBEQUISTÃO /HONG KONG /TURCOMENISTÃO
A boa seleção do Uzbequistão recebeu a seleção de Hong Kong e fez um placar tranquilo de 3×0, seguindo empatado com o Irã em pontos, mas ainda atrás no saldo de gols.
O capitão Shomurodov abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo, já na segunda etapa, aos 18 minutos, Khozhimat Erkinov fez o segundo gol, com assistência do craque do time, Fayzullaev.
O jovem Urunov fez o terceiro e último gol da partida.
Na próxima rodada, os uzbeques vão receber o Turcomenistão.
O Irã foi até o Turcomenistão e em partida cheia de faltas e onde o árbitro tailandês Sivakorn Pu-Udom distribuiu mais de um cartão para os dois lados, a vitória saiu dos pés do camisa 10 iraniano, Mehdi Ghayedi, nos últimos minutos do primeiro tempo.
O gol solitário Ghayedi deu os 3 pontos e permitiu que os iranianos mantivessem a liderança do grupo, agora vão a Hong Kong enfrentar a seleção local e tentar encaminhar a classificação à próxima fase.
GRUPO F – IRAQUE / INDONÉSIA / VIETNÃ / FILIPINAS
No Grupo F, os visitantes tiveram mais sorte e garantiram boas vitórias para sequência das eliminatórias, começando com o Iraque, que foi até as Filipinas onde fez 0x5 na seleção local.
O primeiro tempo de jogo acabou em 3×0, com dois gols de Aymen Hussein, tendo sido o primeiro em cobrança de pênalti, o outro gol desta primeira etapa foi de Amir Al Ammari.
Zaid Tahseen e Zidane Iqbal completaram o “atropelo” para cima dos filipinos.
Na próxima rodada, os iraquianos vão visitar os indonésios, na Indonésia, que é a segunda colocada do grupo, mas que não é uma ameaça à primeira colocação, já que o Iraque tem 5 pontos de vantagem.
A Indonésia foi até o Vietnã e saíram com boa vitória, em jogo “pegado”, onde deixaram o campo com seis cartões amarelos.
Apesar de faltosos, os indonésios conseguiram dominar os donos da casa e garantir a vitória por 0x3.
Jay Idzes aos 9 do primeiro tempo, Ragnar Oratmangoen e Ramadhan Sananta fizeram os gols do confronto.
Na próxima rodada, vietnamitas e filipinos medem forças, no Vietnã.
GRUPO G – ARÁBIA SAUDITA/TAJIQUISTÃO /PAQUISTÃO / JORDÂNIA
A Árabia Saudita, líder do Grupo, foi visitar o Tajiquistão e encontrou dificuldades para pontuar.
Em jogo extremamente equilibrado, as “águias” até saíram na frente, com gol marcado já na segunda etapa, por Al-Buraikan, mas não resistiram a insistência da valente seleção local, que foi ao ataque e empatou o jogo, com gol de Soirov, que entrou aos 7 minutos da etapa final.
Na próxima rodada, os sauditas vão medir forças com o Paquistão, enquanto os tadjiques vão até a Jordânia, enfrentar a atual vice -campeã do continente.
A seleção paquistanesa, que estreia na fase de grupos das Eliminatórias, não tem vida fácil, se já tinha pela frente a seleção saudita, que mostra um bom desempenho, também tem que lidar com a Jordânia, embalada após o vice-campeonato continental.
Na visita aos jordanianos, o Paquistão foi dominado e sofreu uma acachapante derrota por 7×0 dos anfitriões.
O craque jordaniano Mousa Al-Taamari, abriu o placar do jogo, além de fazer outros dois gols durante a partida, o quarto e o sexto, os outros três gols foram marcados por Ali Olwan, Al Rosan e Abu Zrayq
Com a vitória, a Jordânia alcançou a segunda colocação do grupo.
GRUPO H – EMIRADOS ÁRABES UNIDOS / BAHREIN / IEMÊN / NEPAL
A seleção dos Emirados Árabes Unidos foi até a Arábia Saudita enfrentar o Iêmen, e garantiu sua classificação antecipada para a próxima fase das Eliminatórias.
Dominando os iemenitas durante a partida, os emiratenses construiram o placar no primeiro tempo, com dois gols do brasileiro naturalizado emiratense Fábio Lima, e de Sultan Adil
O mesmo placar se repetiu no outro jogo do grupo, mas desta vez o Bahrein, recebeu o Nepal.
Os barenitas só precisaram de quarenta e cinco minutos para construir o placar do jogo, com Sayed Baqer abrindo placar aos 7 minutos, o capitão Abdullah Yusuf Helal marcando de pênalti, e Kamil Al-Aswad fechando o marcador aos 36 minutos de jogo.
Na próxima rodada, o Nepal vai receber o selecionado emiratense e o Bahrein vai receber o Iêmen.
GRUPO I – AUSTRÁLIA / PALESTINA/ LÍBANO/ BANGLADESH
A seleção australiana foi até o Líbano e goleou com facilidade a seleção local, mostrando bom futebol com toques de bola precisos e ataques em velocidade.
Os socceroos abriram o placar logo aos 2 minutos, em ataque veloz pela esquerda, Craig Goodwin, o destaque dessa partida, lançou a bola na área, a defesa não conseguiu cortar, Kusini Yengi tomou a bola, mostrando ótimo domínio com a perna direita, e tirando do goleiro empurrou para o gol.
O segundo gol foi marcado também aos 2 minutos dessa vez do segundo tempo, quando Goodwin cruzou na área, o zagueiro Khamis desviou, Mostafa Matar defendeu, e no rebote a bola resvalou no lateral Bassel Jradi, tirando as chances de defesa do goleiro libanes.
A seleção libanesa tentou se encontrar no jogo, e armou uma jogada de ataque, mas o goleiro australiano Matthew Ryan interceptou o cruzamento, lançou a bola armando o contra ataque ao tocar para Hrustić, que arrancou em velocidade e inverteu para Goodwin, que passava pela esquerda, o camisa 23 deixou a bola quicar, “matou” no peito e finalizou no canto oposto do goleiro, fazendo um golaço.
O quarto gol saiu após novo lançamento da defesa e nova arrancada pela esquerda, a bola foi cruzada novamente e John Iredale só teve o trabalho de completar para o gol.
Aos 36 minutos, em jogada pela direita, Iredale cruzou, a defesa tentou cortar mas o desvio alterou a trajetória da bola e acabou facilitando a vida de Goodwin, que acompanhava a jogada e tocou para fechar o placar.
Na próxima rodada os australianos vão até Bangladesh enfrentar a seleção do país, enquanto a seleção do Líbano, enfrentará a Palestina, segunda colocada do grupo.
Confirmando o bom momento nas Eliminatórias, a seleção da Palestina foi visitar a seleção de Bangladesh e mesmo com um jogador a menos, após a expulsão do zagueiro Amid Mahajna venceu o jogo.
O gol saiu já nos acréscimos da partida, com o outro zagueiro da equipe, Michel Termanini, garantindo os 3 pontos.
Todos os jogos da quinta rodada das Eliminatórias Asiáticas serão realizados no dia 06 de junho, às 10:00 da manhã no horário de Brasília, sem previsão de transmissão para o Brasil.
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…
View Comments
I genuinely savored the work you've put forth here. The outline is refined, your authored material trendy, however, you seem to have obtained some trepidation about what you wish to deliver next. Assuredly, I will revisit more regularly, akin to I have nearly all the time, provided you maintain this upswing.