As 32 equipes que vão disputar a competição mais importante da modalidade, que vai acontecer entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023, foram conhecidas no dia 23 de fevereiro.
As três equipes que faltavam, foram definidas após um pequeno torneio de repescagem intercontinental. Panamá, Haiti e Portugal, levaram a melhor na disputa e carimbaram o passaporte para a Copa.
No continente asiático, cinco seleções se classificaram via eliminatórias e a sexta representante do continente, a Austrália, obteve a vaga por ser um dos países sede.
Na repescagem, Taipei Chinesa e Tailândia tiveram a chance de representar o continente mas foram superadas por Paraguai e Camarões, respectivamente.
Taipei Chinesa, chegou a abrir 2×0 no placar, mas acabou cedendo o empate e foi vencida nos pênaltis pela Seleção Paraguaia.
Já a Seleção Tailandesa, fez jogo equilibrado contra Camarões, mas não foi capaz de superar as africanas, que venceram por 2×0 e se classificaram.
Das equipes do continente asiático, somente o Japão foi campeão do torneio, levantando a taça em 2011 e sendo, até o momento, a primeira e única seleção asiática de futebol a ser campeã mundial, tanto no feminino, quanto no masculino.
As Nadeshiko, como são conhecidas, vão em busca do bicampeonato mundial em um grupo onde tem a forte Seleção Espanhola como destaque, que é liderada pela atual melhor jogadora do mundo, Alexia Putellas.
A equipe japonesa também medirá forças com Zâmbia e Costa Rica, equipes mais fracas.
Apesar de ser favorita ao menos para ir à segunda fase, as japonesas não têm ido bem contra equipes mais fortes.
Nos últimos jogos, a equipe perdeu por 1×0, partida amistosa contra a Espanha e foi goleada por 4×0, pela seleção inglesa.
A Seleção da Austrália, que no futebol representa a Ásia, é uma das equipes a se observar. Competitiva e apostando alto na melhor jogadora do time, a atacante Sam Kerr, que já balançou as redes 40 vezes com a camisa das “Matildas”, a equipe deve fazer bonito em sua casa.
Integrante do grupo B, a equipe terá pela frente a fortíssima seleção do Canadá, além de enfrentar também a Irlanda e a Nigéria.
Após decepcionar em sua participação na Copa do Mundo de 2019, a equipe chinesa deu a volta por cima e venceu a Copa da Ásia, garantindo a classificação para o mundial, após vencer na final do torneio a Coreia do Sul.
Nesta edição do mundial, porém, a seleção da China terá uma missão ainda mais complicada.
Integrante do Grupo D, a equipe terá a atual campeã europeia, Inglaterra e a forte Dinamarca em seu caminho. Fechando o forte grupo, a seleção do Haiti, que venceu o Chile na repescagem, não deve facilitar a vida das chinesas.
Estreante na competição, a seleção Filipina, vem de resultados instáveis nos últimos amistosos.
A equipe que chegou a fazer 9×0 em Papua Nova Guiné, em dezembro de 2022, em partidas mais recentes, foi superada por seleções fracas, como em um 5×0 para seleção islandesa.
A competição, deve servir para a equipe ganhar experiência para futuras competições.
Nova Zelândia, Suíça e Noruega, serão as adversárias do grupo A.
Outra estreante no torneio, a seleção vietnamita, que não tem registro de partidas oficiais desde julho de 2022, não terá vida fácil em sua primeira experiência mundialista.
A equipe asiática, vai entrar em campo pela primeira vez em sua história em uma Copa do Mundo, contra as atuais campeãs do torneio, os Estados Unidos.
Irá enfrentar na segunda rodada a também estreante Portugal e terminará seu compromisso na primeira fase contra a atual vice-campeã, Países Baixos.
A equipe Sul Coreana, atual vice-campeã da Copa da Ásia, vai entrar na disputa em um grupo mais equilibrado. No grupo H, as coreanas, vão enfrentar a estreante seleção de Marrocos, a crescente seleção colombiana e uma das favoritas a chegar à final, Alemanha.
Sem nenhuma vitória em 2023, até a publicação desta matéria, o time vem em um declínio técnico, mas até o mundial, o time terá outros testes para mostrar a força de uma equipe que conquistou ótimos resultados, no ciclo para copa.
O Mundial de futebol, que terá pela primeira vez 32 seleções, deve promover uma das melhores edições de sua história. E aí? Quem está animado para acompanhar as meninas em campo?
Após a espera de muitos fãs, Park Sungjin, líder da banda DAY6, finalmente lançou seu…
O cantor e rapper sul-coreano Do Hanse, membro do grupo Victon, realizará um show solo…
Jay B, líder do GOT7, anunciou no dia 2 de novembro o lançamento de seu…
As empresas SM Entertainment e HYBE, reportaram quedas significativas nos lucros e nas vendas do…
Além de serviços de prostituição, a casa agora é investigada pela promoção de Ecstasy e…
O ator sul-coreano Hwang In Yeop, conhecido por sucessos como True Beauty e atualmente estrelando…
View Comments