A Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub 20, a maior competição de base entre seleções do mundo, começou neste último dia 31 de agosto, na Colômbia, com quatro representantes asiáticas, de um total de 16 países que buscam o título mundial, que atualmente pertence à Espanha.
A edição de 2024 é a 11ª da competição que já foi conquistada três vezes por países asiáticos, sendo duas vezes pela Coreia do Norte, em 2006 e 2016 e uma vez pelo Japão, em 2018, ambas as seleções participam da atual edição.
Na rodada de estreia, as meninas do Japão e Coreia do Norte, começaram de maneira avassaladora, vencendo seus jogos de goleada, enquanto as sul-coreanas e australianas perderam para Nigéria e Colômbia respectivamente.
A seleção japonesa estreou diante da Nova Zelândia e não “tomou conhecimento” da equipe oceânica, e venceu com tranquilidade para reforçar o bom momento do futebol no país.
Usando bem a velocidade e os lados do campo, as “nadeshiko” venceram com facilidade a defesa neozelandesa e terminaram o primeiro tempo com 4×0 no placar.
No segundo tempo, mantendo o ritmo, as japonesas fizeram mais três gols e fecharam o placar em 7×0, com destaque para Maya Hijikata, que fez dois gols e deu uma assistência para o quarto gol, marcado por Oyama, vale ressaltar que ela só jogou no primeiro tempo.
O japão volta a campo no dia 05/09 às 19:00 contra a seleção de Gana
Em um jogo equilibrado, a seleção sul-coreana foi derrotada pela Nigéria, que conseguiu abrir o placar já no fim do jogo, aos 86, com Sabastine Flourish, que recebeu na direita, cruzou na área e contou com o posicionamento ruim da goleira Woo Seo-Bin, para garantir a vitória para a equipe africana.
Na segunda rodada, as coreanas vão tentar a recuperação diante da Venezuela, que também foi derrotada na estreia, o jogo será no dia 04/09, às 22:00
A bicampeã Coreia do Norte estreou mostrando toda sua força diante da Argentina, vencendo pelo estonteante placar de 6 x 2.
Logo aos 5 minutos de jogo, após erro da goleira Paulina Aprille na saída de bola, a camisa 10 da seleção asiática, Pak Mi-Ryong, dominou e bateu cruzado para abrir o placar.
Aos 10 minutos, Jon Ryong-Jong recebeu a bola na esquerda, de frente para área e bateu no ângulo oposto da goleira argentina,que nada pôde fazer para evitar o segundo gol.
No fim da primeira etapa, após cobrança de escanteio, a seleção norte-coreana chegou ao terceiro gol, quando a bola foi cruzada para a área, e a meio-campista argentina Samantha Weiss cabeceou contra o próprio gol.
Nos acréscimos da primeira etapa, a albiceleste conseguiu diminuir o placar com Kishi Nuñez, que roubou a bola um pouco à frente do meio-campo e vendo a goleira Un-gyong Chae adiantada, marcou um golaço.
Mantendo o bom ritmo, a seleção asiática seguiu dominando as sul-americanas, e chegou ao quinto e ao sexto gol, após boas jogadas de toque de bola entre a defesa argentina, com Hyang e Choe Il-Son.
Já nos minutos finais, Nuñez recebeu dentro da área, dominou, se livrou da marcação e marcou mais um golaço para seu país, fechando o marcador.
A Austrália, que apesar de ser geograficamente um país da Oceania, representa a Ásia no esporte, estreou contra a anfitriã Colômbia, sendo derrotada no Estádio El Campín, em Bogotá, por 2×0.
A seleção australiana até começou melhor a partida, fazendo bom uso de jogadas em velocidade e bons cruzamentos, mas entre erros e finalizações terminadas em boas intervenções da goleira Agudelo, as “Matildas” foram perdendo oportunidades, e não conseguiram abrir o placar.
No segundo tempo de jogo, a seleção colombiana melhorou sua performance, e mais efetiva, abriu o placar aos 8 minutos, com Yunaira Lopez, a zagueira aproveitou que a defesa da equipe asiática afastou mal o cruzamento na área, pegou de primeira e acertou um chute indefensável no canto da goleira Lincoln.
As australianas até chegaram ao empate com Indiana Dos Santos, que recebeu a bola em profundidade, saiu cara a cara com Agudelo e finalizou no canto da colombiana, mas após revisão do árbitro de vídeo, a árbitra do jogo, a croata Ivana Martinčić, flagrou uma falta no início da jogada e anulou o gol.
Já no fim da segunda etapa, as “cafeteras” garantiram a vitória diante de sua torcida com a craque do time, Linda Caicedo, destaque não só das seleções de base, mas também da seleção principal do país.
Em jogada de velocidade pela direita, Maithe Lopez conseguiu cruzar na área, onde Caicedo conseguiu virar e desviar para o gol entre três australianas, para colocar números finais ao jogo.
A Austrália já entrou em campo pela segunda rodada, contra o México.
Vale comentar também sobre a estreia da seleção brasileira, recente destaque nas categorias de base, a seleção canarinha estreou atropelando a debutante em copas, Ilhas Fiji pelo elástico placar de 9×0, com destaque para Vitória e Natália, que fizeram dois gols cada.
A Copa do Mundo Sub 20 pode ser vista através do FIFA Plus, Cazé TV e SporTV2
E aí? Quem vai levar a taça para casa?
Fontes: (1) (2) (3) |Fotos: Divulgação / Instagram @fifawomensworldcup
Veja mais:
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…
View Comments