E-sports

Crescimento dos eSports atrai marcas globais e movimenta bilhões

Os eSports se tornaram um gigante econômico global. Em 2024, o mercado tem a estimativa de alcançar receitas de US$ 2,11 bilhões, com projeções que indicam um salto para US$ 5,5 bilhões até 2029. A Ásia é o epicentro dessa expansão, com previsão de crescimento contínuo entre 2024 e 2029, com um aumento total de 396,2 milhões de dólares (+33,1%).

Eventos de grande porte consolidam esse sucesso. Um exemplo recente foi a final do Campeonato Mundial em Londres, que atraiu mais de 100 milhões de espectadores ao longo da competição, com uma arena repleta de 20 mil fãs. Segundo Jonathas Freitas, investidor e especialista em tecnologia, “o público dos eSports já é um consumidor ativo com alto poder de compra”.

Empresas como Louis Vuitton, Mercedes e Gucci têm capitalizado nesse setor em crescimento, com marcas colaborando diretamente com o mercado de jogos, seja por meio de skins exclusivas ou patrocínios de eventos e equipes. Essas iniciativas visam engajar as gerações Millennials e Z, grupos conhecidos por valorizar experiências culturais e autenticidade​.

Com investimentos bilionários em 2029, após nove anos consecutivos de crescimento, o setor deve alcançar uma nova patamar, com uma receita estimada de 1,6 bilhão de dólares. Esse desempenho reflete uma tendência de crescimento constante registrada nos últimos anos, consolidando a Ásia como um dos principais mercados de eSports globalmente.

Fonte: release e (1)/Foto: Riot Games

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no InstagramThreadsRunblerBlueskyTikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

Talita Franca

Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.

Recent Posts

ATEEZ lança o álbum ep “GOLDEN HOUR: Part.2”

Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…

3 dias ago

NMIXX anuncia show no Brasil em fevereiro

O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…

2 semanas ago

Fãs e light sticks ganham as ruas em protesto pelo impeachment de Yoon Suk Yeol

No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…

2 semanas ago

Ingressos à venda para o fan meeting de Jinyoung no Brasil

Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…

2 semanas ago

Conheça “The Trunk” k-drama que vem fazendo sucesso no Brasil

Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…

2 semanas ago

Conheça o cantor sul-coreano Xyche Kiddy

Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…

2 semanas ago