Em um vídeo obtido por uma emissora sul-coreana mostra como foi a ousada deserção de um norte-coreano que na semana passada nadou, se arrastou por um túnel e vagou pela zona da fronteira fortemente protegida por horas antes de ser notado.
Veja o vídeo abaixo:
O homem, que não foi identificado pelas autoridades sul-coreanas, cruzou a Zona Desmilitarizada (DMZ) da Coreia do Norte no dia 16 de fevereiro, de acordo com militares da Coreia do Sul.
O vídeo, obtido pela emissora sul-coreana TV Chosun, mostra uma figura escura passando sob uma placa de estrada enquanto luzes brilhantes piscam.
Usando roupa de mergulho e nadadeiras, o homem nadou por cerca de seis horas no oceano na calada da noite, chegando à costa a mais de 3 km (1,9 milhas) dentro do território sul-coreano, disse o Joint Chiefs of Staff (Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos) esta semana em um relatório catalogando uma série de falhas pelas tropas de segurança da fronteira.
Ele então passou por baixo de uma cerca ao escalar um túnel de drenagem que as forças de segurança desconheciam, disse o relatório.
Apesar de disparar alarmes e aparecer em câmeras de vigilância várias vezes, o homem não foi notado até cerca de três horas depois de desembarcar, disse o JCS. As tropas levaram várias horas para localizá-lo e detê-lo.
Os atrasos na detecção do homem geraram novas críticas à segurança da fronteira, após um caso semelhante conhecido publicamente em novembro, quando um norte-coreano desertou para o sul pela DMZ oriental.
Deserções na DMZ são raras, já que a área é guardada de perto por tropas de ambos os lados e está repleta de arame farpado, minas terrestres e outras barreiras em muitos lugares.
Depois que a Coreia do Norte fechou sua fronteira com a China no ano passado para se proteger contra um surto de Covid-19, as deserções pelas rotas mais usuais diminuíram.
Pela primeira vez no Brasil, os artistas coreanos Gun-e, Gson e Lowell Straight desembarcam em…
Pela primeira vez no Brasil, os artistas HELLO GLOOM e from20 se apresentam no dia…
Formado por BM, J.seph, Somin e Jiwoo, o KARD é um dos grupos mistos mais…
Em 9 de janeiro, a Uncore, agência responsável pelo gerenciamento do grupo Close Your Eyes,…
O ano de 2024 foi marcante para a literatura coreana, Lee Sun-Young, autora de Farmácia…
Nesta terça-feira (7), foi celebrado o Dia do Leitor, uma data especial para refletir sobre…
View Comments
😱😱😱