Notícias

Dr. Wu Lien-teh – Google homenageia inventor da precursora da máscara N95

Você sabem quem foi o Dr. Wu Lien-teh?

O epidemiologista chinês-malaio, Dr. Wu Lien-teh, nascido em 10 de março de 1879 (há 142 anos), ficou conhecido por ter inventado a máscara que é percursora da conhecida N95. O equipamento tem sido muito usado durante a pandemia de Covid-19, tendo o sistema de filtragem superior às máscaras cirúrgicas habituais e às de pano.

Não há muitos registros sobre a infância do Dr. Wu Lien-teh, mas sabe-se que ele é de uma família de imigrantes chineses e nasceu em Penang, Malásia. Aos 17 anos, Lien-teh foi contemplado com a prestigiosa bolsa Queen’s Scholarship para estudar na Universidade de Cambridge, Inglaterra.

O jovem Lien-teh surpreendeu a todos obtendo seu diploma de médico dois anos antes do esperado. Também foi o primeiro aluno de ascendência chinesa a obter doutorado na universidade britânica.

Após a conclusão dos seus estudos, ele foi indicado ao cargo de vice-diretor do Imperial Army Medical College da China em 1907. O Dr. Wu Lien-teh foi nomeado pelo governo chinês para investigar uma epidemia, até então desconhecida, que atingiu o noroeste da China em 1910. Posteriormente a doença foi identificada como peste pneumônica contagiosa, que se disseminou de humano para humano por via respiratória.

Foto: Acervo/ Bain News Service | Dr. Wu Lien-teh

O uso das máscaras

Para enfrentar a peste pneumônica, que ficou conhecida como praga da Manchúria, o Dr. Wu Lien-teh projetou e produziu uma máscara cirúrgica feita com algodão e gaze, acrescentando várias camadas de panos para, assim, ser capaz de filtrar as inalações.

De antemão, o médico recomendou o uso da nova máscara e trabalhou com funcionários do governo no estabelecimento de postos de quarentena e hospitais, restringir viagens e aplicar técnicas de esterilização. À sua frente ao sistema de saúde foi de suma importância para o fim da Manchúria, em abril de 1911.

Posteriormente, em 1915, Lien-teh fundou a Associação Médica Chinesa. Sendo esta associação a mais antiga e maior organização médica não governamental da China. Em 1935, ele foi o primeiro malaio, assim como a primeira pessoa de ascendência chinesa, a ser indicado ao Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por seu trabalho no controle da peste pneumônica.

O aperfeiçoamento das técnicas do Dr. Wu Lien-teh são de grande eficiência e perduram até hoje.

 

 

Fontes: (1), (2)

Gabriela Sales

Gabriela Sales, 24 anos. Pernambucana. Mãe de gato. Tecnóloga em Gestão Marketing e bacharelanda em Arquitetura e Urbanismo. Amante dos livros. A paixão pela sétima arte desencadeou a profunda admiração pela cultura asiática e acredita que uma vez que se embarca nessa jornada de desbravar tudo o que o oriente tem para oferecer, não há mais volta. De qualquer forma, a intenção nunca foi voltar.

View Comments

Recent Posts

Gun-e, Gson e Lowell Straight chegam ao Brasil com a Dear Summer Tour em fevereiro

Pela primeira vez no Brasil, os artistas coreanos Gun-e, Gson e Lowell Straight desembarcam em…

3 semanas ago

HELLO GLOOM e from20 chegam ao Brasil com show em São Paulo no dia 24

Pela primeira vez no Brasil, os artistas HELLO GLOOM e from20 se apresentam no dia…

3 semanas ago

KARD volta ao Brasil com show único em São Paulo nesta sexta-feira (17)

Formado por BM, J.seph, Somin e Jiwoo, o KARD é um dos grupos mistos mais…

3 semanas ago

Close Your Eyes, grupo do Project 7, é alvo de disputa contratual entre agências

Em 9 de janeiro, a Uncore, agência responsável pelo gerenciamento do grupo Close Your Eyes,…

4 semanas ago

Entrevista: autora Lee Sun-Young, fala sobre processo criativo e literatura coreana

O ano de 2024 foi marcante para a literatura coreana, Lee Sun-Young, autora de Farmácia…

4 semanas ago

Dia do Leitor: Os livros asiáticos mais lidos e sugestões de leitura

Nesta terça-feira (7), foi celebrado o Dia do Leitor, uma data especial para refletir sobre…

4 semanas ago