O epidemiologista chinês-malaio, Dr. Wu Lien-teh, nascido em 10 de março de 1879 (há 142 anos), ficou conhecido por ter inventado a máscara que é percursora da conhecida N95. O equipamento tem sido muito usado durante a pandemia de Covid-19, tendo o sistema de filtragem superior às máscaras cirúrgicas habituais e às de pano.
Não há muitos registros sobre a infância do Dr. Wu Lien-teh, mas sabe-se que ele é de uma família de imigrantes chineses e nasceu em Penang, Malásia. Aos 17 anos, Lien-teh foi contemplado com a prestigiosa bolsa Queen’s Scholarship para estudar na Universidade de Cambridge, Inglaterra.
O jovem Lien-teh surpreendeu a todos obtendo seu diploma de médico dois anos antes do esperado. Também foi o primeiro aluno de ascendência chinesa a obter doutorado na universidade britânica.
Após a conclusão dos seus estudos, ele foi indicado ao cargo de vice-diretor do Imperial Army Medical College da China em 1907. O Dr. Wu Lien-teh foi nomeado pelo governo chinês para investigar uma epidemia, até então desconhecida, que atingiu o noroeste da China em 1910. Posteriormente a doença foi identificada como peste pneumônica contagiosa, que se disseminou de humano para humano por via respiratória.
Para enfrentar a peste pneumônica, que ficou conhecida como praga da Manchúria, o Dr. Wu Lien-teh projetou e produziu uma máscara cirúrgica feita com algodão e gaze, acrescentando várias camadas de panos para, assim, ser capaz de filtrar as inalações.
De antemão, o médico recomendou o uso da nova máscara e trabalhou com funcionários do governo no estabelecimento de postos de quarentena e hospitais, restringir viagens e aplicar técnicas de esterilização. À sua frente ao sistema de saúde foi de suma importância para o fim da Manchúria, em abril de 1911.
Posteriormente, em 1915, Lien-teh fundou a Associação Médica Chinesa. Sendo esta associação a mais antiga e maior organização médica não governamental da China. Em 1935, ele foi o primeiro malaio, assim como a primeira pessoa de ascendência chinesa, a ser indicado ao Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por seu trabalho no controle da peste pneumônica.
O aperfeiçoamento das técnicas do Dr. Wu Lien-teh são de grande eficiência e perduram até hoje.
Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…
A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…
A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…
A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
View Comments