A Exxon Mobil, gigante energética dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira, 25, a assinatura de um memorando de entendimento (MOU) não vinculativo com a SK On, fabricante sul-coreana de baterias para veículos elétricos, para um potencial acordo de fornecimento de lítio nos Estados Unidos. O acordo pode evoluir para um contrato de vários anos, permitindo que a SK On obtenha até 100.000 toneladas métricas de lítio do projeto da Exxon em Arkansas.
A assinatura do MOU ocorreu durante a Conferência de Fornecimento de Lítio e Materiais de Bateria da Fastmarkets, em Las Vegas, no dia 24 de junho. Com este acordo, a SK On busca garantir uma fonte estável de minerais essenciais para baterias nos EUA, onde a empresa está expandindo sua presença. A SK On planeja usar o lítio da ExxonMobil em suas plantas de baterias nos Estados Unidos.
“Estamos fortalecendo as cadeias de suprimentos de baterias nos EUA por meio desta parceria com a ExxonMobil,” afirmou Park Jong-jin, vice-presidente executivo de compras estratégicas da SK On.
A SK On, que faz parte do segundo maior conglomerado da Coreia do Sul, o SK Group, atualmente opera duas plantas de baterias para veículos elétricos em Commerce, Geórgia. Além disso, está construindo três fábricas nos EUA em parceria com a Ford Motor Co. A joint venture BlueOval SK, entre SK On e Ford, planeja operar duas fábricas em Glendale, Kentucky, e uma em Stanton, Tennessee.
A SK On também está construindo uma planta de baterias para veículos elétricos em Bartow County, Geórgia, em parceria com o Hyundai Motor Group. Após 2025, a capacidade de produção anual da SK On nos EUA deverá superar 180 GWh, suficiente para alimentar cerca de 1,7 milhão de veículos elétricos por ano.
Para a ExxonMobil, o MOU de fornecimento pode contribuir para a meta de fornecer lítio para mais de um milhão de baterias de veículos elétricos anualmente até 2030, além de apoiar a iniciativa dos EUA de construir uma cadeia de suprimentos doméstica para veículos elétricos.
A ExxonMobil produziu com sucesso carbonato de lítio a partir da formação Smackover no sul de Arkansas, utilizando a tecnologia de Extração Direta de Lítio (DLE). O projeto visa extrair lítio de depósitos subterrâneos de água salgada e convertê-lo em material de grau de bateria no local em Arkansas, de forma mais eficiente e com menos impacto ambiental do que a mineração tradicional de rochas duras.
“O mundo precisa de mais lítio para apoiar suas metas de redução de emissões, e estamos fazendo nossa parte para impulsionar soluções nos Estados Unidos,” disse Dan Ammann, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions. “Esta colaboração com a SK On demonstra o papel de liderança que desempenhamos no crescente mercado de lítio de origem doméstica, avançando na segurança energética e nos objetivos climáticos, além de apoiar a manufatura americana.”
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
No dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de…
No dia 19 de novembro, a BIGHIT MUSIC anunciou que Soobin, líder do grupo TOMORROW…
No dia 20 de novembro, Min Hee Jin, fundadora e ex-CEO da ADOR (subsidiária da…
No dia 17 de novembro, os parceiros comerciais Brasil e China consolidaram uma nova aliança…
View Comments
Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your site is great, as well as the content!
I loved as much as you will receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get got an edginess over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this hike.
My brother recommended I might like this web site. He was totally right. This post actually made my day. You cann't imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!