Em 4 de setembro, é comemorado o dia mundial do Taekwondo e para celebrar essa data, a equipe do Asia ON resolveu trazer para vocês um pouco sobre a história desta arte marcial milenar.
O Taekwondo é uma arte marcial coreana que, atualmente, se enquadra na categoria de esporte olímpico. A palavra “Taekwondo” é formado por três termos: Tae (lutar com os pés), Kwon (lutar com as mãos) e Do (caminho espiritual). Assim, Taekwondo significa “caminho dos pés e mãos através da mente”, sendo uma prática que exige disciplina e autocontrole dos lutadores.
A história do Taekwondo teve seu início na Coreia há mais de 2 mil anos atrás. Ching Heung, o 24º rei da dinastia Silla, iniciou sua tropa de elite na arte dos combates livres (Hwa Rang Do). Logo as disputas originaram uma forma primitiva de combate, o soo bak, e seus mestres desenvolveram 25 posturas durante a dinastia Koryo (924-1392). Assim, as técnicas utilizadas formaram a base do Taekwondo moderno.
Como fundador, Choi Hong Hi estudou durante 10 anos para desenvolver técnicas de ataque e defesa baseadas em artes marciais tradicionais e milenares da Coreia. Inclusive, ele praticou o karatê (outra arte marcial, mas de origem japonesa).
Quando a coreia foi invadida pelo Japão no século XX, as artes marciais coreanas foram proibidas até o final de Segunda Guerra Mundial, em 1945. No entanto, mesmo com a proibição dos japoneses, muitos coreanos ainda praticavam a luta de maneira clandestina.
Com o fim da guerra travada pela Coreia e a conquista da sua independência, em 1945, novas escolas desse gênero de luta surgiram. Nelas, diversos mestres ensinavam lutas de variados estilos: kwon bup, soo bak do, tangvsoo do. Uma década depois, os estilos fundiram-se no tae soo do e, em seguida, Taekwondo.
A luta participou como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos de Seul 1988. Anos após, em 2000, foi reconhecida como esporte oficial nos Jogos Olímpicos de Sidney. No Brasil, o primeiro campeonato brasileiro de Taekwondo ocorreu em 1973, em São Paulo. E atualmente, é um dos esportes mais praticados pelo mundo.
A utilização dos equipamentos de proteção tem como principal objetivo a proteção do corpo contra ferimentos que podem ser causados pelos golpes. Assim, os equipamentos protegerão a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta utilizada é conhecida como dobok, uma espécie de quimono e geralmente é vista na cor branca.
Assim como quase toda arte marcial, o nível do praticante é medido através do seu grau de aperfeiçoamento que vai ser exibido através de uma faixa amarrada na cintura. Logo, o nível pode ser medido de acordo com o técnico responsável. Quanto maior o nível, maior sua técnica e responsabilidade. Confira na imagem as cores que representam os graus dos lutadores de acordo com o desenvolvimento da sua técnica:
O esporte chegou ao Brasil em 1968, mas só foi reconhecida em 1971 pelo Conselho Nacional de Esportes. Em março de 1974, o Departamento Nacional de Taekwondo foi criado para estabelecer um melhor controle da modalidade no país.
No dia 21 de fevereiro de 1987 nasceu a Associação Brasileira de Taekwondo (ABT), que mais tarde se tornaria Confederação Brasileira de Taekwondo, em dezembro de 1990. A filiação ao Comitê Olímpico do Brasil ocorreu quatro anos depois.
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
No dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de…
No dia 19 de novembro, a BIGHIT MUSIC anunciou que Soobin, líder do grupo TOMORROW…
No dia 20 de novembro, Min Hee Jin, fundadora e ex-CEO da ADOR (subsidiária da…
No dia 17 de novembro, os parceiros comerciais Brasil e China consolidaram uma nova aliança…
View Comments