No dia 18 de outubro, fãs de Seunghan, ex-integrante do grupo RIIZE, realizaram um protesto em frente à sede da SM Entertainment em Seul. O grupo de manifestantes exigiu o retorno de Seunghan ao grupo, além de maior transparência no processo de sua saída. O protesto ocorre após Seunghan ter se retirado do grupo devido a polêmicas envolvendo sua vida pessoal.
Entenda o caso aqui:
Os fãs se organizaram em torno de um pedido de retratação da decisão de saída de Seunghan e criticaram o tratamento da SM Entertainment em relação ao caso. Entre os pedidos, os manifestantes solicitaram a divulgação de uma linha do tempo completa sobre o processo de desligamento de Seunghan e uma explicação clara por parte da empresa.
Em declarações anteriores, os fãs expressaram a frustração com o controle extremo da vida pessoal dos idols, e defenderam o direito de Seunghan de ter uma vida privada, longe dos padrões rígidos da indústria do K-pop. Alguns também compararam as ações contra Seunghan com outros casos de represálias injustificadas dentro da indústria.
Anteriormente, em 17 de outubro, a SM Entertainment anunciou que tomaria medidas legais contra a invasão de privacidade e outras práticas prejudiciais envolvendo Seunghan. Confira a declaração:
“Olá, aqui é a SM Entertainment.
Gostaríamos de fornecer uma atualização relacionada à resposta legal sobre os atos que violam os direitos do nosso artista, Seunghan.
Desde sua estreia, monitoramos continuamente publicações maliciosas, rumores, difamações e ataques à personalidade contra Seunghan, tanto em fóruns quanto em redes sociais. Estamos reunindo as provas pertinentes e já estamos tomando medidas legais contra os responsáveis por tais atos.
Em especial, estamos combatendo aqueles que distorcem fatos nas redes sociais para prejudicar a imagem e a reputação do nosso artista, bem como os que espalham essas falsas informações com má intenção. Reiteramos que isso constitui uma violação clara das leis.
Nosso artista e nossa empresa continuarão tomando medidas severas contra tais comportamentos e qualquer dano adicional, sem negociações ou acordos. Iremos agir com rigor e determinação para proteger os direitos do nosso artista.
Agradecemos aos fãs que apoiam Seunghan e continuaremos a fazer o nosso melhor para proteger todos os nossos artistas.”
Mesmo com a declaração da empresa, o protesto foi mantido e reuniu uma quantidade significativa de apoiadores. Cartazes exibidos durante a manifestação continham frases como “Transparência no processo de saída” e “Reverta a decisão sobre Seunghan.”
Além do protesto físico, fãs de várias partes do mundo se uniram para enviar caminhões e faixas para a frente da empresa, expressando suas demandas. Novos protestos estão agendados para o fim de semana, e o boicote, que conta com a adesão de dezenas de lojas de K-pop ao redor do mundo, continua até que a empresa tome uma posição clara sobre o caso.
Até o momento, a SM Entertainment não fez novos comentários sobre o protesto ou sobre a possibilidade de reverter a decisão de saída do membro. No entanto, a mobilização dos fãs continua, com a realização de campanhas nas redes sociais e protestos internacionais em apoio a Seunghan.
Fonte: (1) | Fotos: Divulgação/X
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…