Originalmente criada pela empresa Sanrio e sua designer Yuko Shimizu em 1974, a personagem passou ao longo de sua história por mais duas designers: Setsuko Yonekubo, que assumiu por cinco anos e saiu em 1980, seguida por Yuko Yamaguchi, que está no cargo até hoje. Sendo do segmento Kawaii, da cultura japonesa, a boneca se tornou um fenômeno mundial em 2010, inicialmente apresentada para o público infantil e pré-adolescente.
Hoje em dia, a empresa também faz produtos para o público adulto. Ela costuma ser representada como uma gijinka (antropomorfização), inspirada na raça de gatos Bobtail Japonês, muito popular no Japão. Vista sempre como uma estudante da terceira série com um laço vermelho na cabeça, ela e sua irmã gêmea fazem aniversário no dia 1º de novembro. Hoje contaremos um pouco da história dessa gatinha que marcou a infância e a pré-adolescência de muitas meninas que cresceram ao longo dos anos 2000.
Depois de sua criação, a empresa Sanrio lançou a boneca pela primeira vez em uma bolsa de vinil para guardar moedas, onde se via Kitty com um copo de leite e um aquário. A nacionalidade britânica foi escolhida porque, na época de sua criação, os países estrangeiros, incluindo a Grã-Bretanha, exerciam grande influência no Japão. A Sanrio já possuía vários personagens ambientados nos EUA e queria que a Hello Kitty fosse diferente.
O lema da empresa Sanrio sempre foi “comunicação social”. Por isso, seu fundador, Tsuji, inicialmente colocou o “Hi” como saudação, mas depois mudou para o que conhecemos hoje como “Hello”. Em relação à falta de boca, a empresa acredita que a personagem pode estar presente nos momentos ruins e felizes das pessoas, permitindo que elas projetem seus sentimentos na personagem. Outra explicação é que, sendo a embaixadora da empresa pelo mundo, Hello Kitty não está presa a um só idioma. A inspiração para o nome “Kitty” veio do gato que aparece no livro “Alice Através do Espelho”, de Lewis Carroll.
Inicialmente, a personagem da Sanrio era um recorde de vendas. Em 1990, a empresa começou a apresentar seus produtos inicialmente para crianças de 4 a 12 anos. Após um período, expandiu seu alcance para pessoas que, quando crianças, não tinham acesso aos produtos da marca. Desde então, a empresa passou a investir em produtos para adultos, como vinhos, bolsas, carros e diversos outros itens. Entre 1994 e 1996, lançou a série Face, especialmente direcionada para o público mais velho.
O sucesso de Hello Kitty foi tão grande que, nos seus primeiros anos de vendas, ela atingiu marcas surpreendentes. Por exemplo, em 2008, já havia mais de 50.000 produtos diferentes da marca Hello Kitty em mais de 60 países. Em 2007, seguindo uma tendência japonesa, Hello Kitty mudou seu design, sendo apresentada com mais preto e menos rosa, afastando-se dos estilos fofos.
São vários os produtos “Hello Kity”, voltados sempre para um público feminino de diversas faixas etárias a Sanrio produzia bonecas, adesivos, cartões comemorativos, roupas, acessórios, material escolar e papelaria para bolsas, torradeiras, televisores, outros eletrodomésticos, massageadores e equipamentos de informática, dentre muitos outros. Variando entre produtos de consumo próprio a produtos com itens colecionáveis. Em 2014, mais de 50.000 linhas de produtos Hello Kitty estavam disponíveis em mais de 130 países.
A Sanrio acabou criando parcerias com algumas empresas para lançarem, mais produtos com a marca “Hello Kity”, como é o exemplo da guitarra elétrica “Hello Kitty Stratocaster”, um avião comercial a jato, denominado “Hello Kitty Jet”, uma coleção de joias da Hello Kitty, que foi assinado por Simmons Jewelry . Por fim, em 2009 a marca entrou para o ramo das vinícolas, criando uma coleção de quatro vinhos disponíveis para compra online, sendo mais um produto feito para o público adulto.
A “Hello Kitty Stratocaster”: A empresa da gatinha com parceria com a Fender Musical Instruments Inc. Criou uma guitarra elétrica inicialmente voltada para as meninas pequenas, mas que depois provou o seu valor quando guitarristas da época, como, por exemplo, Slash, tocou o instrumento.
Apresentaremos agora algum dos personagens de Hello Kity, esses personagens costumam aparecer tanto na franquia de desenhos quanto na franquia de produtos da Sanrio, além desses personagens que serão apresentados aqui existem também os personagens secundários, como os pais da Hello Kity, que aparecem nas primeiras séries animadas da franquia.
Principais Personagens:
Nome | Imagem do Personagem | Descrição & História. |
Hello Kity | A mais conhecida entre as personagens da Sanrio, criada em 1974. Sua marca registrada é o seu lacinho vermelho que se encontra em sua orelha, sua aparência é de uma gatinha branca. Hoje em dia Kity é a cara da empresa Sanrio. Possui uma irmã gêmea, nomeada de Mimmy. Em suas animações mais antigas a gatinha era representada com boca, porém a boca foi removida para se assemelhar com os desenhos originais.
| |
My Melody | My Melody, ou My Melo, é a melhor amiga da Hello Kit. Sendo representada como uma coelhinha de pelagem branca que utiliza em suas orelhas um capuz que pode variar entre vermelho e rosa, que sua avó costurou. Criada em 1975, conhecida por conta de sua aparência fofa e inocente, bem como sua personalidade gentil e amorosa. A personagem é muito popular na Ásia, por conta disso, existem diversos brinquedos de My Melody. Seu aniversário é dia 18 de janeiro e mora na floresta de Mary Land, seu passatempo favorito é fazer bolachas com sua mãe e sua comida favorita é bolo de amêndoas.
| |
Kuromi | Uma coelha rebelde, que utiliza um chapéu de bobo da corte preto com uma caveira rosa desenhada no meio e possui um rabinho de “diabinho”. Kuromi, é uma das amigas de My Melody. Por trás de seu jeito rebelde, esconde uma coelhinha super feminina que adora escrever em seu diário, ler romances e que tem uma queda por Badtz-Maru. Suas cores favoritas são o preto e a cor rosa. Por fim, a coelhinha é a líder de uma gangue de motociclistas conhecida como “Kuromi’s 5”.
| |
Badtz-Maru. | Um pinguim brincalhão e arteiro, que tem como bichinho de estimação um filhote de jacaré chamado Pochi. Foi criado em 1993, é representado com o cabelo espetado e um rosto de poucos amigos. Seu aniversário é no dia 1 de abril, coincidentemente no dia da mentira. Em japonês seu nome significa X (badtz) O (maru), que quer dizer resposta certa e resposta errada. Ficando XO. Atrais muitos olhares por onde passa em Gorgeoustown, por conta de seu jacaré de estimação. Gosta de ter uma vida bem humorada e finje que sabe tocar violino e piano. Em 2006, foi mascote da FIBA (Campeonato Mundial de Basquetebol) que aconteceu no Japão.
| |
Keroppi | Um sapinho gentil e inocente, criado pela Sanrio em 1987. Ele é um dos menores personagens, representado como um sapinho dos olhos grandes, que tem uma boca em V, quando fechada. Adora se aventurar e especificamente jogar beisebol e bumerangue. Keroppi é frequentemente visto com seu melhor amigo, a lesma Denden e com sua namorada, a Keroleen. Tem uma irmã chamada Pikki e um irmão chamado Koroppi. Ele é habilidoso, costuma fazer barcos com flores, além de criar máscara que fazem o maior sucesso em seu bairro.
| |
My Sweet Piano |
| |
Mimmy | Mimmy é praticamente igual a sua irmã gêmea Hello Kity o que diverencia as duas personagens é o laço que elas têm na orelha, o de Mimmy é amarelo e fica do lado contrario em relação a Kity. A personalidade da personagem em relação à irmã é um pouco diferenciada, Mimmy é um pouco menos extrovertida, mas mais educada e atenciosa do que sua irmã. As duas se gostam muito. Os passatempos de Mimmy incluem costurar e sonha com casamentos.
| |
Cinnamoroll | Um cãozinho branco, sem nariz e com as orelhas grandes, olhos azuis, bochechas rosadas e uma cauda que lembra um pãozinho de canela. Criado em 2001, por Miyuki Okumura pela empresa Sanrio. É o mascote oficial do café que leva seu nome, de personalidade tímida, mas muito simpático às vezes aproveita para tirar uma soneca no colo dos clientes.
| |
Pochacco |
| |
Pompompurin | Um goldem retriever criado em 1996. Considera-se calmo, amigável e comilão, adora dormir e comer. Seu nome contém a palavra Purin, que em japonês significa Pudim. Sua comida favorita é pudim de caramelo com nata. Tem um talento para cochilar e para fazer “aeróbica purin”. Ele adora a sua irmã-dona, a sua casa e o seu próprio cesto.
| |
Gudetama | Seu nome é a junção das palavras japonesas que siguinificam “gude” e “tamago”, que siguinificam ovo preguiçoso. Gudetama são ovos pequenos que vivem na ilha da Hello Kity e adoram rolar em seus bacons e seus cobertores de claras de ovo. Eles são protagonistas em uma série da Netflix chamada de “Gudetama: Aventureiros de Gema”. Sua criadora Nagashima, de 26 anos apenas, criou o personagens, se inspirando nos jovens de hoje em dia que se sentem cansados da vida. Por tanto ela desenhou o personagem para atrair as novas gerações. Em 2013, participou de um concurso produzido pela empresa que consistia em inspirar os desenhistas da Sanrio a criar novos personagens, o ovinho ficou em segundo lugar, ganhado para um filé de salmão chamado Kirimichan. Embora, a admiração do público veio pelo ovinho, deixando o salmão de lado. |
Vários jogos foram produzidos em relação à franquia Hello Kity, no ano de 1992, entre tanto a grande maioria só foi comercializado no Japão. Além disso a personagem marcou presença em alguns outros jogos da empresa, como no jogo Kero Kero Keroppi no Bōken Nikki: Nemureru Mori no Keroleen, lançado em 1994 para SNES.
Foram lançados edições especiais de consoles em parceria com a marca, como o Hello Kitty Dreamcast, o Hello Kitty Game Boy Pocket e o Hello Kitty Crystal Xbox, vendidos exclusivamente no Japão. Hello Kity, apareceu no jogo Sonic Dash, como parte da parceria da Sega com Sanrio.
Um dos colaboradores do sucesso da Hello Kit foi o mundo da música, alguns artistas, e gravadoras já investiram na gatinha, como foi o caso da Mariah Carey, que na década de 90 utilizou produtos relacionados a Kity. Hoje em dia a marca trabalha com Paris Hilton e Steven Tyler, que divulga seus produtos para seus públicos.
Outro marco a destacar foi a parceria que a Sanrio fez com a empresa AH-Software, para utilizar a voz da personagem como base de uma Vocaloid (um software de síntese de voz). Isso ocorreu nas comemorações dos 50 anos da Hello Kitty.
Hello Kit, possui seu próprio álbum musical, nomeado de “Hello World”, com canções inspiradas na gatinha e que tiveram participações de artistas, como Keke Palmer, Cori Yarckin e Ainjel Emme, sobre a gravadora da Hello Kitty, Lakeshore Records.
Em 2013, a cantora Avril Lavigne escreveu e gravou uma música chamada “Hello Kitty”, para seu quinto álbum.
Ao longo desse artigo percebemos que a Hello Kitty ao longo das décadas ficou muito conhecidas, por conta disso, começaram a surgir lendas, rumores que envolvia a personagem. Muitos deles são transmitidos até hoje para as novas gerações. Uma delas circulou aqui no Brasil, nos anos 2000. Se você foi um adulto que cresceu durantes essa época, provavelmente você já deve ter ouvido falar da “lenda da Hello Kitty”. Essa lenda urbana que conta o “verdadeiro” motivo da gatinha ter sido criada e não ter boca.
A lenda conta que uma menina de aproximadamente 14 anos, teria tido câncer na boca em estágio terminal. Sua mãe, em ato de desespero, decide fazer um pacto com um demônio pedindo para curar sua filha e em troca ela criaria uma boneca que seria sucesso mundial, a Hello Kitty. E como uma forma de “homenagem” a boneca não teria boca.
Alguns sites desde 2005 contam essa história, mas ganhou mais força só em 2008, por conta de um e-mail, em espanhol, que viralizou afirmando que os pais de uma menina de 12 anos, que também tinha um câncer terminal na boca, havia feito um pacto com o mesmo intuito da lenda de Kitty.
O relato também afirma que a palavra “Kitty” é uma palavra chinesa que significa demônio, então o nome da boneca seria “Olá Demônio”. No entanto, Hello Kity é de origem japonesa, e não chinesa e Kitty significa gatinho, e não existe nenhuma palavra chinesa em que “Kitty” seja demônio.
A empresa japonesa já comentou sobre a polêmica, de acordo com eles:
“Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes. Por motivos psicológicos, achamos que ela não deveria estar presa a nenhuma emoção específica, e é por isso que ela não tem boca.”
Retirado do Wikipédia.
Além dessa lenda é possível encontrar outras, desmitificações em torno da personagem. Como em um de seus aniversários, nos Estados Unidos, surgiu um debate sobre se ela seria uma garota e não um gato, por conta de suas atitudes. A polêmica ganhou tanta repercussão que um repórter entrou em contato com a Sanrio, tanto nos Estados Unidos, quanto no Japão pedindo explicações. A empresa, por sua vez, explicou que eles nunca disseram que ela era uma gata, mas que ela era uma personagem antropomórfica, assim como o Mickey Mouse. Fora, esses, a gatinha já foi compara com alguns outros personagens sendo acusada de plágio. Além de alguns crimes brutais que utilizaram do corpo da boneca para concluí-los.
A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…
A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
No dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de…
No dia 19 de novembro, a BIGHIT MUSIC anunciou que Soobin, líder do grupo TOMORROW…