O comércio de joias de ouro da Índia está um caos depois que o governo de Narendra Modi repentinamente impôs novas regras de marcação.
Os selos Hallmark representam a pureza, joalheiro, centro de marcação e Bureau of Indian Standards (BIS) e são reconhecidos internacionalmente.
O problema está na introdução de um novo padrão, conhecido como Hallmarking Unique Identity (HUID), que passou a ser obrigatório em julho. Milhares de pequenas empresas devem marcar seus produtos pela primeira vez, causando novos e enormes gargalos.
Joalheiros dizem que a indústria pode entrar em colapso devido a um processo complicado no qual cada item deve ser carregado em um portal com seu peso e um pedido de marcação.
As empresas ficaram, coletivamente, com milhões de dólares em ações que não podem vender enquanto esperam, possivelmente por mais de um ano, que recebam a marca do selo. Os comerciantes em áreas remotas enfrentam dificuldades para enviar detalhes online devido à conectividade deficiente e falta de familiaridade com a tecnologia.
O ouro tem um papel central na cultura indiana como reserva de valor, um símbolo de riqueza e status e uma parte fundamental de muitos rituais. O país é um dos maiores mercados globais de ouro e a riqueza crescente está impulsionando o crescimento da demanda.
Dar ouro é uma parte profundamente enraizada dos rituais de casamento. Os casamentos geram cerca de metade da demanda por ouro na Índia.
As novas regras introduzirão um código alfanumérico de seis dígitos no momento da marcação. Assim, ajudando a identificar o joalheiro ou centro que marcou a joia.
O governo diz que introduziu medidas para monitorar os centros de marcação e que o novo sistema será uma ferramenta importante no rastreamento de joias, pois cada peça carregará o código.
A marcação protege os consumidores de serem enganados com o peso e a pureza. Cerca de 860 centros de marcação operam atualmente na Índia.
O governo tornou obrigatório para todos os joalheiros, exceto alguns com baixa rotatividade, a marcação a partir de 16 de junho.
Artesãos joalheiros que representam grande parte da indústria e vendem seus produtos em suas próprias lojas apoiam a marcação. No entanto, dizem que seus negócios estão à beira do colapso devido às exigências das novas regras.
O mercado de joias de ouro da Índia era, até o final de 2015, dominado principalmente por pequenos fabricantes de joias não organizados que vendiam em suas próprias lojas. Assim, fazendo oposição ao setor organizado que vendia marcas.
Isso está mudando e relatórios recentes dizem que o setor organizado agora tem mais da metade do mercado.
A participação aumentou principalmente devido à desmonetizarão em 2016. Em seguida, pela implementação de um imposto sobre bens e serviços em 2017 e mudanças na preferência do consumidor por joias com contraste.
Os joalheiros afirmam que, de acordo com as novas regras, qualquer joia com mais de dois gramas deve ter uma marca registrada com a marca HUID.
Em 2 de agosto, o site do BIS informava que mais de 98.000 itens foram recebidos para marcação em um dia. No entanto, apenas um terço, ou pouco mais de 33.000, foram marcados.
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