Um influenciador das redes sociais foi encontrado morto logo após realizar uma transmissão ao vivo, na versão chinesa do TikTok, em que consumiu várias garrafas de uma bebida chinesa alcoólica forte, conhecida como Baijiu.
A notícia foi divulgada pela mídia estatal do país, reacendendo o debate sobre a regulamentação da indústria de influenciadores.
Segundo o relato do Shangyou News, o influenciador, conhecido como “Sanqiange” ou “Brother Three Thousand (Irmão Três Mil)”, perdeu a vida horas depois de participar de uma competição com outro influenciador, na qual ambos consumiram Baijiu. Essa bebida alcoólica chinesa possui um teor de álcool geralmente entre 30% e 60%.
Um amigo de Sanqiange, identificado apenas como Zhao, informou ao Shangyou News que a competição, chamada de “PK”, ocorreu nas primeiras horas do dia 16 de maio. Durante a transmissão ao vivo em seu canal no Douyin, o influenciador chegou a consumir três garrafas de Baijiu antes de começar a quarta.
Após o término dos jogos “PK”, por volta de 1h depois, Sanqiange foi encontrado sem vida pela sua família.
Wang, sobrenome real do influenciador, era conhecido por participar de desafios envolvendo o consumo de álcool e compartilhar os vídeos em seu perfil na plataforma. Um dos vídeos, que mostrava seu último desafio, viralizou nas redes sociais chinesas, mas já não está mais disponível para visualização.
A morte de Wang levanta questões sobre a regulamentação da indústria dos influenciadores, que nos últimos anos tem crescido, exponencialmente na China. Autoridades têm se preocupado com os estilos de vida extravagantes de alguns influenciadores e com os desafios polêmicos que eles promovem.
No ano passado, as autoridades de radiodifusão do país proibiram jovens menores de 16 anos de realizar doações financeiras aos influenciadores durante as transmissões e também restringiram o acesso deles após as 22h.
A Administração Nacional de Vídeo e Televisão da China e o Ministério da Cultura e do Turismo têm adotado medidas para coibir “31 comportamentos inadequados dos influenciadores durante as transmissões ao vivo”. Entre esses comportamentos estão a promoção de interações vulgares e a incitação dos fãs por meio de boatos, conforme divulgado pelo veículo de mídia estatal Global Times.
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