Nesta segunda-feira (16), a SBS anunciou mudanças nas regras de contagem para o programa Inkigayo com aplicação a partir da transmissão de 6 de outubro. O novo sistema irá incorporar a pontuação das plataformas de música globais à contagem online. Já a distribuição das pontuações será de 50% músicas online, 20% redes sociais, 10% álbuns físicos, 10% ON AIR, 5% pré-votação e 5% votação em tempo real.
O período de contagem do gráfico continuará de duas semanas antes da transmissão até a segunda-feira anterior à ela. Além disso, irão para votação até duas músicas por artista, enquanto trilhas sonoras e músicas de programas de TV serão excluídas. No comunicado, a SBS reafirmou seu compromisso em garantir que o show continue sendo um gráfico amplamente reconhecido e valorizado.
A emissora explicou que essas mudanças buscam refletir com mais precisão o consumo atual de K-POP. Cabe ressaltar que a atualização acontece em um período de queda nas vendas de álbuns físicos, destacando a força do mercado global.
A mudança das regras do Inkigayo gerou opiniões divididas entre os fãs de K-POP. Alguns estão preocupados com a visibilidade para grupos fora da Big 4 (HYBE, JYP, SM, YG). Outros porém, acreditam que isso não trará alterações significativas nos resultados, visto a aplicação anterior em outro music shows.
Para se ter uma ideia do crescimento do streaming, uma pesquisa da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) revela que o mercado latino de K-POP cresceu quase 20% no último ano, com 86% voltado para streamings. Devido à sua densidade populacional, o Brasil, por exemplo, frequentemente figura entre os líderes dessa atividade.
Inkigayo (em coreano: SBS 인기가요; originalmente chamado Popular Song, também conhecido como The Music Trend) é um programa musical sul-coreano transmitido pela SBS. Vai ao ar ao vivo todos os domingos às 15:50 KST ou 03:50 no horário de Brasília. O show traz para o palco alguns dos artistas mais populares da atualidade na Coreia do Sul.
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…