Uma série de terremotos atingiu a província de Ishikawa, no centro do Japão, nesta segunda-feira (1). O tremor mais forte registrou magnitude 7,6, e um terremoto de intensidade 7 na escala japonesa de 0 a 7 foi registrado na cidade de Suzu, em Ishikawa. Um alerta de megatsunami foi emitido para a província de Ishikawa, enquanto alertas de tsunami foram emitidos para as províncias de Niigata, Toyama, Yamagata, Fukui e Hyogo, localizadas ao longo do Mar do Japão.
Após o grande terremoto, a cidade de Wajima, na província de Ishikawa, observou um tsunami de mais de 1,2 metro às 16h21 de segunda-feira. Além disso, a cidade de Toyama registrou um tsunami de 80 centímetros às 16h35, e a cidade de Kashiwazaki, na província de Niigata, registrou um tsunami de 40 centímetros às 16h36.
O tsunami, atingindo a costa do Mar do Japão, está previsto para atingir repetidamente a costa e poderá se tornar mais alto. As pessoas nessas áreas foram instruídas a evacuar imediatamente, fugir para lugares mais altos e se afastar o mais longe possível da costa.
O terremoto interrompeu os serviços de energia elétrica, voos e ferrovias. Mais de 36.000 residências em Ishikawa e Toyama perderam energia, e os serviços ferroviários de alta velocidade para Ishikawa foram suspensos. A companhia aérea japonesa ANA recusou voos para os aeroportos de Toyama e Ishikawa, e a Japan Airlines cancelou a maioria dos serviços para Niigata e Ishikawa.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu alertas de tsunami para as prefeituras costeiras de Ishikawa, Niigata e Toyama, marcando os primeiros grandes alertas desde o terremoto e tsunami de março de 2011 que atingiram o nordeste do Japão. Um grande alerta de tsunami significa a possibilidade de ondas de mais de 3 metros. A Rússia também emitiu alertas de tsunami para as cidades de Vladivostok e Nakhodka.
Unidades do exército foram enviadas para ajudar nas operações de resgate, e as autoridades estão avaliando a extensão dos danos. Mais terremotos fortes na área são possíveis nos próximos dias, de acordo com Toshihiro Shimoyama, funcionário da JMA. Em resposta ao terremoto, o primeiro-ministro Fumio Kishida aconselhou os moradores a se prepararem para mais desastres.
Imagens divulgadas pela mídia local mostraram um prédio desabando em Suzu e uma grande rachadura em uma estrada em Wajima. O terremoto também foi sentido em Tóquio, a cerca de 500 km de distância.
Este terremoto ocorre durante o feriado de Ano Novo, um período tradicionalmente marcado por visitas a templos no Japão. Em Kanazawa, um destino turístico popular em Ishikawa, imagens mostraram danos em um portão torii e preocupação entre os fiéis. Moradores foram evacuados para uma escola primária próxima após o terremoto.
A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão disse que nenhuma irregularidade foi confirmada em usinas nucleares ao longo do Mar do Japão, incluindo as usinas de Ohi e Takahama, em Fukui. A usina Shika de Hokuriku, em Ishikawa, não registrou impactos do terremoto.
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…
View Comments
Nice blog here Also your site loads up fast What host are you using Can I get your affiliate link to your host I wish my web site loaded up as quickly as yours lol
What i dont understood is in reality how youre now not really a lot more smartlyfavored than you might be now Youre very intelligent You understand therefore significantly in terms of this topic produced me personally believe it from a lot of numerous angles Its like women and men are not interested except it is one thing to accomplish with Woman gaga Your own stuffs outstanding Always care for it up