Um incêndio florestal em Ashikaga, província de Tochigi, leste do Japão continua se espalhando pelo sexto dia e preocupa autoridades e moradores da região.
Os bombeiros trabalham incansavelmente para extinguir o fogo, mas o incêndio provavelmente não será apagado tão cedo, considerando que o tempo continua seco na região.
À medida que o incêndio se espalhava, a cidade emitiu um aviso de evacuação para mais 98 famílias nesta sexta-feira, elevando o número total de famílias aconselhadas a evacuar para 305.
De acordo com a prefeitura de Tochigi e os governos da cidade de Ashikaga, o incêndio começou por volta das 15h30 do domingo (03h30 da manhã aqui no Brasil), próximo ao topo do Monte Ryogai, cerca de 3 quilômetros a noroeste da estação Ashikaga.
O governo de Ashikaga acredita que o incêndio teve origem em uma parada de descanso para caminhantes, estimando que cerca de 100 hectares de terra haviam sido queimados até as 14h da última quinta-feira, queimando também um templo na montanha, de acordo com a prefeitura.
Na noite de quinta-feira, o incêndio atingiu temporariamente a distância de 150 metros das casas, informou o governo municipal. Por isso, algumas áreas tiveram cortes de água enquanto o combate a incêndios continuava. Ninguém ficou ferido e nenhuma casa foi danificada.
Nesta sexta-feira de manhã (quinta-feira de noite em horário brasileiro), os helicópteros do governo da província retomaram a pulverização de água no incêndio.
Estabelecendo linhas de defesa, os bombeiros também combateram as chamas do solo, priorizando a prevenção de incêndios em residências ou outros prédios. Algumas escolas foram fechadas temporariamente.
Em uma entrevista coletiva, o prefeito de Ashikaga, Satoshi Izumi, disse: “Mesmo se o fogo for contido, o interior das árvores pode queimar novamente”.
Ele indicou que pode demorar cerca de duas semanas para o fogo ser extinto.
Hideo Kobayashi, 73, que foi aconselhado a evacuar na quinta-feira, disse para o jornal ‘The Japan Times’ que viu o fogo se espalhando diante de seus olhos devido ao vento forte.
Foi “como se eu tivesse borrifado gasolina”, disse ele. “Eu estava assustado.”
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=lmHRYyVVulA[/embedyt]
A cidade vizinha de Kiryu, Prefeitura de Gunma, também teve um incêndio florestal na última quinta-feira, 25. Um morador de 79 anos sofreu queimaduras e foi encaminhado ao hospital.
De acordo com a polícia local, o morador disse que estava queimando folhas de cedro quando os arbustos pegaram fogo.
Os dois incêndios não estão diretamente relacionados, mas a área não tem tido muitas chuvas ultimamente, causando a propagação das chamas, disseram as autoridades.
Nesta quarta-feira (6), o Brasil e a Coreia do Sul assinaram um Memorando de Entendimento…
No dia 01 de novembro, o grupo feminino BABYMONSTER, realizou o seu comeback com o lançamento…
O ator sul-coreano Hwang In Youp, conhecido por seus papéis em dramas como True Beauty…
Após a espera de muitos fãs, Park Sungjin, líder da banda DAY6, finalmente lançou seu…
O cantor e rapper sul-coreano Do Hanse, membro do grupo Victon, realizará um show solo…
Jay B, líder do GOT7, anunciou no dia 2 de novembro o lançamento de seu…
View Comments
Que triste 😞 Que Deus proteja todos!