Na tarde de segunda-feira (1), um terremoto de magnitude 7.6 atingiu a Prefeitura de Ishikawa, no Mar do Japão, deixando um rastro de destruição e pelo menos sessenta mortos. A Agência Meteorológica do Japão, após emitir avisos de tsunami, rebaixou-os para advertências, mas continua alertando para a possibilidade de mais terremotos e tsunamis na região.
Várias cidades de Ishikawa registraram tsunamis, com Wajima reportando ondas de mais de 120 centímetros e Kanazawa, 90 centímetros. A polícia local confirmou a morte de um idoso resgatado de uma casa desabada e de outras cinco pessoas. O corpo de bombeiros reportou mais de 50 casas colapsadas e está respondendo a chamados de pessoas presas sob escombros. Autoridades e hospitais de quatro outras prefeituras, incluindo Niigata e Toyama, relataram dezenas de feridos.
Em Wajima, um incêndio no centro da cidade danificou mais de 50 lojas e casas. Cerca de 100 tremores foram observados na região após o terremoto inicial. Em Toyama, a polícia reportou rachaduras em estradas, e em Oyabe, houve relatos de canos de água quebrados. Em Nomi, aproximadamente 100 pessoas buscaram refúgio na prefeitura.
A Hokuriku Electric Power Company desligou dois geradores na usina termelétrica de Nanao Ota. Dezenas de milhares de residências em Ishikawa, Niigata e Toyama estão sem energia. Os serviços de trem-bala Shinkansen foram parcialmente suspensos.
A usina nuclear de Shika em Ishikawa reportou uma explosão e cheiro de queimado, mas seus reatores continuam funcionando com sistemas de backup. Interrupções nos serviços de telefonia móvel e fixa foram reportadas, levantando preocupações sobre a disponibilidade de serviços telefônicos de emergência.
Autoridades da Coreia do Sul observaram tsunamis e alertam para possíveis ondas adicionais. Na Rússia e na Coreia do Norte, residentes estão sendo instados a manter vigilância.
De acordo com as autoridades da Prefeitura de Ishikawa, até as 8 horas da manhã do dia 3 (horário local), um total de 62 pessoas foram confirmadas mortas na região devido ao terremoto.
Além disso, em cidades como Wajima, Suzu e Noto, muitas casas desabaram, e a situação geral ainda está sendo avaliada. As autoridades locais estão trabalhando rapidamente para compreender a extensão total dos danos causados pelo desastre.
Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…
A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…
A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…
A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
View Comments
For the reason that the admin of this site is working, no uncertainty very quickly it will be renowned, due to its quality contents.