A principio chamado de shimchae (legumes salgados), o que conhecemos como Kimchi foi criado no século XII, por causa do frio e pela dificuldade de cultivo nessa época. A conserva atendeu à necessidade de guardar os alimentos, e por conta do período armazenado, fermentavam.
O Shimchae era basicamente legumes salgados e armazenados, com o passar do tempo foi se acrescentando especiarias e temperos, até que a adição da pimenta vermelha se torna a característica do principal, unida às acelgas e o prato cai no gosto popular.
Por terem uma tradição com o salgar dos vegetais (base da alimentação dos povos antigos da Coréia) e sendo a fermentação dos vegetais uma característica pouco conhecida e utilizada no mundo, o Kimchi se torna parte da tradição e da alimentação coreana.
Tradicionalmente o kimchi é armazenado em grandes potes de barro, para manter a temperatura adequada e assim conservar o sabor. Hoje em dia, o costume dos potes de barro tem-se perdido, principalmente nas áreas metropolitanas, existem agora frigoríficos especiais para conservar apenas kimchi.
Sendo um prato que é consumido em todas as refeições, uma marca nacional da Coréia, cada família acabou desenvolvendo a sua própria receita de Kimchi, uma variedade de 300 tipos, picantes e não picantes, combinando vegetais e temperos de acordo com a região ou estação do ano em que ele é feito. Tornando-se um alimento “social”, um kimchi saboroso e bem feito pode ser compartilhado com convidados importantes. Além de ser uma marca registrada, o kimchi possui uma longa lista de benefícios para a saúde por ser um alimento fermentado e por seus temperos.
Alimentos fermentados fazem parte da alimentação de vários países, cada um com sua particularidade, Índia, Bulgária, Ucrânia são lugares onde pode-se encontrar essa característica em alguns pratos, leite fermentado, chucrute, vegetais e etc.
A fermentação desses alimentos tem um reflexo numa parte essencial de absorção de nutrientes em nosso corpo, o trato intestinal. Repletos de microorganismos benéficos pratos como o Kimchi ajudam a combater inflamações, previnem doenças, produzem vitaminas, ajudam em problemas respiratórios, e por possuírem alimentos como pimenta e gengibre, ajudam no humor e saúde mental e até na perda de peso.
Abaixo listamos 11 benefícios do kimchi!
1.BACTÉRIAS E PROBIÓTICOS QUE FAZEM SUPER BEM
2. REDUZ COLESTEROL
3. CORPO E VISTA SAUDÁVEIS
4. BOM PARA (PROBLEMAS DE) PELE E PARA OS CABELOS
5. AJUDA A PREVINIR UMA SÉRIE DE CÂNCERES
6. REDUZ O ENVELHECIMENTO
7. AJUDA NA PERDA DE PESO
8. PREVINE A OCORRÊNCIA DE ÚLCERA GÁSTRICA
9. AUMENTA A IMUNIDADE
10. AJUDA NO CONTROLE DO DIABETES
11. COMBATE UMA SÉRIE DE VÍRUS
2 pés de acelga
1 xícara (chá) de sal marinho
2 xícaras de água e mais um pouco para mergulhar a acelga
1/4 de xícara de farinha de arroz
1 cabeça de alho
1 gengibre (5 cm)
1/4 de xícara (chá) de molho de peixe
2 xícaras (chá) de nabo descascado e cortado em tirinhas
2 xícaras (chá) de rabanete cortado finamente
1 xícara (chá) de cebolinha cortada em tirinhas
1/2 xícara (chá) de pimenta vermelha coreana em flocos
1 colher (chá) de açúcar e 1 colher (chá) de sal
1 luva de borracha (a pimenta mancha as mãos e machuca)
1 Descarte as folhas externas ou estragadas. Corte-a ao meio e depois em quatro quartos, sem desprender as folhas do talo.
2 Dissolva metade do sal em um pouco de água e mergulhe as acelgas nessa salmoura, mas retire em seguida. Tire o excesso de água.
3 Espalhe a outra metade do sal entre cada uma das folhas da acelga. Deixe descansar por aproximadamente 2h30.
1 Misture a farinha de arroz com duas xícaras (chá) de água em uma panela e mexa até ferver. Desligue e espere esfriar.
1 Bata o alho, o gengibre e o molho de peixe no liquidificador até ficar bem fino. Despeje essa mistura em uma bacia, junte a farinha de arroz com a água já fria, a pimenta, o sal e o açúcar. Acrescente a cebolinha, o nabo e o rabanete e misture muito bem.
1 Enxágue a acelga em água corrente, lavando bem entre as folhas, e deixe escorrer. Quando toda a água tiver saído, ponha as luvas de borracha e comece a colocar a mistura de temperos na acelga.
2 Esfregue o molho entre as folhas e o que sobrar espalhe por cima. Pegue uma das folhas maiores e enrole em torno do resto fazendo uma trouxa.
3 Ponha o kimchi em jarras, de preferência de barro ou cerâmica com boa vedação. Lembre-se de deixar algum espaço livre, porque o kimchi fermenta.
4 Deixe a conserva em temperatura ambiente por 24 horas e depois guarde na geladeira. Espere fermentar por um ou dois dias, pelo menos. Quanto maior o tempo de fermentação, mais forte será o sabor da conserva. Se você não é um iniciado, comece com calma.
Nós assimilamos muito bem o Kimchi na alimentação pessoal, procuramos receitas e algumas já fazem em casa. Por conta dos ingredientes que são fáceis de encontrar ( acelga, cebolinha, alho, cebola, são alimentos que temos fácil acesso na feira e não costumam ter um valor alto) fica fácil desenvolver a sua própria receita. Segue uma do kimchi tradicional de acelga. Faz e mostra pra gente?
Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…
A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…
A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…
A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
View Comments
Tentei fazer aqui em casa e deu super certo, obrigadaaa!
Eu fiz aqui em casa e deu super certo
amo, vou tentar fazer, normalmente eu compro pronto