Esportes

Liga das Nações de Vôlei Feminino: China perde para a Turquia na final e fica com a prata

A Seleção chinesa chegou bem para a grande final da Liga das Nações, após passar pela seleção polonesa na semifinal, vencendo por 3 sets a 0, com uma boa vantagem no primeiro set, fechado pela parcial de 25  – 18.

Mesmo permitindo que as polonesas equilibrassem a partida nos dois sets seguintes, as asiáticas levaram o jogo com mais uma ótima apresentação, consolidando o bom nível já visto em partidas anteriores, como na vitória diante do Brasil.

Veja os mehores momentos da classificação da China à final

Já as Turcas, que representam a europa no vôlei,  assim como em diversos outros esportes, chegou à final após eliminar a forte seleção estadunidense, atual donas do ouro olímpico.

 

Turcas em partida contra EUA |Foto: Divulgação / Instagram @volleyballnationsleague

China 1 x Turquia 3

No primeiro set, a seleção turca iniciou ligeiramente melhor, mas com o decorrer do tempo, o jogo se tornou uma disputa ponto a ponto, com as chinesas tomando a frente, com a parcial de 15 – 13.

A seleção da China, não conseguiu manter o ritmo e logo em seguida a forte seleção turca igualou e conseguiu disparar na frente da pontuação, chegando a abrir 18 – 23.

A força de reação das chinesas, já mostrada em outros momentos do torneio, fez com que o set fosse terminado de forma equilibrada, com pequena vantagem para a representante europeia por 22 – 25.

Mantendo o alto nível do jogo, o segundo set foi ainda mais equilibrado, as turcas iniciaram o período indo para cima da equipe adversária e abrindo quatro pontos de vantagem, tentando “resolver” o jogo sem maiores sustos, porém sem condições de segurar os bons ataques das chinesas, foram superadas.

Aproveitando as falhas defensivas da Turquia, as chinesas não só viraram a pontuação como estiveram com uma vantagem de 23 – 18, sem dar chances para a reação da equipe rival, o set foi finalizado em 25 – 22.

Chinesas comemoram ponto em partida contra a Turquia |Foto: Divulgação / Instagram @yxy_official

Os dois últimos sets se desenrolaram de forma diferente dos dois anteriores, com a seleção turca mostrando ao mundo a qualidade que já tinha sido mostrada durante a competição, com vitórias diante de seleções fortes como as do Brasil e EUA.

As turcas começaram o terceiro set com a missão de evitar que o jogo tivesse um eventual tie-break e conseguiu administrar bem uma vantagem conquistada nos primeiros minutos.

Sem permitir a reação da valente seleção chinesa e se aproveitando dos erros da equipe adversária, a Turquia se mostrou soberana e encerrou o set com a pontuação de 19 – 25.

O último set começou com a emoção que a partida merecia, com a China começando bem no ataque e se colocando diante do marcador, dando impressão de que iria levar a disputa para o quinto set.

Mas a força turca foi vista mais uma vez e apesar do grande esforço da China em repetidas defesas, o set começou a mudar ainda na primeira parte.

Com aparente perda de fôlego, as asiáticas apresentaram erros que em outros momentos do torneio foram raros, o que permitiu que as turcas tomassem a frente da pontuação e largassem em boa vantagem para garantir o título.

Com uma diferença de dez pontos do meio para frente do set, as chinesas não puderam alcançar a boa equipe adversária e encerrou sua bonita campanha com a vice-colocação.

Chinesas posam para foto após conquista da medalha de prata |Foto: Divulgação / Instagram @volleyballworld

A Turquia fechou o quarto e último set em 16 – 25, conquistando com autoridade a medalha de ouro da Liga das Nações.

Melhores Momentos

 

Seleção da Turquia posa para foto com a medalha de ouro |Foto: Divulgação / Instagram @tvforgtr

A grande campanha chinesa, garantiu além da medalha de prata, a eleição de três jogadoras para o time ideal do campeonato, sendo elas a levantadora Diao Linyu, a ponteiro Li Yingying e a central Yuan Xinyue, que é remanescente do ouro olímpico conquistado no Rio 2016.

Time ideal do torneio contou com três chinesas |Foto: Divulgação / Instagram @volleyballnationsleague

A turca Melissa Vargas, foi eleita a MVP, levando o título de melhor jogadora da competição para casa. 

A seleção da Polônia foi a medalhista de bronze da competição.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

 

Fonte (1) (2) |Foto de Capa: Divulgação / Instagram @yxy_official

Renato Meneses

View Comments

Recent Posts

Gun-e, Gson e Lowell Straight chegam ao Brasil com a Dear Summer Tour em fevereiro

Pela primeira vez no Brasil, os artistas coreanos Gun-e, Gson e Lowell Straight desembarcam em…

1 mês ago

HELLO GLOOM e from20 chegam ao Brasil com show em São Paulo no dia 24

Pela primeira vez no Brasil, os artistas HELLO GLOOM e from20 se apresentam no dia…

1 mês ago

KARD volta ao Brasil com show único em São Paulo nesta sexta-feira (17)

Formado por BM, J.seph, Somin e Jiwoo, o KARD é um dos grupos mistos mais…

1 mês ago

Close Your Eyes, grupo do Project 7, é alvo de disputa contratual entre agências

Em 9 de janeiro, a Uncore, agência responsável pelo gerenciamento do grupo Close Your Eyes,…

1 mês ago

Entrevista: autora Lee Sun-Young, fala sobre processo criativo e literatura coreana

O ano de 2024 foi marcante para a literatura coreana, Lee Sun-Young, autora de Farmácia…

1 mês ago

Dia do Leitor: Os livros asiáticos mais lidos e sugestões de leitura

Nesta terça-feira (7), foi celebrado o Dia do Leitor, uma data especial para refletir sobre…

2 meses ago