A terceira e última fase classificatória da Liga das Nações de vôlei feminino, definiu os classificados para a fase eliminatória, como também a seleção rebaixada para a Challenge Cups, a segunda divisão do vôlei mundial.
Das representantes da Ásia, as seleções da China e Japão, apesar de oscilações se classificaram para a fase eliminatória, já a Tailândia ficou pelo caminho, enquanto a seleção da Coreia do Sul foi a última colocada, sendo rebaixada na competição.
A China iniciou a terceira fase da competição com uma derrota para a Seleção da Sérvia, por 3 sets a 1.
O jogo começou com um set desastroso das chinesas, que foram derrotadas por 13 – 25 após um início praticamente perfeito das sérvias, que desde os primeiros minutos foram dominantes.
O segundo set mostrou a força da seleção asiática, já vista em outros momentos da competição, e apesar de apertado, foi encerrado com 25 – 23 para a China.
A reação não foi o suficiente e mesmo equilibrando o terceiro set, (encerrado em 23 – 25 para a Sérvia), a China teve a derrota sacramentada com um 20 – 25 no quarto e último set.
Em um segundo jogo movimentado, a China correu riscos, com a derrota para a Seleção da República Dominicana, no tie-break, por 2 sets a 3.
As chinesas fecharam o equilibrado primeiro set por 25 – 20 mas perderam o fôlego e foram alcançadas pelas dominicanas, que fizeram 20 – 25 no segundo set.
A recuperação da China veio logo em seguida, em mais um set equilibrado, fechando o terceiro período em 25 – 23, e levando a emoção para o quarto set.
As dominicanas começaram o quarto set melhores e mesmo tendo trabalho com a forte equipe chinesa, conseguiram levar a decisão ao tie-break, ao conseguir fechar o set em 20 – 25.
A recuperação da China, que encaminhou a classificação, foi diante da Coreia do Sul por 1 sets a 3.
Se aproveitando da fragilidade da equipe sul-coreana, venceu o primeiro set por 13 – 25. e o segundo por 21 – 25.
No terceiro set, a equipe da Coreia do Sul mostrou-se mais competitiva, mostrando erros de outras partidas, a China foi derrotada por 25 – 21.
O quarto set, forçado pelas sul-coreanas, não foi suficiente para colocar em risco a vitória das chinesas, que venceram o período por 15 – 25.
O encerramento da terceira fase, foi diante dos EUA, em um jogo agitado, a seleção da China conseguiu se “segurar” e evitar que o cansaço permitisse que a equipe adversária se sobressaísse.
O primeiro set foi vencido com amplo domínio pela equipe estadunidense por 18 – 25
No segundo set, a recuperação chinesa começou e com um desempenho superior, as asiáticas venceram por 25 – 19
O equilíbrio das duas equipes ficou mais evidente no terceiro set, quando as estadunidenses venceram pela mesma pontuação do set anterior, 19 – 25.
Nos dois últimos sets, as chinesas não deram “sorte ao azar” e dominando as ações do jogo, garantiram a vitória e selaram a classificação diante das atuais campeãs, com pontuações de 25 – 20 e um ainda mais contundente 15 – 8.
Nas quartas de final, a China vai medir forças diante do Brasil, equipe que já venceu nesta edição da Liga das Nações, em 13 de julho.
A seleção japonesa começou a sua jornada nesta terceira fase diante da boa seleção Turca, vencendo um jogo muito disputado por 3 sets a 2.
Os dois primeiros sets foram equilibrados e muito disputados, com as japonesas levando melhor a disputa ponto a ponto e fechando ambos em 25 – 23.
O terceiro set marcou o início da recuperação da equipe turca, que venceu com uma curta vantagem o terceiro set, por 21 – 25 e foram muito superiores no quarto set, com a pontuação de 16 – 25.
O tie-break mostrou a força da seleção asiática, que corrigiu os erros que permitiram a dominância das europeias no último set e garantiram a boa vitória fechando o quinto set por 15 – 8.
Ao fim da fase disputada na Tailândia, as seleções de China e Japão seguem para a fase eliminatória, Coreia do Sul e Tailândia ficaram pelo caminho
Após a boa vitória na abertura da terceira rodada, a equipe do Japão entrou em quadra diante da Holanda, mas não conseguiu manter o ritmo e caiu diante do bom jogo da equipe holandesa por 3 sets a 1.
Superada em um primeiro set equilibrado por 25 – 22, a equipe asiática não conseguiu levar maior perigo diante da equipe europeia no segundo set, sendo superada por 25 – 17.
No terceiro set, as japonesas se recuperaram e venceu o equilibrado período por 21 – 25
A reação foi importante para equilibrar o jogo e dar ânimo para equipe do Japão, mas não o suficiente para levar a partida ao tie-break, sendo superadas por 25 – 20 no quarto set.
A recuperação japonesa veio em uma disputa continental, diante da Tailândia, vencendo por 3 sets a 0.
O primeiro set foi dominado pelas japonesas, que aproveitaram os erros da anfitriã desta terceira fase e fechou o set com uma boa pontuação de 18 – 25.
As japonesas tiveram mais dificuldade no segundo set, chegando a ficar atrás da pontuação, foi necessário equilibrar o set para vencer, com emoção a equipe da Tailândia por 23 – 25.
No terceiro set, a equipe do Japão voltou a dominar e após se acertar no jogo, fechou com a pontuação de 20 – 25 e confirmou sua vitória e confirmou a recuperação dentro do torneio.
O jogo que marcou o encerramento da equipe japonesa nessa primeira fase, foi diante da equipe da Itália, que venceu por 3 sets a 1.
Em um primeiro set equilibrado, as japonesas foram superadas por 25 – 23 e mantendo o ritmo, as italianas levaram o segundo set por 25 – 23, seguindo o equilíbrio e mantendo a emoção da disputa.
O terceiro set começou equilibrado e indicou que a equipe europeia pudesse fechar o jogo ali, mas as japonesas iniciaram o set melhor e mantiveram o ritmo, chegando abrir em um momento do período 11 pontos de vantagem.
As italianas não puderam reagir e o jogo foi ao quarto set após 17 – 25 para o Japão.
Já no quarto set, a equipe japonesa tentou levar o jogo para o tie-break, mas apesar de estar a frente da pontuação na maior parte do período, não teve forças para superar a equipe italiana, que nos últimos minutos viraram a pontuação para 23 – 25 e garantiram a vitória.
A oscilação em alguns momentos da terceira fase, não foram suficientes para tirar a equipe do Japão da fase eliminatória, onde terão pela frente os EUA, atuais campeãs da competição.
A partida será disputada no dia 12 de julho às 21:30.
As equipes da Tailândia e da Coreia do Sul não conseguiram uma reação que a levasse para a fase eliminatória da Liga das Nações.
As sul-coreanas fizeram uma partida de altos e baixos diante da seleção da Bulgária, que venceu por 3 sets a 1.
Equilibrando o primeiro set, as coreanas foram superadas por 25 – 22, no segundo set, a vantagem foi mais ampla para a equipe adversária pela pontuação de 25 – 18.
A surpreendente reação da Coreia, levou a uma pontuação apertada que forçou o quarto set.
As búlgaras até evitaram o match point das asiáticas, mas não conseguiram evitar a derrota no período por 24 – 26
Após o “susto”, a Bulgária conseguiu impor seu jogo novamente e finalizar o quarto set por 25 – 15.
O segundo jogo complicou ainda mais a situação da equipe coreana, que foi derrotada por 3 sets a 0 para a República Dominicana, que fechou os três sets com certo “conforto”, sendo os dois primeiros por 25 – 18, e garantindo a vitória por 25 – 16.
No terceiro jogo, o encontro regional terminou com mais uma derrota da Coreia por 3 sets a 1 para a China.
A participação da equipe no torneio se encerrou com a derrota por 3 sets a 0 para a Polônia, que sacramentou o rebaixamento à World Challenges Cup, a segunda divisão da Liga das nações de voleibol.
As tailandesas não conseguiram usar o “fator casa” para ir à próxima fase, sendo derrotadas nas quatro partidas que disputou.
Iniciando a terceira fase diante da Holanda, a equipe iniciou bem o primeiro set e por pouco não venceu o período, após ter o match point nas mãos a equipe acabou sendo superada por 26 – 28.
O segundo set mostrou uma perda de fôlego da equipe asiática, que foi superada por 18 – 25 e no terceiro por 20 – 25.
No segundo jogo, a Tailândia teve a forte equipe da Turquia como adversária, em jogo que terminou em 0 sets a 3.
Com desempenho avassalador, as Turcas levaram os dois primeiros sets de forma bem tranquila, vencendo ambos por 15 – 25. O terceiro set foi mais equilibrado, vencido por 20 – 25.
Diante do Japão no terceiro jogo, apesar de equilibrar o confronto em alguns momentos, a Tailândia foi superada por 3 sets a 0
Já no último jogo, a seleção Tailandesa se despediu do torneio sendo derrotada pelo Brasil, em mais uma partida muito movimentada, por 0 sets a 3.
Com jogos a partir do dia 12 de julho, a Liga das Nações segue com a transmissão do SporTV2.
E aí? A alguma equipe asiática conseguirá chegar nas etapas finais da competição?
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…