Inovação e Negócios

Montadora chinesa GAC Motors investe US$ 1 bilhão no Brasil e entra na disputa com BYD e GWM

A montadora chinesa GAC Motors anunciou oficialmente sua entrada no mercado brasileiro com um investimento de US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos. A empresa, que é uma das maiores fabricantes de automóveis da China, pretende instalar uma fábrica no Brasil para produzir veículos elétricos, híbridos e a combustão, ampliando a competição com outras montadoras chinesas já estabelecidas no país, como BYD e GWM.

A GAC Motors, abreviação de Guangzhou Automobile Group Motor, está presente no mercado automotivo chinês desde 1955. Além de fabricar seus próprios veículos, a empresa também produz para marcas japonesas como Mitsubishi, Honda e Toyota. Recentemente, a montadora tem apostado em sua expansão internacional, marcando presença em países do Oriente Médio, Europa, Ásia, África e América Latina, incluindo Chile, Bolívia e Panamá. Agora, a companhia aposta no Brasil como um mercado estratégico para fortalecer sua atuação fora da China.

Vice-presidente Geraldo Alckmin ao lado de Feng Xingya, presidente da GAC Motors, durante o anúncio oficial de investimento no Brasil em junho de 2024. | Foto: Divulgação/GAC

Durante a reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em junho de 2024, Feng Xingya, presidente da GAC Motors, destacou o potencial do Brasil para a empresa e anunciou a criação de uma fábrica que incluirá áreas de pesquisa e desenvolvimento, além de armazéns para peças sobressalentes. O objetivo da GAC é criar uma infraestrutura robusta para atender ao mercado brasileiro e consolidar sua presença no país.

Embora a montadora ainda não tenha revelado qual será o primeiro modelo a ser comercializado no Brasil, o SUV elétrico Aion Y Plus já foi visto em testes no país. Com motor de 204 cv e autonomia de 490 km, o Aion Y Plus tem um design que aposta no minimalismo e vem equipado com uma central multimídia de 14,6 polegadas. O modelo é um concorrente direto de veículos já disponíveis no mercado brasileiro, como o BYD Song Plus.

A estratégia da GAC Motors inclui um portfólio diversificado de veículos, atendendo tanto ao segmento de carros elétricos e híbridos, quanto a combustão, para alcançar diferentes perfis de consumidores. Em 2023, a montadora vendeu 2,52 milhões de carros na China e, até 2030, pretende aumentar esse número para 4,75 milhões, com uma projeção de lucro de cerca de US$ 137 bilhões.

Fonte: (1) | Fotos: Divulgação GAC

Daniele Almeida

Recent Posts

Confira os 37 acordos assinados entre Brasil e China durante visita de Xi Jinping

A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…

13 horas ago

Brasil e China elevam parceria a novo patamar e assinam 37 acordos em visita de Xi Jinping

Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…

16 horas ago

Brasil e Banco Asiático de Infraestrutura assinam acordo de R$ 16,7 bilhões para projetos de desenvolvimento

No dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de…

16 horas ago

Soobin, do TXT, entra em hiato temporário devido a problemas de saúde

No dia 19 de novembro, a BIGHIT MUSIC anunciou que Soobin, líder do grupo TOMORROW…

16 horas ago

Min Hee Jin renuncia à direção da ADOR e anuncia medidas legais contra a HYBE

No dia 20 de novembro, Min Hee Jin, fundadora e ex-CEO da ADOR (subsidiária da…

17 horas ago

Brasil e China lançam parceria estratégica para inovação no setor elétrico

No dia 17 de novembro, os parceiros comerciais Brasil e China consolidaram uma nova aliança…

17 horas ago