Há algumas semanas surgiu uma denúncia na internet de que a CEO da Spire Entertainment, empresa do grupo sul-coreano OMEGA X, havia agredido fisicamente e verbalmente alguns membros do grupo citado. O caso ainda está em andamento, mas separamos aqui uma linha do tempo com tudo o que está acontecendo e o que sabemos sobre o caso.
O OMEGA X debutou com o mini álbum VAMOS, em 30 de junho de 2021 pela Spire Entertainment, com a promessa de ser uma segunda chance para os membros, que eram de outros grupos que estão inativos ou que já deram disband.
O grupo é formado por 11 membros: Jaehan, Hwichan, Sebin, Hangyeom, Taedong, Xen, Jehyun, Kevin, Junghoon, Hyuk e Yechan. O nome do fandom do grupo é FOR X.
Eles tiveram seu último comeback em 15 de junho de 2022 com seu primeiro full álbum ‘Story Written in Music’ e o MV de ‘Play Dumb’. Confira:
Desde setembro o grupo estava em uma turnê mundial, chamada de “CONNECT: Don’t Give Up”, que passou pela América Latina e pelos Estados Unidos. O grupo também teria um show no Brasil, que foi cancelado sem muitas explicações.
A turnê acabou no dia 23 de outubro após o último show em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Durante a turnê alguns relatos surgiram no Twitter falando de como os membros do grupo estavam sendo tratados. Uma denúncia tinha surgido no dia 4 de outubro, onde uma pessoa havia presenciado uma mulher gritando com os membros no hotel e no aeroporto no Chile.
No dia 23 de outubro de 2022 um outro relato surgiu. Dessa vez, uma pessoa postou no Twitter um áudio e disse que enquanto esperava o Uber presenciou uma agressão aos membros do OMEGA X pela [até então, supostamente] CEO da empresa, Kang Seong Hee.
O post rapidamente viralizou pela rede preocupando fãs e apoiadores do grupo.
Veja a tradução:
Legenda:
“Galera, eu estava esperando lá fora pelo Uber que pedi e vi a CEO da empresa batendo nos membros. Eu realmente não sabia o que fazer, já que minhas mãos tremiam muito. Eles estavam sendo atingidos bem na minha frente, mas eu não podia fazer nada.”
Na gravação de áudio, a pessoa que supostamente seria a CEO da empresa, Kang Seong Hee, podia ser ouvido gritando com os membros do OMEGA X. Segue abaixo a transcrição do áudio gravado:
Áudio:
CEO: O que vocês fizeram por mim? Vocês cuidaram de mim quando eu estava passando por um momento tão difícil?
CEO: Você quer que eu pare?
Membro: [inaudível]… estava certo.
CEO: Ei, Quem você pensa que é? Quem você pensa que é?
Membro: [nome do membro] está prestes a entrar em colapso/desmaiar.
CEO: Eu já desmaiei antes!
*som de alguém caindo*
Membro: Oh!
CEO: Ei, levante-se! Agora!
Membro: O que você está fazendo?!
*som de um baque*
*som de alguém chorando*
Após o áudio vir a torna os fãs começaram a subir a hashtag #PROTECTOMEGAX, pedindo uma explicação sobre o caso.
Por meio de uma declaração oficial divulgada no fancafe do grupo, a Spire Entertainment pediu desculpas pelas notícias preocupantes. Admitindo que a situação ocorreu após um jantar com toda a equipe. Confira a nota completa:
“Olá, aqui é a gerência da Spire Entertainment do OMEGA X.
Em primeiro lugar, gostaríamos de nos desculpar sinceramente por causar preocupação com as notícias recentes. Em 22 de outubro (KST), o OMEGA X completou sua primeira turnê mundial, ‘CONNECT: Don’t give up’, em Los Angeles. Após a turnê de um mês, que começou em Guadalajara, México, em 16 de setembro e terminou em Los Angeles, EUA, em 22 de outubro, tivemos um jantar comemorativo para toda a equipe. A conversa, que tem circulado online pelas redes sociais, foi gravada naquele jantar.
Naquele momento, tendo completado todas as etapas da tour, os membros do OMEGA X e a equipa da Spire Entertainment discutiam o trabalho árduo dos concertos, bem como o futuro que está por vir. Durante esta discussão, também falamos sobre certos momentos que causaram decepções uns nos outros. E ao fazer isso, a conversa esquentou e as vozes se elevaram.
Observe que continuamos nos comunicando depois do jantar. E a Spire Entertainment e os membros resolveram todos os ressentimentos. Concluímos que devemos seguir em frente juntos, sempre sendo mais atenciosos um com o outro.
O mês passado em turnê, conhecendo os fãs de todo o mundo que amam e apoiam os membros, foi um momento indiscutivelmente significativo tanto para a OMEGA X quanto para a equipe administrativa da Spire Entertainment. E embora tenhamos tentado tudo ao nosso alcance para manter nossas promessas com os fãs, pedimos desculpas por ter causado tanta preocupação no final.
A Spire Entertainment gostaria de agradecer novamente aos fãs por apoiarem de todo o coração o OMEGA X. Como o nome ‘OMEGA X’ sugere, o grupo continuará a compartilhar e criar momentos valiosos do começo ao fim; e nós, como equipe, prometemos proteger tanto a OMEGA X quanto os fãs nesses momentos.
Mais uma vez, apresentamos nossas mais sinceras desculpas pela situação.”
No dia 23 de outubro a hashtag criada pelos fãs do grupo, com o intuito de chamar a atenção para os maus tratos do OMEGA X, chegou à 100 mil posts no Twitter.
Ainda no dia 23 de outubro, foi reportado pela SBS News, que as passagens de volta para a Coreia do Sul dos 11 membros do OMEGA X foram canceladas após o áudio contra a Spire Entertainment.
Os membros do OMEGA X deveriam embarcar originalmente em um voo de Los Angeles, nos EUA no dia 23 de outubro, mas após relatos de testemunhas e uma gravação de áudio da CEO da agência abusando verbalmente e agredindo um dos membros do OMEGA X se espalharem nas redes sociais, os repórteres da SBS Entertainment News confimaram que a reseva do voo foi cancelada repentinamente. Assim, os 11 membros ficaram nos EUA, enquanto a equipe da agência voltou para a Coreia.
A agência da Omega X, Spire Entertainment, disse no dia 24:
“Compartilhamos a programação com cada repórter da mídia de que a OMEGA X entrará no país após sua primeira turnê mundial, mas tornou-se impossível entrar no país devido a problemas de voo.”
Anteriormente, OMEGA X estava programado para chegar na Coreia no dia 24, após completar sua primeira turnê mundial em Nova York, Atlanta, Orlando, Louisville, Chicago, Denver, Lawrence, Dallas, Antonio, Phoenix e Los Angeles.
Em entrevista por telefone à SBS News, a CEO da empresa alegou que o cancelamento das passagens estava sendo discutida há três dias por questões de segurança.
“Percebemos que os assentos que originalmente reservamos poderiam levar os membros a se sentarem misturados com os fãs. Então, conversamos sobre potencialmente cancelar os ingressos há três dias. Não é verdade que deixamos os membros para trás de propósito.”
Além disso, a CEO também comentou sobre o áudio que estava circulando na internet, confirmando que a voz feminina no áudio é dela.
“É uma alegação unilateral espalhada por anti-fãs sobre a empresa.
Eu estava exausta porque fiquei acordada por várias noites seguidas. Eu até tive um nariz sangrando porque estava muito cansada, mas fiquei triste porque os membros não me confortaram e não cuidaram de mim.
Eles não se importavam comigo. Então, fiquei chateado e agi com decepção.
Normalmente, sou extremamente educada com os membros. Eu até uso honoríficos quando falo com eles.
Naquela época, os membros do Omega X e a agência estavam falando sobre o que haviam trabalhado duro e as decepções para prometer melhorar na próxima vez.
Eu esclareci todos os mal-entendidos.”
A jornalista chilena Rebecca Medina compartilhou em seu Twitter um relato da tradutora do OMEGA X no Chile.
Tradução:
“SOBRE O ABUSO FÍSICO DA EQUIPE DA OMEGA X NO SHOW NO CHILE:
Esta é a verdade sobre o que aconteceu no show do OMEGA X no Chile, onde a empresária do grupo abusou fisicamente da intérprete coreano-espanhol que eles contrataram e pagaram mal.
Estou fazendo isso mesmo sabendo que minhas chances de trabalhar com o OMEGA X serão 0 no futuro.
Vamos começar porque Fernanda Burgos, intérprete, fala 3 idiomas, então seu trabalho já é muito mais bem remunerado.
Fer foi paga como se tivesse trabalhado 3 horas, quando passou mais de 10 horas sofrendo agressões verbais junto com toda a equipe oficial do Kpop Chile.
A primeira coisa que Fer testemunhou foi quando um membro da equipe do OMEGA X perguntou co-descendentemente em inglês “e esta é a tradutora?” tudo porque o Fer não é coreana.
Então começaram as ameaças “Você não pode olhar para os meninos”, “você não pode chegar perto”. Sendo que seu trabalho era esse.”
“ferburgos_97: Essas crianças são mesmo um sol. Pude trabalhar com eles na produção de seu show em Santiago [Chile]. Eles são alegres, trabalham duro e são muito respeitosos. Sempre que me viam, agradeciam pelo trabalho. Sua equipe, por outro lado, era incrivelmente xenófoba. A primeira coisa que eles fizeram quando me viram foi falar um com o outro EM COREANO – “Ela é a tradutora?!! Ela não é coreana!” – enquanto me olhava de cima a baixo. E esse foi o começo, porque embora NEM TODOS os funcionários me tratassem com grosseria, tive um desentendimento com um dos staffs. Fiquei com tanta raiva que acabei chorando escondido atrás das cortinas do palco. Foi realmente desagradável.”
Rebecca continua o relato:
“O ponto de desabamento foi quando uma das staffs (mulher), agarrou o braço de Fernanda e a puxou dizendo: “Você e eu vamos conversar”.
Fer disse a ela para deixá-la ir, mas a mulher agarrou seu braço novamente, puxando-a para perto com violência e raiva.
Em todos os momentos a staff foi desrespeitosa. Informal e formal são falados em coreano.
Como é um trabalho, Fernanda sempre se referia a ela em coreano de forma formal, mas a staff sempre a respondia e não a olhava. Tudo porque Fernanda era chilena.”
“A staff foi o tempo todo muito desagradavel, falava comigo de maneira informal em coreano e não me olhava”
Rebbeca continua:
“Se a equipe é rude com pessoas que não conhece, imagine o que eles fazem com os meninos.
Fernanda me disse que o grupo eram as pessoas mais legais que ela já conheceu (ela já trabalhou com muitos), mas a equipe era o problema.
Ela foi abusada por pessoas que ela não conhecia. Isso não pode acontecer novamente.
A pressão foi tanta que Fernanda caiu em prantos por conta das agressões verbais, da xenofobia e dos olhares desconsiderados.
Agora, nenhum dos funcionários coreanos concordou. Eles disseram que aceitaram os álbuns dos fãs no fansign, mas no momento, o empresário masculino foi rude com o intérprete: “faça bem o seu trabalho”
Tudo foi feito no critério deles (equipe OMEGA X). E o tratamento com o pessoal do Kpop Chile Oficial não foi diferente.
Todos eles experimentaram xenofobia em sua própria carne.
Quero deixar claro que a equipe OMEGA X mentiu sobre o que aconteceu no Chile. Mas isso é outra história.
Metade do que a Spire Entertainment disse sobre o que aconteceu no Chile (vôos perdidos, sua estadia prolongada no Chile e assim por diante) é mentira.
E todos os trabalhadores sabem disso. OMEGA X merece melhor. Algo humano, que é o mínimo.
Nem mencionei os maus tratos sofridos pela equipe Kpop Chile Oficial. Eles também eram tratados como “sujos”. A dona desta empresa viveu momentos de pura violência sistemática pelo fato de ser chilena.”
No dia 24 de outubro a SBS News revelou imagens de vídeo gravadas na noite em que a CEO da Spire Entertainment, Kang Seong Hee, abusou verbal e fisicamente do OMEGA X, especialmente do membro Jaehan, em Los Angeles.
Confira o vídeo completo (é possível colocar legenda em português no próprio YouTube):
O vídeo começa mostrando os membros do grupo parados no estacionamento de um restaurante em Los Angeles. Kang, a CEO da empresa deles, grita com os membros.
Kang: “Vá em frente, diga sua opinião!
Vocês realmente acham que merecem ser amados por todas essas pessoas, seus babacas?
Você nem sabe o que significa ser amado. Vocês são todos manipuladores.
O que, vocês são superestrelas agora?
Não é como se você tivesse chegado até aqui sozinho.”
Em seguida, o vídeo captura o membro Jaehan sentado – aparentemente exausto. Ele começa a mostrar sinais de um ataque de pânico neste momento. Isso, no entanto, não impediu Kang de continuar gritando. O vídeo mostra ela menosprezando o membro.
Kang: “Morrendo de exaustão, hein? Kim Jaehan! (irônica) Pobre senhor Kim. Apenas pare de ser um ídolo, sério. Você está doente o tempo todo.”
Outros membros do OMEGA X podem ser ouvidos defendendo Jaehan e pedindo a Kang para parar com o comportamento agressivo.
Kang: Você não vai se levantar? Levante-se. Levante-se!
Membro: Senhora, por favor. Pare.
Kang: Você sabe quantas vezes eu desmaiei?
Membro: Ele não está se sentindo bem agora.
Kang: Eu também não estou bem. Na verdade, estou morrendo de dor agora!
Quando os membros tentam ajudar Jaehan a se levantar, Kang mostra hostilidade para com todo o grupo.
Kang: Oi? Quando desmaiei, nenhum de vocês cuidou de mim assim. Você fez? Algum de vocês sabe quantas vezes eu desmaiei? Levante-se. Levante-se agora, Kim Jaehan!
Logo, Jaehan se recompõe e começa a recolher suas coisas para se levantar. Quando seu colega pergunta se ele está se sentindo bem, Kang zomba e acusa Jaehan de “dar um show”. Mesmo quando Jaehan tenta entrar em um veículo, Kang insiste que está agindo mal de propósito.
Membro: Por favor, senhora. Pare.
Kang: Parar? Você quer que eu pare?
Membro: (Para Jaehan) Você está bem?
Kang: Você está dando um show.
(Jaehan caminha até um veículo.)
Kang: Ei! Fique em pé! Não se enganem, ele obviamente está agindo como um doente [de propósito].
Com Kang sendo impossível de parar, uma voz por trás da gravação da câmera sugere pedir ao motorista para trancar a porta ou caminhar de volta para o hotel.
Membro: Devemos pedir para trancar as portas [do carro]? Ou devemos voltar? É um total de 12 quarteirões de distância, no entanto.
O vídeo vai depois para cenas dentro do hotel, onde a CEO continua gritando com os membros.
Kang: Algum de vocês fez isso por mim? Quando eu estava lutando, vocês já cuidaram de mim desse jeito? Quem você pensa que é? Hein? Quem você pensa que é?
Membro: Ele está prestes a ter um colapso.
Kang: Bem, isso já aconteceu comigo.
Então, enquanto Jaehan tenta pegar o elevador para seu quarto, Kang o agarra – fazendo-o tropeçar. Outros correm para ajudar Jaehan enquanto Kang permanece hostil em relação ao membro.
Kang: Levante-se!
Membro: O que você pensa que está fazendo?!
O vídeo termina com a captura do membro Jaehan chorando enquanto seus companheiros o apoiam.
A SBS News também revelou uma gravação adicional de sua conversa telefônica exclusiva com Kang após a alegação, a declaração e o cancelamento do voo. Na gravação, Kang nega ter abusado de Jaehan e outros membros.
“Ah, não. De jeito nenhum. Quem levantou as vozes? É que na frente dos elevadores do hotel, Jaehan ficava caindo. E eu queria desmaiar ali mesmo. Eu só estava desapontada com a forma como ele estava agindo, só isso. Eu perguntei aos membros se eles já pensaram em cuidar de mim [assim].”
Sobre o tweet inicial que chamou a atenção para a situação, Kang afirmou que partiu do “anti” da empresa.
“Procure a pessoa que postou a gravação. Você verá que eles sempre foram muito contra a empresa. (Nome censurado) é quem retuitou. Eu sei que (nome censurado) é fã do Hwichan.
Mas você verá quando olhar os comentários ou as transmissões ao vivo dos membros. A empresa sempre foi elogiada por cuidar bem dos integrantes. Todos eles falam sobre como somos legais! Tipo, aqui está a coisa. Eu costumo usar honorificos ao falar com os membros. Posso até mostrar todas as mensagens do KakaoTalk que tenho com os membros.
Eu só estava perguntando a eles se eles já pensaram em cuidar de mim quando eu estava me sentindo mal. Ou quando eu estava desmaiado. Eu também estava lutando. Eu, abusando dos membros? Sem chance.”
Como já dito anteriormente, o OMEGA X é composto por membros de outros grupos que já deram disband ou estão inativos no momento.
Jaehan, líder do OMEGA X e membro que aparece nas gravações em vídeo, é também ex-membro do grupo SPECTRUM, que infelizmente acabou por causa da pandemia. Porém, um dos membros do grupo, Dongkyu, falou sobre o caso do OMEGA-X.
Dongkyu postou um storie no Instagram que apresentava uma imagem da cobertura exclusiva da SBS News sobre o abuso, onde apresentava a declaração da CEO da Spire Entertainment alegando que as acusações de abuso eram de um “anti-fã.”
A legenda do SBS News dizia:
Pergunta: Um vídeo de testemunha do ataque foi enviado para a mídia social?
Resposta: Você saberá se rastrear a pessoa que fez o upload para a mídia social, mas essa pessoa é severamente contra a empresa.
Em defesa de Jaehan, Dongkyu respondeu à reclamação com um comentário sobre a CEO da Spire Entertainment.
“Você que provavelmente é a ‘Anti’
Eu não vou xingar você aqui já que eu já falei muito sobre isso
Como você se atreve a fazer isso com meu dongsaeng (irmão mais novo)?
Como alguém como você se atreve?”
Sebin, outro membro do OMEGA X, também é membro do grupo SNUPER, que atualmente está inativo, pois quatro dos seis membros do grupo estão completando o serviço militar.
O líder do SNUPER, Taewoong, também deixou sua posição clara, postando um storie em seu Instagram pessoal em apoio ao seu maknae e ao grupo. Taewoong compartilhou a hashtag #PROTECTOMEGAX.
Em 24 de outubro a SBS News postou outro artigo informando que os membros do OMEGA X estavam voltando a Coreia após a turnê mundial acabar.
O OMEGA X teve suas passagens canceladas no dia 23 de outubro pela empresa que gerencia o grupo, Spire Entertainment, deixando os membros em Los Angeles, EUA.
Um correspondente da SBS News, confirmou que os membros do grupo OMEGA X compraram voos às suas próprias custas e com apoio dos seus familiares, sem apoio financeiro da agência e voltaram para casa.
Os 11 membros do OMEGA X e um staff da agência responsável pela turnê no exterior embarcaram em um avião com partida de Los Angeles, EUA, com destino à Coreia no dia 24 de outubro.
A SBS News informou que a CEO da Spire Entertainment, Kang Seong Hee, ainda causou uma confusão com os membros, mesmo após o cancelamento das passagens. Ela foi confrontada pela segurança do hotel por causar uma confusão no corredor, batendo continuamente nas portas dos quartos onde os membros estavam hospedados. Também foi divulgado que a polícia local foi enviada ao hotel duas vezes.
Acompanhe a chegada dos membros do OMEGA X no Aeroporto Internacional de Incheon no dia 25 de outubro:
Dois membros do OMEGA X, Jaehan e Yechan, participaram anteriormente do dorama boys love “A Shoulder To Cry On”, sendo os protagonistas. O dorama é baseado no webtoon de mesmo nome (também conhecido como “Cheer Up Boy”).
Após as acusações de abusos pela CEO da Spire Ent., muitos outros relatos surgiram. Um deles dizendo que a CEO fez comentários rudes para as co-estrelas femininas de Jaehan e Yechan no webdrama que os membros são os protagonistas.
Como os membros eram as estrelas do dorama, eles tiveram que trabalhar com outros atores e atrizes. Segundo uma fã, a CEO havia alertado rudemente as atrizes para não flertar com os rapazes. A fã relatou:
“Em junho, durante as filmagens de Jaehan e Yechan para A Shoulder To Cry On, sua CEO disse de repente para as atrizes femininas, ‘não aja de maneira sexy’, ‘não flerte‘ e bagunçou as vibrações no set. Os membros não sabiam o que fazer e, vendo como eles não podiam dizer uma palavra, meu coração doeu. Acho que isso precisa ir a público.”
“A Shoulder To Cry On” conta a história de amor de Lee Da Yeol, um estudante que sonha em se tornar um arqueiro, e Jo Tae Hyun, um estudante extremamente popular que se engana sobre suas próprias emoções devido a dolorosas cicatrizes emocionais de seu passado. O dorama ainda não tem data de estreia.
Após as acusações contra a Spire Entertainment os membros não postaram mais nada em suas redes sociais e pareciam estar enfrentando um banimento das redes, com isso, fãs não tinham notícias do membros desde o dia 23, quando foi o último show deles em Los Angeles, EUA.
No dia 25 de outubro, uma foto do membro do OMEGA X, Sebin, foi compartilhada através da conta oficial do Twitter do grupo SNUPER, da qual ele ainda é membro.
O SNUPER está atualmente inativo, já que quatro dos seis membros estão completando o serviço militar.
Ninguém sabe a autoria da foto, que é antiga, mas fãs acreditam que pode ter sido o próprio Sebin ou os outros membros do SNUPER prestando apoio a ele. A foto foi deletada algumas horas depois.
Desde o dia 8 de setembro, o grupo tem um programa semanal, todas as quintas-feiras, no Naver Vibe, chamado de “Party Room”.
No dia 26 de outubro, a Naver Vibe fez uma postagens informando os fãs que o programa do dia 27 de outubro estava cancelado, porém que voltaria na próxima semana, dia 3 de novembro.
Mesmo durante a turnê mundial do OMEGA X, os membros ainda mantiveram sua programação semanal do programa, mas após o banimento das redes sociais, foi cancelado, sem um pronúnciamento da empresa do grupo.
A equipe de produção do próximo web drama “A Shoulder to Cry On”, estrelado por Jaehan e Yechan do OMEGA X, expressou sua posição sobre o recente incidente envolvendo o CEO da agência do grupo.
Em 4 de novembro, a equipe de produção do dorama divulgou um comunicado em seu Twitter oficial, dizendo que sentiu a necessidade de se manifestar, já que muitos estavam preocupados sobre como o recente incidente afetaria o lançamento do drama.
A equipe de produção afirmou que era verdade que o incidente recente havia causado um problema com o cronograma de lançamento planejado originalmente, que deveria ocorrer por volta de novembro de 2022. No entanto, eles desejavam nada mais do que uma resolução tranquila entre os membros do OMEGA X e seus agência, pois expressaram grande pesar pela situação. Eles elogiaram ainda mais Jaehan e Yechan, que deram tudo de si no projeto e encorajaram um melhor tratamento para os dois atores, bem como para todos os membros do OMEGA X.
Por fim, a equipe de produção acrescentou que fará o possível para discutir o assunto com plataformas de streaming para que o drama avance com a produção e nenhum problema ocorra.
Confira a declaração completa:
“Olá,
Esta é a produtora do webdrama ‘A Shoulder to Cry On!’.
Alguns estão preocupados se o recente incidente do Omega X afetará a programação, então, como produtora de ‘A Shoulder to Cry On!, gostaríamos de fazer uma declaração oficial.
“A Shoulder to Cry On!”, estrelado por Kim Jae-Han e Shin Ye-Chan estava programado para ir ao ar por volta de novembro de 2022, e estávamos no processo de confirmação de OTT e outras plataformas, tanto no mercado interno quanto no exterior.
É verdade que um incidente recente causou um problema em relação ao cronograma de programação planejado.
Esperamos que o relacionamento entre os dois atores, Jae-Han e Ye-Chan, que lideraram ‘A Shoulder to Cry On’, e seu grupo, Omega X, seja resolvido sem problemas.
Esperamos também que não haja mais problemas em relação ao cronograma de programação ‘A Shoulder to Cry On!
Jae-han e Ye-chan, que estavam interessados em atuar, adotaram uma abordagem séria e tiveram uma atitude apaixonada em relação a essa adaptação. Isso pode ser percebido na forma como eles se comunicavam constantemente com o diretor e a equipe de produção com análises de personagens e opiniões baseadas no que aprenderam estudando a noite toda desde o primeiro encontro. Além disso, mesmo em meio à agenda desafiadora, eles sempre foram brilhantes e enérgico e generosamente despejou sua energia no projeto.
Nós, a equipe de produção, desejamos expressar grande pesar e solidariedade pela situação recente, e sinceramente apoiamos e desejamos melhorias no tratamento de dois atores, Jae-Han e Ye-Chan, bem como dos membros do Omega X.
Além disso, faremos o possível para discutir o assunto com plataformas nacionais e estrangeiras para que ‘A Shoulder to Cry On! continue a avançar sem parar.”
Foi anunciado no dia 4 de novembro, através da reportagem da JTBC News, que as atividades futuras da OMEGA X foram suspensas por enquanto. Portanto, o programa NAVER VIBE do grupo foi suspenso novamente. Foi cancelado duas semanas seguidas devido à sobreposição da controvérsia de abuso da Spire Entertainment e da tragédia de Itaewon.
No dia 5 de novembro, os membros do OMEGA X criaram uma nova conta no Intagram, que não está sob o controle da agência e postaram uma nota sobre o caso em andamento.
Confira a nota:
“Olá.
Criamos este pequeno espaço de comunicação porque queríamos agradecer aos fãs que nos amam e às pessoas que torcem por nós, e também queremos informá-los diretamente sobre a situação atual com nossas próprias bocas, como as partes envolvidas neste incidente .
Sob pressão da SPIRE Entertainment, nós — os membros da [OMEGA X] — assinamos anteriormente um acordo segundo o qual “se fizermos upload de postagens nas mídias sociais sem consultar a empresa, teremos de assumir responsabilidades legais civis e criminais”. Portanto, pedimos sua compreensão em relação ao fato de que, embora quiséssemos retomar a comunicação com nossos fãs o mais rápido possível, tínhamos que ser cautelosos até descobrirmos nossa posição na Spire Entertainment.
Embora tenha havido momentos felizes depois que começamos nossas atividades em grupo juntos, também tivemos que suportar momentos dolorosos. Além disso, quando nosso sofrimento recentemente se tornou conhecido no mundo, ficamos preocupados que tudo o que conquistamos até agora evaporasse e virasse fumaça. No entanto, agora decidimos deixar nossos medos para trás e reunir coragem juntos.
Nosso grupo foi uma segunda oportunidade para nossos onze membros, que se reuniram após saírem de tempos difíceis de desespero e se recusarem a desistir de nossos sonhos.
A única coisa que nos deu forças para não desistir dos nossos sonhos e assumir um novo desafio foi a torcida que nos espera, acredita em nós e torce por nós. Graças aos nossos fãs, fomos capazes de suportar os últimos dois anos. Houve dias em que recebemos um tratamento tão injustificado de nossa agência que nos deu vontade de chorar, mas nossa única fonte de força que nos permitiu aguentar tudo foi lembrar dos aplausos de nossos fãs e ler suas mensagens de apoio ao longo e acabou enquanto tentávamos adormecer.
Assim como temos feito até agora, planejamos continuar perseguindo nossos sonhos até o fim. Estaremos diante de nossos fãs mais uma vez com boa música e apresentações. Nossos onze membros, que têm o mesmo objetivo, e nossos fãs, que compartilham nosso sonho, são as coisas mais preciosas do mundo para nós, e nunca queremos perdê-los novamente.
Como muitas pessoas estavam preocupadas e esperando por nós, pedimos desculpas pela demora em fornecer esta atualização. Obrigado por ler nossos sinceros sentimentos, que reunimos coragem para compartilhar, até o final.
Obrigada.
Atenciosamente, OX [OMEGA X]”
Em seu aniversário no dia 07 de novembro (KST) [06 de setembro BRT], o membro Taedong da OMEGA X, compartilhou uma postagem de aniversário, incluindo sua foto de infância, com uma mensagem para FOR X. Confira:
“Olá! É Taedong.
O aniversário deste ano será um dia inesquecível para mim.
Sempre que eu caía e queria sentar, era a presença do ‘For X’ que sempre me ajudava a levantar. E consegui continuar sorrindo porque os membros não são diferentes da minha família.
Muito obrigado pelo apoio e parabéns.
Sinto muito a sua falta porque me lembro dos momentos felizes que passei com você desde o nosso debut.
Estou tentando o meu melhor para estar com você novamente.
Não posso expressar todo o meu coração e sentimentos por meio disso, mas, por último, eu te amo e obrigado por estar sempre ao meu lado e me apoiar em qualquer situação.”
Em 7 de novembro, a Spire Entertainment respondeu à declaração conjunta do OMEGA X e à crescente controvérsia com um pedido de desculpas e um anúncio de que a CEO da agência havia renunciado.
Leia a declaração completa abaixo:
“Olá, aqui é a Spire Entertainment.
Em primeiro lugar, pedimos desculpas a todos os membros, famílias, fãs e todos os que se sentiram feridos por um evento infeliz que aconteceu recentemente.
A Spire Entertainment assume total responsabilidade e anuncia que a CEO responsável por este assunto renunciou. Também gostaríamos de pedir desculpas por não responder bem e decepcionar muitos fãs com uma resposta inadequada à situação.
Aceitaremos todos os seus conselhos e comentários para fazer o nosso melhor para evitar que esse tipo de coisa aconteça novamente e nos concentrar em fornecer um ambiente melhor para os membros, para que eles possam se concentrar apenas nas atividades dos artistas. Continue apoiando o OMEGA X e prometemos fazer o possível para voltar com notícias melhores.
Obrigada.”
Após a renúncia da CEO Kang na Spire Entertainment, os membros do OMEGA X vieram à público novamente em seu Instagram. Eles se desculparam por não atualizar com frequência (antes do escândalo de abuso da Spire Entertainment, eles postavam diariamente nas redes sociais). No entanto, eles prometeram não recuar e um dia se encontrar com o FOR X novamente.
“Como está o nosso FOR X? Lamento não poder compartilhar notícias diariamente como antes. Tenho tantas saudades daqueles tempos. Pode levar algum tempo, mas protegeremos OMEGA X e FOR X com o mesmo coração e vontade. Não vamos recuar, pois criamos coragem.
Aconteça o que acontecer, faremos o possível para subir ao palco novamente em um bom ambiente e imagem. Queremos encontrar nossos fãs que acreditam e nos apoiam até o fim com um sorriso. PARA X nós amamos você.
#오메가엑스 #OMEGAX #PROTECTOMEGAX”
De acordo com um funcionário da indústria do entretenimento, os membros do OMEGA X estão recebendo tratamento psicológico devido ao abuso que sofreram desde seu retorno de Los Angeles para a Coreia.
Além disso, embora Kang tenha anunciado sua renúncia da Spire Entertainment, o OMEGA X está cético quanto a veracidade do anúncio. Anteriormente, os internautas descobriram que o presidente da Spire Entertainment era o marido de Kang. Um funcionário do entretenimento observou:
“Como a agência é uma empresa familiar administrada em conjunto por Kang e seu parceiro, não há escolha a não ser duvidar da sinceridade da renúncia voluntária de Kang. Além disso, sei que os membros reclamaram várias vezes com a agência sobre as ações de Kang antes, mas nunca foram consertadas.”
No dia 09 de novembro uma nova reportagem da SBS News expôs que a ex-CEO da Spire Entertainment e a empresa tentaram forçar os membros a se apresentar com COVID-19 durante a turnê mundial.
De acordo com o relatório, Kang Seong Hee foi abusiva com os membros no show de Los Angeles porque eles não leram uma mensagem de agradecimento postada no teleprompter e por não terem expressado adequadamente sua gratidão à empresa e à CEO.
Após o show, Kang Seong Hee agarrou Jaehan, que tem sintomas de sindrome do pânico, pelo colarinho no saguão do hotel e o empurrou para o chão. Assim que o vídeo do abuso foi divulgado, Kang Seong Hee tentou jogar a culpa nos membros.
Kang Seong Hee não apenas foi confrontada pela polícia local por causar distúrbios nos saguões do hotel, batendo em Jaehan e nos quartos de hotel dos outros membros durante a noite, mas também recebeu imensas críticas por ter cancelado as passagens aéreas dos membros para voltar casa para a Coréia.
Os membros do OMEGA X também alegaram que houve incidentes anteriores de abuso poder de Kang Seong Hee antes das turnês do grupo no exterior. Um dos membros disse:
“A CEO Kang Seong Hee me ligava de madrugada e conversava comigo por uma ou duas horas, mesmo que não fosse hora de nossa prática. Ela ficava mandando mensagens do KakaoTalk e, se não respondêssemos, ela ficava furiosa. Os sintomas do transtorno do pânico dos membros pioraram devido a isso.”
Quando o staff do grupo tentou evitar as mensagens de Kang Seong Hee em nome de Jaehan, Kang Seong Hee abusou verbalmente do membro e disse a Jaehan e ao staff para “saírem do avião” imediatamente.
CEO Kang Seong Hee: Gerente [Nome borrado], você causou mal-entendidos entre o artista e a empresa com todo tipo de mentira. Você está oficialmente demitido, pois isso é motivo para demissão.
Se você acompanhar nossos artistas-agentes, vou entrar com um processo.
[Nome borrado], saia do avião.
Isso é uma ordem. [Nome borrado] e Kim Jaehan saem do avião.
Todos vocês serão penalizados por violar as ordens da empresa para entrar no avião. [Nome borrado] e Kim Jaehan saem do avião.
Vocês dois, saiam do avião.
Saia do avião. Vocês dois, saiam do avião. Eu me fiz claro. Saia do avião.
Você não está apenas demitido, mas seu contrato também foi rescindido. Saia do avião, vocês dois. Saia do avião neste instante, [Nome borrado].
Kim Jaehan, saia.
Você acha que isso é uma piada?
Além disso, foi confirmado que Kang Seong Hee forçou os membros a se apresentarem em seus shows, apesar de terem testado positivo para COVID-19 e os encorajou a esconder seus resultados positivos.
Em 28 de setembro, Kang Seong Hee e o presidente Hwang Seong Woo confirmaram que quatro membros estavam com febre alta e testaram positivo para COVID-19 por meio de kits de autoteste, mas disseram aos membros para esconder seus resultados e, em vez disso, “se reunirem” para se apresentar. Dois membros completaram os ensaios, mas não se apresentaram no show devido à febre alta. Na época, o OMEGA X estava no Chile, onde, segundo a SBS, havia diretrizes de quarentena.
Presidente Hwang Esta é uma emergência. Juntem-se.
Membros, reúnam-se e ajam como profissionais. Você precisa de uma mentalidade de grupo; é assim que você deve responder.
Membro: Ok.
Hwang: É assim que você ganha experiência real. Não faça as coisas sozinho. Estamos em guerra agora. Estamos no Chile agora. Esta é uma crise de emergência. Ninguém vai ajudar. Boa sorte.
Os membros Hyuk, Jehyun, Yechan e Kevin devem tocar de três a quatro das 15 músicas e depois descansar nos bastidores. Jaehan dirá aos fãs que os quatro não estão se sentindo bem e pedirá sinceras desculpas aos fãs. Então os fãs vão pensar que está tudo bem. Ou, [os quatro] podem tentar tocar as músicas mais lentas.
Hyuk: Mas estou com febre e dores no corpo de novo. Também perdi completamente a voz.
Hwang: Então, Hyuk, diga olá para os fãs e fique de fora.
Kang Seong Hee: Se você está se sentindo mal, tome um banho quente.
Antes de seus shows no Chile, quatro membros testaram positivo para COVID-19, mas a Spire Entertainment não alertou as autoridades de quarentena.
Kang Seong Hee: Quarentena… Todos falharemos se ficarmos em quarentena.
Membro: Isso significa que temos que enganá-los.
Kang: Estou dizendo que ninguém fará o teste para COVID-19 a partir de agora. Então, qual é o seu problema? Tem certeza de que você quer ter sucesso?
Eventualmente, os quatro membros não se apresentaram no show, com apenas sete dos 11 membros subindo no palco.
A Spire Entertainment postou um aviso no fancafe do grupo anunciando que Jehyun, Kevin, Hyuk e Yechan não se apresentariam, mas apenas declararam “um problema de saúde” como o motivo. Eles também observaram que os membros estavam “muito determinados” a se apresentar no show.
Confira a nota postada no dia 29 de setembro:
“Olá,
Aqui é a Spire Entertainment.Infelizmente, os membros do OMEGA X, JEHYUN, KEVIN, HYUK e YECHAN não poderão participar do show de hoje devido a problemas de saúde.
Eles foram devidamente examinados e tratados por profissionais médicos, mas os profissionais aconselharam que seria melhor não participarem de um show de 90 minutos. SETE outros membros do OMEGA X se apresentarão hoje em Santiago, conforme programado originalmente.
Os quatro membros estão muito determinados a se apresentar no show de hoje, mas estão seguindo os conselhos dos profissionais médicos e descansando em condições mais estáveis.
Lamentamos informar esta notícia aos fãs que esperavam pelo show de hoje.
JEHYUN, KEVIN, HYUK e YECHAN continuarão descansando até que recuperem suas melhores condições, então aparecerão nos shows futuros.
Obrigada.”
[Transcição: Koreaboo]
Ainda em relatório da SBS, a empresa enviou a cada membro um pedido de acordo, exigindo que cada membro pagasse entre ₩300 milhões a ₩400 milhões de wons (cerca de R$1 milhão e meio) em restituição.
Em 10 de novembro foi anunciado o fim d0 programa do grupo OMEGA X na Naver Vibe, intitulado “Party Room”. O anuncio foi feito pela Naver Vibe em seu Twitter oficial.
“[Anúncio] #OmegaX Everything to the power to the hot!
O Salão de Festas #VIBE com Omega X encerrará a festa no dia 20 de outubro. Obrigado por participar do programa [#OmegaX Everything to the power to the hot!].Omega X e For X, tchau com amor até nos encontrarmos novamente na VIBE💕👋”
No dia 10 de novembro o grupo OMEGA X fez uma nova postagem em seu instagram récem criado para comemorar os 500 dias de debut do grupo. Veja:
“Olá For X!
Já faz 500 dias que estamos juntos.
Acho que o tempo passa muito rápido.
Que tipo de tempo você passou nesse tempo?
Fizemos tantas lembranças bonitas e boas enquanto corríamos constantemente em direção aos nossos sonhos com Four Babies, certo?
Muito obrigado por sempre apoiar e apoiar a Omega X.
Nós o protegeremos, não importa o que aconteça, pois você sempre confiou em nós e nos protegeu.
Nosso For X, não adoeça e cuide da sua saúde!
Não importa o que aconteça, estarei com você novamente no bom sentido.
Assim como agora, confie um pouco mais em nós e caminhe conosco dando-nos força. Não solte a mão e caminhe com mais firmeza. Te amo amor 💚E Omega X! Obrigado por estar sempre ao meu lado, confiando em mim e me ajudando mesmo que haja coisas boas ou difíceis. Muito obrigado por fazer tantas memórias juntos nos últimos 500 dias. Vamos continuar a fazer mais boas memórias. Parabéns pelo seu 500º dia e vamos ser felizes fazendo Omega X por muito tempo!
#OmegaX #OMEGAX #FORX #FORX
#PROTECTOMEGAX”
No dia 13 de novembro foi relatado pela mídia coreana YTN que os membros do OMEGA X e seus representantes legais fariam uma coletiva de imprensa no dia 16 de novembro para explicar diretamente tudo o que aconteceu e responder as perguntas dos jornalistas.
Por esse motivo, outro grupo de kpop, o Just B, que teria um showcase no mesmo dia e horário, postergou sua apresentação em duas horas para que os jornalistas pudessem comparer na coletiva de imprensa do OMEGA X.
Após um ano e meio do debut do grupo, foi relatado que o nome/marca “OMEGA X” estava repentinamente em processo de registro. A solicitação foi feita pelo Hwang Bo Ui , de um Escritório de Marcas e Patentes, representando os membros do OMEGA X.
Foi solicitado o registro de marca das palavras “OMEGA X” em inglês e coreano “오메가엑스”, também o nome do fandom “FOR X” e a hashtag criada pelos fãs após as denúncias “PROTECTOMEGAX”.
Além disso, foi informado pela mídia coreana que o escritório de advocacia LawFirm S, está agora representando os membros do grupo.
Em 14 de novembro, a SBS News informou que os membros do OMEGA X, também foram tocados de forma inadequada contra sua vontade em uma festa com bebidas imposta pela empresa e no aeroporto. Um membro relatou:
“Houve contato físico na reunião para a qual fui chamado onde eles estavam bebendo” e “No aeroporto, depois de ficar embriagada, ela envolveu o braço no meu e me abraçou”.
A SBS News também compartilhou fotos mostrando toques inapropriados em uma reportagem em vídeo. Os rostos são desfocados para proteção dos membros. Um membro do grupo disse:
“Eu me senti um pouco cético, como ‘Por que eu tenho que ir a esse ponto para trabalhar?’ Tive que desperdiçar meu treinamento e meu tempo pessoal indo a essas reuniões onde eles bebiam.”
O membro disse que a Spire Entertainment, especialmente Kang, iria ameaçá-lo se ele trouxesse essas reclamações. A seguir, um trecho do vídeo mostra Kang quando ela deixou em uma sala de bate-papo em grupo com funcionários da Spire Entertainment e membros do OMEGA X. Estas são fotos de pílulas para dormir e álcool, documentos e uma nota de suicídio.
Kim Tae-yeon, um advogado contactado pela SBS disse:
“Atos que causam medo são legalmente considerados um crime de intimidação sob a Lei Criminal, e um ato como tocar a coxa pode claramente parecer sexualmente vergonhoso, então pode ser um crime de abuso forçado.”
Além disso, o advogado Noh Jong Eon, representante legal do OMEGA X, disse à CBS News por telefone em 14 de novembro:
“Essa situação foi um caso de abuso severo, onde os sonhos dos jovens foram aproveitados e usados como peões por superiores que usaram seus poderes para agredir, ameaçar, assediar sexualmente e muito mais. Os membros estão preocupados e com medo depois de sofrer muito manipulação e abuso, e eles têm muitas preocupações.”
Ele também confirmou que os membros do OMEGA X sofreram assédio sexual e que há evidências de vídeo para provar isso.
“Temos evidências em vídeo de assédio [sexual]. Normalmente, a maioria dos casos de assédio sexual ocorre por homens com autoridade ou poder físico cometendo crimes contra mulheres. Este caso mostra a questão de como uma pessoa com autoridade violou a dignidade de outra pessoa, independentemente do gênero.”
Na madrugada do dia 16 de novembro (BRT) os 11 membros do grupo OMEGA X realizou uma coletiva de imprensa juntamente com seus representantes legais para detalhar as denúncias contra a ex-CEO da Spire Entertainment, Kang Seong Hee e também a empresa.
A coletiva, que durou aproximadamente 40 minutos, foi transmitida ao vivo pelo novo instagram dos membros e também pelo canal ‘Behind’ no Youtube. Durante o pronunciamento repleto de emoções, os membros responderam as perguntas dos jornalistas presentes, agradeceram aos fãs e cairam em lágrimas contando os abusos que sofreram.
O advogado e representante legal do grupo, Noh Jong Eon, começou a coletiva explicando que a partir daquele momento o contrato exclusivo do OMEGA X com a Spire Entertainment seria rescindido.
“Aconteceu algo inimaginável em 2022. Dissemos à agência que rescindiremos o contrato de exclusividade [dos membros], que perderá seus efeitos legais a partir de hoje. Vamos apresentar queixa e exigir indenização.
Esperamos que a coragem desses jovens soe um alarme para os erros que têm afligido esta sociedade e ajude outros a superar qualquer maus-tratos”
Em seguida, os 11 membros do OMEGA X entraram na sala de conferência e cumprimentaram os jornalistas presentes. Todos estavam visivelmente abatidos.
[As transcições a partir daqui são partes – não necessariamente em ordem – das falas dos membros durante a coletiva]
O líder do grupo, Jaehan, começa dissendo:
“A razão pela qual suportamos tudo até agora é porque sentimos que nossa última chance teria acabado. Estávamos todos fazendo nossa segunda estreia e não queríamos perder tempo com coisas assim, e pensamos que tínhamos que forçar para os fãs.
Reunimos coragem para todos que tinham o mesmo sonho que nós. A CEO Kang Sung-hee costumava nos ligar depois do treinamento, nos forçava a beber e nos assediava sexualmente fazendo comentários sexuais ou tocando nossas coxas e rostos.
Ela nos ameaçaria dizendo que deveríamos ‘rastejar’ se quiséssemos permanecer como Omega X e que ela nos mataria ou se mataria se não o fizéssemos.
Os membros têm sofrido de ansiedade e alguns estão passando por tratamento médico. Queremos ser respeitados como pessoas, não como produtos.”
Yechan continua:
“Queríamos confiar e seguir [a empresa]. Mas [o ex] CEO Kang tem sido uma influência negativa sobre nós e nossas vidas. Ela desperdiçaria nosso tempo tirando nosso tempo de prática ou nos fazendo esperar até tarde para falar com ela.
Nos sentimos idiotas quando percebemos que estávamos sendo manipulados. Quando os membros mais velhos eram chamados para beber, eu queria ir junto e ajudar. Adquirimos o hábito de apenas rir com piadas ou tentar esquecê-lo.
Eu vi comentários na internet que diziam ‘É difícil acreditar que essas coisas ainda estão acontecendo hoje em dia.’ Estamos aqui por causa das pessoas que se interessam por nós e nos amam, mas ainda há pessoas por aí sendo manipuladas e maltratadas.
Quero usar este tempo como um trampolim para retribuir aos fãs, ficando orgulhosamente diante do público. Espero que, por meio desta oportunidade, os fracos não sejam sacrificados pelo bem de seus sonhos.”
O advogado complementa:
“Omega X apresentará acusações contra o ex-CEO por ameaçar, agredir e explorar membros. A primeira coisa que precisa acontecer é anular o contrato de exclusividade. Entramos com pedido de apreensão do contrato. Exigiremos uma compensação mais tarde.”
Jaehan diz:
“A razão pela qual não tivemos escolha a não ser resistir até agora foi o medo de que a última chance desaparecesse se não resistíssemos. Achamos que deveríamos resistir pelo bem dos fãs que sempre nos apoiam.
Ao observá-los, eu queria proteger Omega X caso nossos sonhos desmoronassem. Mas chegou a um ponto que não aguento mais.
A CEO Kang me forçou a beber álcool antes de sair do trabalho após o treino e fez comentários de assédio sexual. Habitualmente me assediou sexualmente tocando minhas coxas, tocando meu rosto e tocando meu rosto. Ela fez comentários abusivos, como matá-los, e fez os membros tremerem de ansiedade quando lhe disseram que faria uma escolha extrema, e alguns tiveram que receber tratamento psiquiátrico. Só queríamos ser respeitados como pessoas, não como produtos.
Fomos tratados injustamente durante a promoção. Sofremos por medo de perder nosso sonho, mas decidimos que não poderíamos mais fazer isso. Ele então respondeu:” Quero proteger meus fãs e membros tanto quanto eu. correu sem desistir no futuro.
Queremos proteger todos os nossos membros, especialmente porque nunca desistimos e sempre nos mantivemos unidos. Nosso objetivo é voltar ao palco com todos os nossos 11 membros”.
Hangyeom continua:
“Coisas como essa aconteceram em uma festa com bebidas. Se você fizer o cavaleiro negro, você dá um presente, se você não fizer o cavaleiro negro, o CEO Kang olha para você com frieza, e havia muitas nuances como essa.”
JungHoon respondeu:
“Depois de retornar à Coreia, nunca recebi um pedido de desculpas sincero. Em vez disso, ela mencionou a questão militar e me ameaçou com uma declaração ultrajante. Decidi que não poderia ter uma conversa.”
Em resposta, o advogado diz:
“Como temos uma dívida por sua causa, enviaram uma prova de conteúdo solicitando que cada membro devolva cerca de 300 a 400 milhões de won.
É um ato indecente de poder nos negócios, como tocar as coxas e fazer caretas enquanto bebe. Se uma mulher for vitimizada, é crime.”
Jaehan explica:
“Todos os membros foram abusados continuamente por um ano. Todos os membros estão passando por tratamento psiquiátrico. Todos ficam ansiosos quando ouvem uma voz feminina aguda.”
Hangyeom continua:
“Eu estava ansioso e nervoso quando fui para casa depois de receber telefonemas bêbados (da CEO Kang) repetidamente. Estou frequentando uma clínica psiquiátrica. Só de ouvir o som de vibrações, alarmes e bases musicais me deixa ansioso e interfere em minha vida cotidiana.
Não fui ao psiquiatra quando estava conversando sozinho com a CEO Kang. Não conseguia respirar porque era difícil lidar com a história em andamento.”
Sebin explica:
“Quando nos recusamos a beber, o CEO da empresa nos ameaçou que não haveria próximo álbum e nos obrigou a ficar bêbados.”
Yechan diz:
“No dia da agressão verbal e física ocorrida ao final da nossa turnê, nos trancamos em nosso hotel e tentamos nos esconder. Pedimos ao hotel que nos separasse da empresa e nos protegemos até o momento em que saímos da país.”
Hangyeom continua:
“Aguentamos os telefonemas do ex-CEO a qualquer hora do dia, mesmo entre e depois de nossos horários, porque não queríamos decepcionar nossos fãs e dar a eles uma segunda notícia sobre a separação.
Eu sempre tive medo de quando ela poderia ligar. No momento, estou passando por tratamento médico, mas o som do telefone vibrando ou tocando me dá a mesma sensação de ansiedade novamente.
Antes de ir para o hospital, eu disse a ela uma vez que seu comportamento estava literalmente dificultando minha respiração.
Quando eu disse a ela que não conseguia respirar, ela zombou de mim dizendo: ‘Vamos receber artigos sobre as ordens de ansiedade de Song Han-gyeom que o levam a sair da banda.’ Fiquei chocado.
O motivo pelo qual não pude participar da apresentação na Cidade do México foi porque não conseguia respirar devido ao meu ataque de pânico.”
O advogado da Omega X diz:
“Comentários de assédio sexual ocorriam de tempos em tempos, mas também havia contato físico, como tocar as coxas enquanto bebia ou aproximar o rosto o suficiente para ouvir a respiração.
As ações do CEO Kang equivaleram a um ataque indecente contra a força empresarial. Se uma mulher fosse vítima, isso seria tratado como um crime grave. Ele está se preparando para um processo criminal.
Temos filmagens e evidências de muitos incidentes de agressão sexual e comentários abusivos.”
O líder Jaehan continua:
“Como o hyung e líder mais velho, eu queria proteger o Omega X caso nossos sonhos desmoronassem enquanto observava os membros que estavam cansados e passando por momentos difíceis. Mas chegou a um ponto em que eu não aguentava mais.”
Taedong diz:
“Não acho que todas as empresas sejam assim, mas muitos trainees que sonham com K-pop e ídolos que estão ativos no momento estão sendo tratados injustamente. No meu caso, minha antiga agência me fez praticar 17 horas em 15 horas sem folga. Fui tratado injustamente, como confiscar à força meu telefone celular. Pedindo minha senha e verificando as informações de contato de cada membro, etc. Também havia vigilância”
Taedong não conseguiu conter as lágrimas, mas continua:
“Eu estava vivendo uma vida difícil todos os dias porque havia abusos e agressões verbais frequentes.”
Yechan continua:
“Ser um artista significa que você assinou contrato exclusivamente com uma empresa, o que leva a um ambiente fechado para nós. Sem um lugar como este, não há oportunidade para abrirmos nossos corações como hoje.
Espero que essas coisas possam ser refletidas nos contratos. Espero que existam comitês ou órgãos governamentais relacionados que possam proteger pessoas como nós.”
Xen explica:
“Para qualquer pessoa que esteja passando por coisas semelhantes, espero que não se machuque por causa de outra pessoa. Todos nascemos para ser amados.
Cada um de vocês é especial. Eu não sabia disso antes e isso me levou a lutar e me esconder, mas agora posso me levantar porque sei que mereço ser amado.”
Hangyeom diz:
“Houve abuso na minha antiga agência também. Eu não fui espancado, mas outros membros foram, no escritório ou mesmo durante as turnês.”
Jaehan diz:
“Abrimos uma nova conta no Instagram sob o nome de omega_x__for_x. Manteremos nossa comunicação com os fãs aberta durante nosso processo.”
Jaehan começou a chorar e não conseguiu continuar.
“Omega X resistiu até agora para proteger nosso sonho, mas agora seremos corajosos por nossos fãs, família e membros. Todos aqueles que trabalham depois de serem tratados injustamente em algum lugar do mundo podem nos ouvir e reunir um pouco de coragem.
Espero que haja. No futuro, os 11 membros do Omega X continuarão avançando sem desistir até o fim.”
Yechan continua falando em inglês para os fãs internacionais:
“Nossos amados FOR X ao redor do mundo, recebemos tantas mensagens emocionantes nos informando que vocês estão do nosso lado. Graças ao seu apoio, decidimos tomar coragem.
Nós prometemos que jamais desistiremos dos nossos sonhos, desde que você, FOR X, esteja conosco. Seguiremos fortes, e lutando contra o caos.
Obrigado por sempre estar conosco. Nós te amamos e sentimos muito a sua falta.”
Junghoon complementa em inglês:
“Eu gostaria de dizer que nós estamos muito orgulhosos de vocês, FOR X. E a hashtag #PROTECTOMEGAX que vocês fizeram, nos ajudou a sermos melhores nestas situações que passaram, então, eu sou muito grato e prometo que nós nunca desistiremos.
Muito obrigado, FOR X.”
Depois todos agradeceram aos jornalistas presentes e a coletiva foi finalizada.
Veja a live completa abaixo:
Após a coletiva de imprensa, o novo instagram do OMEGA X, criado pelos membros, ultrapassou 100 mil seguidores.
Em resposta à coletiva de imprensa de hoje, “SKIYAKI”, que detém a licença japonesa OMEGA X, decidiu rescindir seu contrato com a Spire Entertainment. Veja o comunicado:
“Muito obrigado por seu apoio contínuo ao OMEGA X.
Em resposta a coletiva de imprensa realizada na Coreia do Sul às 14h de hoje (KST), a SKIYAKI, que detém a licença para as atividades da OMEGAX no Japão, decidiu cancelar o contrato exclusivo da OMEGAX com a SPIRE referente às suas atividades no Japão.
Quanto à operação futura do SITE OFICIAL OMEGA X JAPAN, iremos notificá-lo neste site assim que decidirmos sobre nossa política de resposta.
Pedimos sinceras desculpas pelo inconveniente e preocupação causada aos nossos fãs.
Obrigado pela sua compreensão.”
Acompanhem o OMEGA X em sua nova conta no Instagram: https://www.instagram.com/omega_x__for_x/
Fiquem atentos para novas atualizações!
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…
View Comments