Notícias

Os pandas gigantes não estão mais ameaçados de extinção

Photo by Sid Balachandran on Unsplash

 

Os pandas gigantes não estão mais ameaçados de extinção, disseram as autoridades chinesas. Assim, depois de décadas de trabalho para salvar esses animais da extinção, a população dos pandas gigantes na selva aumentou para 1.800.

As espécies serão reclassificadas como vulneráveis, disse Cui Shuhong, diretor do Departamento de Proteção Ecológica Natural do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, em uma entrevista coletiva na quarta-feira (7).

A China passou meio século tentando aumentar a população de seus famosos animais. Assim, criando vastas reservas de pandas em várias cadeias de montanhas em um esforço para salvá-los da extinção.

Eles foram retirados da lista de animais ameaçados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) em 2016. Entretanto, essa decisão não foi inicialmente refletida pelas autoridades chinesas.

Foto: Diana Silaraja | Pexels

 

“A China estabeleceu um sistema de reservas naturais relativamente completo”, disse Cui na quarta-feira ao anunciar a mudança. “Grandes áreas de ecossistemas naturais foram sistemática e completamente protegidas e os habitats da vida selvagem foram melhorados de forma eficaz.”

Cui acrescentou que as populações de algumas outras espécies raras e ameaçadas de extinção também estão se recuperando gradualmente.

“O número de espécies como tigres siberianos, leopardos de Amur, elefantes asiáticos e íbis aumentou significativamente”, disse ele.

Os pandas gigantes são extremamente difíceis de procriar, e as fêmeas só conseguem engravidar de 24 a 72 horas por ano.


Foto: Stone Wang | Unsplash

Desde a década de 1970, as autoridades chinesas têm trabalhado em uma campanha de alto perfil para aumentar o número de pandas gigantes. Para conter a perda de habitat, as autoridades criaram reservas naturais especialmente projetadas em áreas onde sua principal fonte de alimento, o bambu, é abundante.

Em 2017, a China anunciou planos para uma reserva de 10.476 milhas quadradas. Os pandas são conhecidos na China como uma espécie guarda-chuva. Isso significa que os especialistas acreditam que medidas para protegê-los ajudariam a proteger outras espécies, bem como o ecossistema em geral.

Entretanto, os esforços bem-sucedidos para aumentar a população de pandas podem ter ocorrido às custas de alguns carnívoros. Várias populações carnívoras viram seu número cair drasticamente nas últimas décadas. Assim, potencialmente colocando o ecossistema maior em risco, de acordo com um estudo do ano passado, divulgado por uma equipe conjunta da China e Estados Unidos.

Foto: Laura The Explaura | Pexels

 

 

 

Fonte: (1)
Daniele Almeida

Recent Posts

Conheça “Kidnap” Bl Tailandês na Netflix!

Kidnap, mais novo bl Tailandês com uma historia emociante sobre um sequestro que se desenrola…

2 horas ago

11º Festival Latino-Americano em Seul tem samba e gastronomia típica

Evento foi promovido por embaixadas de 13 países da América Central e do Sul, entre…

8 horas ago

Hayley Kiyoko anuncia participação na Bienal do Livro

Ela estará no evento nos dias 13 e 14 de setembro para falar do livro…

8 horas ago

ROCKY no Brasil: ingressos já estão à venda para o show

Hoje, 7 de setembro, iniciam as vendas de ingressos para o único show do cantor…

11 horas ago

Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub 20: Saiba como foi a segunda rodada da competição

A segunda rodada da Copa do Mundo definiu algumas das classificadas, com mais bons jogos…

1 dia ago

Caranguejo marinado é 3ª comida mais consumida por turistas na Coreia

Prato estava sexto lugar na pesquisa de 2023 e este ano ficou atrás apenas do…

1 dia ago