Webtoon

Popularidade global dos webtoons coreanos está em crescente

Os webtoons, quadrinhos na versão digital, estão em alta no cenário global. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Coreia e pelo Instituto de Promoção do Intercâmbio Cultural da Coreia, os webtoons lideram o consumo de conteúdo coreano no exterior.

O estudo, realizada entre novembro e dezembro de 2023, entrevistou 25 mil pessoas de 26 países, entre eles o Brasil, além de dados de mercado. Os resultados apontaram que os webtoons e a indústria de beleza coreana representaram 28,65% do consumo total de produtos culturais da Coreia. O número supera outras categorias populares, como dramas e programas de variedades.

Mesmo com esse crescimento, enfrentam desafios no índice de poder de marca. Entre os 11 gêneros de pesquisados, webtoons ficaram em 10º lugar, com uma pontuação de 53,3, caindo ligeiramente em relação aos 55,7 de 2021.

Influência dos k-dramas

No entanto, a popularidade global dos webtoonss aumentou com produções baseadas em webtoons. Entre elas, A Good Day to Be a Dog, Taxi Driver, Moving, Daily Dose of Sunshine e Sweet Home, atraíram os leitores internacionais.

Um exemplo é Mask Girl, que teve adaptação para a Netflix. O drama liderou o ranking global de séries não faladas em inglês e, com isso, o webtoon original teve uma crescente. Comparando os 10 dias anteriores e posteriores ao lançamento da série, o volume de transações do webtoon aumentou 166 vezes, e enquanto o número de visualizações subiu 121 vezes.

No Brasil, a popularidade dos webtoons também está em ascensão. Cerca de 31,3% dos consumidores de K-content afirmaram consumir webtoons regularmente. As principais plataformas de acesso incluem a Naver Webtoon, que domina com 53,5% de participação, enquanto outras plataformas apresentam 48,2%. O gasto médio mensal com webtoons por usuários brasileiros foi de 14,0%, consolidando o crescimento desse formato no país.

Fonte: (1)(2)/ Foto:

Talita Franca

Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.

View Comments

  • PEX Pipes : Flexible and durable, PEX pipes are used for water supply lines. ElitePipe Factory in Iraq offers high-standard PEX pipes for various installations.

  • PVC Pipes : Lightweight and affordable, PVC pipes are widely used for plumbing and drainage. ElitePipe Factory in Iraq is a trusted supplier of high-quality PVC pipes.

  • Hello i think that i saw you visited my weblog so i came to Return the favore Im trying to find things to improve my web siteI suppose its ok to use some of your ideas

  • Thanks I have just been looking for information about this subject for a long time and yours is the best Ive discovered till now However what in regards to the bottom line Are you certain in regards to the supply

Recent Posts

ATEEZ lança o álbum ep “GOLDEN HOUR: Part.2”

Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…

3 dias ago

NMIXX anuncia show no Brasil em fevereiro

O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…

2 semanas ago

Fãs e light sticks ganham as ruas em protesto pelo impeachment de Yoon Suk Yeol

No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…

2 semanas ago

Ingressos à venda para o fan meeting de Jinyoung no Brasil

Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…

2 semanas ago

Conheça “The Trunk” k-drama que vem fazendo sucesso no Brasil

Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…

2 semanas ago

Conheça o cantor sul-coreano Xyche Kiddy

Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…

2 semanas ago