No dia 7 de julho vários japoneses vão às ruas celebrar uma das festas mais tradicionais do país. Com barracas de comida, tendas de brincadeiras, apresentações culturais e fogos de artifício, o Tanabata Matsuri, ou o ‘Festival das Estrelas’, remonta ao século XVII e surgiu de uma lenda de amor transcendental de mais de 2 mil anos.
De acordo com a mitologia, a princesa tecelã Orihime, filha de Tentei, poderoso deus do reino celestial, encontrou-se apaixonada pelo pastor de gado Hikoboshi, ou Kengyu. Imersos em seu romance, os amantes negligenciaram suas tarefas e obrigações diárias. A irresponsabilidade do casal despertou a ira do pai de Orihime, que decidiu separá-los, obrigando-os a viver em lados opostos da majestosa Via Láctea, também conhecida como rio Amanogawa. Diante da tristeza da filha, o pai permitiu que se encontrassem apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, mas com uma condição: eles deveriam atender a todos os pedidos vindos da Terra.
Assim, anualmente, no sétimo dia do sétimo mês, Orihime atravessa corajosamente a Via Láctea para reunir-se com seu amado Hikoboshi. Em consonância com esse aguardado encontro, celebra-se o Tanabata Matsuri. Contudo, a crença popular diz que se chover no dia do reencontro, os amantes não poderão cruzar o rio Amanogawa, adiando seu encontro para o próximo ano.
Uma das tradições do Festival é o de escrever escrever desejos em tiras papel colorido, que depois são pendurados em ramos de bambu, que posteriormente são queimados para que os desejos cheguem ao céu, e assim, segundo a lenda, Orihime e Kengyu possam receber e realizar os pedidos.
No Brasil, o Tanabata é celebrado em cidades com forte presença de nipo-brasileiros desde 1978, quando Assaí, no Paraná, realizou o ‘Festival das Estrelas’ pela primeira vez. O evento pioneiro abriu as portas para uma tradição que logo se expandiria pelo país. Já no ano seguinte, o festival passou a ser realizado anualmente no Bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo.
Hoje em dia, várias cidades brasileiras abraçaram o Tanabata Matsuri. Assim como no Japão, os festivais brasileiros são adornados com a característica decoração típica do Tanabata, proporcionando uma atmosfera mágica e encantadora aos visitantes. Além disso, os eventos oferecem uma variedade de barracas de comida típica japonesa, bem como outras delícias gastronômicas. Além da variedade de sabores, danças, música tradicional, desfiles e exposições atraem não só a comunidade nipo-brasileira, mas também turistas e curiosos, celebrando e fortalecendo a cultura japonesa.
O Tanabata Matsuri se tornou uma celebração aguardada por muitos brasileiros, que encontram nesse evento uma oportunidade de imergir na tradição japonesa e apreciar toda a riqueza cultural que o festival proporciona, além de celebrar a união entre Orihime e Hikoboshi e torcer para que o casal lendário realize seus desejos.
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…