Uma visão do prédio destruído após o terremoto de magnitude 7,4 sacudir a província de Kahramanmaras na Turquia, em 6 de fevereiro de 2023. | Foto: CNN
Uma visão do prédio destruído após o terremoto de magnitude 7,4 sacudir a província de Kahramanmaras na Turquia, em 6 de fevereiro de 2023. | Foto: CNN
Nesta segunda-feira, 6 de fevereiro (horário local), um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul da Turquia, informou a United States Geological Survey (USGS), o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O epicentro do terremoto estava localizado a cerca de 23 quilômetros a leste de Nurdagi, na Turquia, e foi registrado a uma profundidade de 17,9 quilômetros. Além do terremoto principal, tremores secundários de 6,7 e 5,6 foram sentidos momentos após o evento sísmico inicial, também de acordo com a USGS.
Na Turquia, relatos de mídias sociais indicam que o terremoto causou grandes danos e preocupações com um elevado número de mortos. Segundo a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD), o terremoto teve magnitude 7,4 perto da cidade de Kahramanmaras, no sul do país.
O tremor durou cerca de um minuto, mas foi suficientemente forte para quebrar janelas e causar danos em prédios. Imagens transmitidas pela emissora estatal TRT mostraram pessoas nas ruas, aglomeradas em meio à neve. Ainda não há relatos oficiais de feridos ou vítimas fatais, mas as equipes de resgate continuam vasculhando a região em busca de sobreviventes.
O terremoto também foi sentido em outros países, incluindo Israel, Chipre, Síria, Líbano, Grécia, Jordânia, Iraque, Romênia, Geórgia e Egito. Em Beirute, no Líbano, o tremor foi forte o suficiente para balançar prédios e derrubar produtos das prateleiras.
A Turquia está localizada em uma das zonas de terremotos mais ativas do mundo e tem sofrido terremotos devastadores ao longo dos anos. Um dos piores terremotos foi o de magnitude 7,4 que atingiu Duzce em 1999 e matou mais de 17.000 pessoas.
Istambul é especialmente vulnerável a terremotos devido à construção de edifícios sem precauções de segurança. Além disso, em 2020 e 2021, ocorreram outros dois terremotos graves em Elazig e no Mar Egeu, respectivamente, que resultaram em muitas mortes e ferimentos.
Já Israel, que fica localizada no Vale do Rift Sírio-Africano sismicamente ativo, está se preparando há décadas para um grande terremoto. O país está fortalecendo sua infraestrutura e recentemente lançou um sistema de sirene de alerta de terremotos. De acordo com a história, o país sofre terremotos severos a cada século, com o último registrado em 1927.
Pela primeira vez no Brasil, os artistas coreanos Gun-e, Gson e Lowell Straight desembarcam em…
Pela primeira vez no Brasil, os artistas HELLO GLOOM e from20 se apresentam no dia…
Formado por BM, J.seph, Somin e Jiwoo, o KARD é um dos grupos mistos mais…
Em 9 de janeiro, a Uncore, agência responsável pelo gerenciamento do grupo Close Your Eyes,…
O ano de 2024 foi marcante para a literatura coreana, Lee Sun-Young, autora de Farmácia…
Nesta terça-feira (7), foi celebrado o Dia do Leitor, uma data especial para refletir sobre…
View Comments