A elevação dos casos de violência doméstica e problemas econômicos causados pela pandemia no Japão, impulsionaram diversos problemas sociais. Em decorrência deles, um grande números jovens começaram a fugir de lares abusivos, formando grupos e buscando refúgio em algumas áreas específicas da cidade. Esse contexto resultou no crescimento dos chamados “Toyoko Kids”, adolescentes em situação de rua de várias regiões do país como Osaka e Nagoya que se reúnem no distrito de Kabukicho, em uma área conhecida como Toyoko.
Especialmente neste bairro, conhecido pelo entretenimento noturno, os menores de idade acabaram se tornando alvos fáceis de exploração, se envolvendo desde pequenos furtos até prostituição, devido à falta de apoio e proteção adequada. Voluntários, como o “Kabukicho Manji-kai”, tentam fornecer apoio, distribuindo refeições e promovendo uma rede de proteção, mas o impacto ainda é limitado frente à complexidade do problema.
A polícia também tem tentado intervir, mas esbarram na dificuldade de reintegrar esses jovens em ambientes seguros, visto que em sua maioria a violência doméstica foi um fator determinante para a fuga de casa. O que levanta questões sobre mudanças estruturais nas famílias japonesas e medidas governamentais de combate a situação em Toyoko.
FONTES: (1) (2) (3) / FOTO: Yusuke Nagata
Pela primeira vez no Brasil, os artistas coreanos Gun-e, Gson e Lowell Straight desembarcam em…
Pela primeira vez no Brasil, os artistas HELLO GLOOM e from20 se apresentam no dia…
Formado por BM, J.seph, Somin e Jiwoo, o KARD é um dos grupos mistos mais…
Em 9 de janeiro, a Uncore, agência responsável pelo gerenciamento do grupo Close Your Eyes,…
O ano de 2024 foi marcante para a literatura coreana, Lee Sun-Young, autora de Farmácia…
Nesta terça-feira (7), foi celebrado o Dia do Leitor, uma data especial para refletir sobre…