Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a província de Ishikawa e prefeituras vizinhas no Japão na tarde desta segunda-feira (1), horário local, gerando tsunamis na costa leste da Coreia do Sul. A Administração Meteorológica da Coreia (KMA) reportou tsunamis menores nas águas da província de Gangwon na noite de segunda-feira.
Em Gangneung, uma onda de tsunami de 20 centímetros chegou à costa às 18h01. Em Donghae, uma onda maior, com 45 centímetros, alcançou a costa às 18h05. A KMA emite alertas de tsunami quando a altura de uma onda atinge 50 centímetros, mas ressalta que ondas de 20 a 30 centímetros podem causar danos ao chegarem na costa, pois tendem a aumentar de tamanho a depender da velocidade dos ventos.
A KMA também advertiu que a altura dos tsunamis pode aumentar perigosamente com as marés e que a região de Gangwon pode enfrentar tsunamis por mais de 24 horas. Em resposta, a província de Gangwon enviou alertas de tsunami por mensagens de texto para residentes em seis cidades e condados costeiros, aconselhando a evacuação para áreas mais elevadas.
As forças policiais marítimas locais mantêm vigilância sobre a situação e, até o início da noite de segunda-feira, não houve relatos de danos. Autoridades meteorológicas em Gangwon emitiram um aviso de ondas altas para as cidades costeiras, com ventos de até 16 metros por segundo.
No Japão, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um grande alerta de tsunami para Ishikawa e avisos de tsunami de nível mais baixo para outras áreas ao longo da costa noroeste da ilha de Honshu. A mídia japonesa informou que ondas de até 5 metros poderiam atingir a costa, embora não houvesse relatos imediatos de danos.
O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul afirmou que, até a noite de segunda-feira, não recebeu relatos de ferimentos ou danos a cidadãos sul-coreanos no Japão. O consulado sul-coreano em Niigata, responsável por Ishikawa, está monitorando a situação e oferecerá assistência aos sul-coreanos na região. Cerca de 1.200 sul-coreanos residem na Prefeitura de Ishikawa e outros 800 em Toyama.
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…
View Comments
Wow superb blog layout How long have you been blogging for you make blogging look easy The overall look of your site is magnificent as well as the content
I have read some excellent stuff here Definitely value bookmarking for revisiting I wonder how much effort you put to make the sort of excellent informative website