Notícias

Tsunamis atingem costa leste da Coreia do Sul após forte terremoto no Japão

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a província de Ishikawa e prefeituras vizinhas no Japão na tarde desta segunda-feira (1), horário local, gerando tsunamis na costa leste da Coreia do Sul. A Administração Meteorológica da Coreia (KMA) reportou tsunamis menores nas águas da província de Gangwon na noite de segunda-feira.

Em Gangneung, uma onda de tsunami de 20 centímetros chegou à costa às 18h01. Em Donghae, uma onda maior, com 45 centímetros, alcançou a costa às 18h05. A KMA emite alertas de tsunami quando a altura de uma onda atinge 50 centímetros, mas ressalta que ondas de 20 a 30 centímetros podem causar danos ao chegarem na costa, pois tendem a aumentar de tamanho a depender da velocidade dos ventos.

A KMA também advertiu que a altura dos tsunamis pode aumentar perigosamente com as marés e que a região de Gangwon pode enfrentar tsunamis por mais de 24 horas. Em resposta, a província de Gangwon enviou alertas de tsunami por mensagens de texto para residentes em seis cidades e condados costeiros, aconselhando a evacuação para áreas mais elevadas.

NHK TV avisa sobre os alertas na Coreia do Sul, em transmissão ao vivo. | Foto: Captura de tela NHK TV em 01 de janeiro de 2024.

As forças policiais marítimas locais mantêm vigilância sobre a situação e, até o início da noite de segunda-feira, não houve relatos de danos. Autoridades meteorológicas em Gangwon emitiram um aviso de ondas altas para as cidades costeiras, com ventos de até 16 metros por segundo.

No Japão, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um grande alerta de tsunami para Ishikawa e avisos de tsunami de nível mais baixo para outras áreas ao longo da costa noroeste da ilha de Honshu. A mídia japonesa informou que ondas de até 5 metros poderiam atingir a costa, embora não houvesse relatos imediatos de danos.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul afirmou que, até a noite de segunda-feira, não recebeu relatos de ferimentos ou danos a cidadãos sul-coreanos no Japão. O consulado sul-coreano em Niigata, responsável por Ishikawa, está monitorando a situação e oferecerá assistência aos sul-coreanos na região. Cerca de 1.200 sul-coreanos residem na Prefeitura de Ishikawa e outros 800 em Toyama.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

 

Fontes: (1) (2) (3)
Daniele Almeida

View Comments

  • Wow superb blog layout How long have you been blogging for you make blogging look easy The overall look of your site is magnificent as well as the content

  • I have read some excellent stuff here Definitely value bookmarking for revisiting I wonder how much effort you put to make the sort of excellent informative website

Recent Posts

Gun-e, Gson e Lowell Straight chegam ao Brasil com a Dear Summer Tour em fevereiro

Pela primeira vez no Brasil, os artistas coreanos Gun-e, Gson e Lowell Straight desembarcam em…

3 semanas ago

HELLO GLOOM e from20 chegam ao Brasil com show em São Paulo no dia 24

Pela primeira vez no Brasil, os artistas HELLO GLOOM e from20 se apresentam no dia…

3 semanas ago

KARD volta ao Brasil com show único em São Paulo nesta sexta-feira (17)

Formado por BM, J.seph, Somin e Jiwoo, o KARD é um dos grupos mistos mais…

3 semanas ago

Close Your Eyes, grupo do Project 7, é alvo de disputa contratual entre agências

Em 9 de janeiro, a Uncore, agência responsável pelo gerenciamento do grupo Close Your Eyes,…

3 semanas ago

Entrevista: autora Lee Sun-Young, fala sobre processo criativo e literatura coreana

O ano de 2024 foi marcante para a literatura coreana, Lee Sun-Young, autora de Farmácia…

3 semanas ago

Dia do Leitor: Os livros asiáticos mais lidos e sugestões de leitura

Nesta terça-feira (7), foi celebrado o Dia do Leitor, uma data especial para refletir sobre…

4 semanas ago