Notícias

Tsunamis atingem costa leste da Coreia do Sul após forte terremoto no Japão

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a província de Ishikawa e prefeituras vizinhas no Japão na tarde desta segunda-feira (1), horário local, gerando tsunamis na costa leste da Coreia do Sul. A Administração Meteorológica da Coreia (KMA) reportou tsunamis menores nas águas da província de Gangwon na noite de segunda-feira.

Em Gangneung, uma onda de tsunami de 20 centímetros chegou à costa às 18h01. Em Donghae, uma onda maior, com 45 centímetros, alcançou a costa às 18h05. A KMA emite alertas de tsunami quando a altura de uma onda atinge 50 centímetros, mas ressalta que ondas de 20 a 30 centímetros podem causar danos ao chegarem na costa, pois tendem a aumentar de tamanho a depender da velocidade dos ventos.

A KMA também advertiu que a altura dos tsunamis pode aumentar perigosamente com as marés e que a região de Gangwon pode enfrentar tsunamis por mais de 24 horas. Em resposta, a província de Gangwon enviou alertas de tsunami por mensagens de texto para residentes em seis cidades e condados costeiros, aconselhando a evacuação para áreas mais elevadas.

NHK TV avisa sobre os alertas na Coreia do Sul, em transmissão ao vivo. | Foto: Captura de tela NHK TV em 01 de janeiro de 2024.

As forças policiais marítimas locais mantêm vigilância sobre a situação e, até o início da noite de segunda-feira, não houve relatos de danos. Autoridades meteorológicas em Gangwon emitiram um aviso de ondas altas para as cidades costeiras, com ventos de até 16 metros por segundo.

No Japão, a Agência Meteorológica do Japão emitiu um grande alerta de tsunami para Ishikawa e avisos de tsunami de nível mais baixo para outras áreas ao longo da costa noroeste da ilha de Honshu. A mídia japonesa informou que ondas de até 5 metros poderiam atingir a costa, embora não houvesse relatos imediatos de danos.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul afirmou que, até a noite de segunda-feira, não recebeu relatos de ferimentos ou danos a cidadãos sul-coreanos no Japão. O consulado sul-coreano em Niigata, responsável por Ishikawa, está monitorando a situação e oferecerá assistência aos sul-coreanos na região. Cerca de 1.200 sul-coreanos residem na Prefeitura de Ishikawa e outros 800 em Toyama.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

 

Fontes: (1) (2) (3)
Daniele Almeida

View Comments

  • Wow superb blog layout How long have you been blogging for you make blogging look easy The overall look of your site is magnificent as well as the content

  • I have read some excellent stuff here Definitely value bookmarking for revisiting I wonder how much effort you put to make the sort of excellent informative website

Recent Posts

11º Festival Latino-Americano em Seul tem samba e gastronomia típica

Evento foi promovido por embaixadas de 13 países da América Central e do Sul, entre…

5 horas ago

Hayley Kiyoko anuncia participação na Bienal do Livro

Ela estará no evento nos dias 13 e 14 de setembro para falar do livro…

6 horas ago

ROCKY no Brasil: ingressos já estão à venda para o show

Hoje, 7 de setembro, iniciam as vendas de ingressos para o único show do cantor…

9 horas ago

Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub 20: Saiba como foi a segunda rodada da competição

A segunda rodada da Copa do Mundo definiu algumas das classificadas, com mais bons jogos…

1 dia ago

Caranguejo marinado é 3ª comida mais consumida por turistas na Coreia

Prato estava sexto lugar na pesquisa de 2023 e este ano ficou atrás apenas do…

1 dia ago

Parceira entre Coreia e Indonésia cria Centro de Formação de Conteúdo

A iniciativa será implementada em Jacarta e outas seis regiões indonésias sendo destinado à jovens…

1 dia ago