Sem categoria

Tufão Krathon se aproxima de Taiwan com risco de devastação na costa oeste

As autoridades de Taiwan emitiram um alerta nesta segunda-feira (30) para a chegada do poderoso Tufão Krathon, que deve atingir a costa oeste da ilha na manhã de quarta-feira (2). O tufão, com ventos de mais de 210 km/h, se intensificou para o equivalente a um furacão de categoria 4 e promete trazer chuvas torrenciais e ventos extremos para regiões densamente povoadas, como a cidade portuária de Kaohsiung.

Embora Taiwan seja regularmente atingida por tufões, eles geralmente chegam à costa leste, que é menos habitada e mais montanhosa. No entanto, Krathon deve seguir uma rota incomum, atingindo diretamente a costa oeste da ilha, o que não é comum em tempestades dessa magnitude. Gene Huang, meteorologista da Administração Central de Meteorologia de Taiwan, ressaltou que a intensidade e o movimento deste tufão são “raros” na história da ilha, o que representa um risco maior para as áreas atingidas.

Fonte: CWA graphic

O prefeito de Kaohsiung, Chen Chi-mai, alertou que a cidade deve se preparar para um “desastre”, destacando que 1.690 pessoas já foram evacuadas das áreas de risco. Ele também afirmou que as regiões montanhosas enfrentam um perigo elevado de deslizamentos e enchentes. Mais de 15.000 soldados estão de prontidão em toda a ilha, e 1.000 barcos de resgate foram posicionados para auxiliar em possíveis operações de evacuação e salvamento.

A Defesa Civil informou que todos os hospitais militares estão com equipes médicas de emergência preparadas para agir a qualquer momento. Já os serviços de transporte começaram a ser afetados, com barcos para as ilhas periféricas cancelados e algumas rotas de voos domésticos suspensas. A linha ferroviária que conecta o sul de Taiwan à costa leste também foi interrompida, enquanto o serviço de trem de alta velocidade no eixo norte-sul continua a operar normalmente.

A expectativa é de que até 1,3 metros de chuva atinja as áreas mais vulneráveis nos próximos dias, elevando o risco de inundações em grande escala. Em julho, o Tufão Gaemi causou 11 mortes no país, e as autoridades locais estão em alerta máximo para evitar uma nova tragédia.

Fonte: (1)

Daniele Almeida

View Comments

Recent Posts

Livro de ficção coreano “Farmácia do amor da família Botero” chega ao Brasil

A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…

36 minutos ago

Japan House apresenta exposição “A vida que se revela”

A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…

56 minutos ago

Confira os 37 acordos assinados entre Brasil e China durante visita de Xi Jinping

A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…

14 horas ago

Brasil e China elevam parceria a novo patamar e assinam 37 acordos em visita de Xi Jinping

Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…

17 horas ago

Brasil e Banco Asiático de Infraestrutura assinam acordo de R$ 16,7 bilhões para projetos de desenvolvimento

No dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de…

17 horas ago

Soobin, do TXT, entra em hiato temporário devido a problemas de saúde

No dia 19 de novembro, a BIGHIT MUSIC anunciou que Soobin, líder do grupo TOMORROW…

17 horas ago