Os bombeiros da Turquia lutam, neste domingo (1), para controlar os incêndios florestais que ainda afetam as cidades turísticas de Manavgat e Marmaris, e alguns turistas foram evacuados de Bodrum, na costa do Mar Egeu.
Desde quarta-feira (28), seis pessoas morreram por causa dos incêndios no sul e oeste da Turquia, e milhares de pessoas foram evacuadas de suas casas. Os moradores locais, bem como as equipes de apoio da Rússia, Ucrânia, Irã e Azerbaijão foram destacadas para ajudar os bombeiros turcos.
A maioria das dezenas de incêndios que eclodiram no país nos últimos cinco dias foi contida, disseram as autoridades. No entanto, os incêndios ainda estavam queimando em Manavgat no sul e em Marmaris no oeste, alimentados pelo calor e ventos sufocantes, disse o Ministro das Florestas, Bekir Pakdemirli.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou, neste sábado (31), que as autoridades detiveram uma pessoa suspeita por ter provocado os incêndios florestais no sudoeste do país.
Até agora, a identidade do suspeito não foi revelada. Entretanto, acredita-se que a pessoa esteja conectado com os incêndios florestais que ocorreram perto da cidade de Milas, na província de Mugla.
No entanto, o presidente turco disse que o país não descarta a possibilidade de que os incêndios florestais, que ele tinha chamado de “desastre nacional”, tenham sido iniciados por entidades interessadas em prejudicar a Turquia.
“Estamos investigando minuciosamente as causas dos incêndios florestais. Se existirem traidores que podem incendiar sua própria pátria, eles enfrentarão castigos severos”, afirmou Erdogan.
Seis pessoas já foram vítimas fatais dos incêndios e cerca de outras 400 ficaram feridas, assim, provocando a evacuação de várias cidades.
Dezenas de fogos florestais têm assolado, pelo menos, 30 distritos a sudoeste do país. Os incêndios também chegaram perigosamente perto de alguns vilarejos e cidades turísticas no litoral, levando à evacuação de hotéis e assentamentos inteiros.
Cerca de 107 dos 112 incêndios que eclodiram nos últimos cinco dias na Turquia foram contidos na manhã de domingo, de acordo com dados do Ministério de Florestas.
As temperaturas têm estado altas em grande parte do país nos últimos dias e devem chegar a 44 graus na segunda e terça-feira.
Tradução:
🚨 Aviso de gatilho // DESASTRES, DIVULGUE 🚨 Por favor, espalhe isso para que nossa voz seja ouvida por um público mais amplo, muito obrigado. #TurquiaEstáQueimando #TurquiaEstáQueimando #TurquiaPrecisaDeAjuda
Pledis Entertainment anunciou nesta quarta-feira (20), que The8, membro do grupo Seventeen, lançará seu primeiro…
A Netflix revelou durante o International Showcase nesta semana em Los Angeles, que 80% de…
A autora sul-coreana Lee Sun-Youngl, estreia no Brasil com o livro Farmácia do amor da…
A Japan House traz para o Brasil a exposição "A vida que se revela", em…
A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…
Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…
View Comments