Notícias

Ucrânia precisa de munição da Coreia do Sul, diz o Primeiro Ministro da Polônia

Em 12 de abril, o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, disse que só a intervenção direta do presidente Biden levaria a um acordo para a Coreia do Sul disponibilizar sua munição de artilharia para a Ucrânia usar na luta contra a Rússia. Líderes em Seul precisam de garantias de que os Estados Unidos ofereceriam suporte diante de qualquer resposta agressiva da China ou da Rússia, disse Morawiecki.

Documentos de inteligência vazados divulgados nas redes sociais em março e trazidos a público nos últimos dias indicaram que a Polônia poderia ter um papel na transferência de projéteis de artilharia da Coreia do Sul para a Ucrânia, mas os relatórios indicaram que os oficiais sul-coreanos estavam relutantes em fornecer munições, preocupados que isso pudesse violar as regras do país contra a ajuda letal a nações em guerra.

O primeiro-ministro polonês disse que a Força Aérea da Rússia tem muito mais projéteis de artilharia e dispara muito mais rodadas no campo de batalha a cada mês do que o Exército ucraniano. Segundo ele, a Coreia do Sul tem um grande estoque de projéteis de artilharia e pode ajudar. No entanto, forjar um acordo, acrescentou ele, exigiria um envolvimento mais direto de Biden para garantir à Coreia do Sul que os Estados Unidos ofereceriam suporte diante de qualquer resposta agressiva da China ou da Rússia.

“Falamos com a Coreia do Sul sobre isso, a entrega de armas e munições. Mas não acho que isso seja possível sem a intervenção dos Estados Unidos. A Coreia do Sul teme a reação russa e a reação chinesa”, disse Morawiecki em entrevista ao The New York Times.

Funcionários da Embaixada da Coreia do Sul não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

Morawiecki disse que a Polônia nunca transferiria as armas sem negociar um acordo com a Coreia do Sul. A Ucrânia tem baixo estoque de projéteis de artilharia da era soviética e mudou-se principalmente para a utilização de canhões de artilharia e projéteis doados pelos Estados Unidos e seus aliados.

O apelo do primeiro-ministro polonês vem quando autoridades americanas e europeias alertaram a Ucrânia que ela está gastando projéteis de artilharia em uma taxa insustentável enquanto tenta manter a cidade de Bakhmut no leste. Isso poderia colocar em risco uma campanha planejada para a primavera que a Ucrânia e seus parceiros esperam que seja decisiva.

O governo dos Estados Unidos recentemente anunciou mais dois embarques imediatos de milhares de rodadas de artilharia dos estoques do Pentágono para ajudar a fortalecer os suprimentos da Ucrânia.

 

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

Fonte: (1) | Foto: Haiyun Jiang/The New York Times
Redação Ásia ON

View Comments

Recent Posts

ATEEZ lança o álbum ep “GOLDEN HOUR: Part.2”

Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…

3 dias ago

NMIXX anuncia show no Brasil em fevereiro

O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…

2 semanas ago

Fãs e light sticks ganham as ruas em protesto pelo impeachment de Yoon Suk Yeol

No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…

2 semanas ago

Ingressos à venda para o fan meeting de Jinyoung no Brasil

Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…

2 semanas ago

Conheça “The Trunk” k-drama que vem fazendo sucesso no Brasil

Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…

2 semanas ago

Conheça o cantor sul-coreano Xyche Kiddy

Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…

2 semanas ago