Em 12 de abril, o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, disse que só a intervenção direta do presidente Biden levaria a um acordo para a Coreia do Sul disponibilizar sua munição de artilharia para a Ucrânia usar na luta contra a Rússia. Líderes em Seul precisam de garantias de que os Estados Unidos ofereceriam suporte diante de qualquer resposta agressiva da China ou da Rússia, disse Morawiecki.
Documentos de inteligência vazados divulgados nas redes sociais em março e trazidos a público nos últimos dias indicaram que a Polônia poderia ter um papel na transferência de projéteis de artilharia da Coreia do Sul para a Ucrânia, mas os relatórios indicaram que os oficiais sul-coreanos estavam relutantes em fornecer munições, preocupados que isso pudesse violar as regras do país contra a ajuda letal a nações em guerra.
O primeiro-ministro polonês disse que a Força Aérea da Rússia tem muito mais projéteis de artilharia e dispara muito mais rodadas no campo de batalha a cada mês do que o Exército ucraniano. Segundo ele, a Coreia do Sul tem um grande estoque de projéteis de artilharia e pode ajudar. No entanto, forjar um acordo, acrescentou ele, exigiria um envolvimento mais direto de Biden para garantir à Coreia do Sul que os Estados Unidos ofereceriam suporte diante de qualquer resposta agressiva da China ou da Rússia.
“Falamos com a Coreia do Sul sobre isso, a entrega de armas e munições. Mas não acho que isso seja possível sem a intervenção dos Estados Unidos. A Coreia do Sul teme a reação russa e a reação chinesa”, disse Morawiecki em entrevista ao The New York Times.
Funcionários da Embaixada da Coreia do Sul não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
Morawiecki disse que a Polônia nunca transferiria as armas sem negociar um acordo com a Coreia do Sul. A Ucrânia tem baixo estoque de projéteis de artilharia da era soviética e mudou-se principalmente para a utilização de canhões de artilharia e projéteis doados pelos Estados Unidos e seus aliados.
O apelo do primeiro-ministro polonês vem quando autoridades americanas e europeias alertaram a Ucrânia que ela está gastando projéteis de artilharia em uma taxa insustentável enquanto tenta manter a cidade de Bakhmut no leste. Isso poderia colocar em risco uma campanha planejada para a primavera que a Ucrânia e seus parceiros esperam que seja decisiva.
O governo dos Estados Unidos recentemente anunciou mais dois embarques imediatos de milhares de rodadas de artilharia dos estoques do Pentágono para ajudar a fortalecer os suprimentos da Ucrânia.
Nesta quarta-feira (6), o Brasil e a Coreia do Sul assinaram um Memorando de Entendimento…
No dia 01 de novembro, o grupo feminino BABYMONSTER, realizou o seu comeback com o lançamento…
O ator sul-coreano Hwang In Youp, conhecido por seus papéis em dramas como True Beauty…
Após a espera de muitos fãs, Park Sungjin, líder da banda DAY6, finalmente lançou seu…
O cantor e rapper sul-coreano Do Hanse, membro do grupo Victon, realizará um show solo…
Jay B, líder do GOT7, anunciou no dia 2 de novembro o lançamento de seu…
View Comments