Esportes

Voleibol Feminino: Veja como foi a segunda rodada da Liga das Nações

A segunda rodada da Liga das Nações de vôlei feminino, realizada em Macau e nos Estados Unidos, chegou ao fim com as seleções asiáticas ainda em momentos contrastantes dentro da competição.

As seleções do Japão e da China, se mantiveram na zona de classificação à próxima fase, enquanto na outra parte da tabela, a Tailândia teve uma “sobrevida” ao melhorar seu desempenho, e a Coreia do Sul segue nas últimas posições.

JAPÃO

Abrindo a segunda rodada, o Japão entrou em quadra para enfrentar o Brasil, em uma partida eletrizante, que terminou em um placar final de 3 sets a 2 para as brasileiras.

No primeiro set, as japonesas conseguiram se segurar a frente da pontuação, com uma boa sequência de pontos, que garantiram a vantagem,  apesar da seleção brasileira ter imposto uma grande dificuldade defensiva, o período foi vencido pela equipe asiática por 24-26.

No segundo período, a seleção brasileira se recuperou e devolveu a parcial de 26-24, em mais uma demonstração do alto nível das duas equipes, dessa vez com as japonesas se segurando na defesa, e as brasileiras conseguindo tomar a dianteira nos minutos finais, e empatando a disputa.

A reação brasileira parou no segundo set, e as japonesas conseguiram se impor e manter uma vantagem na maior parte do terceiro, e fecharam o período com uma boa parcial de 19-25.

No quarto set, a seleção brasileira conseguiu evitar sua primeira derrota na competição, ao conseguir encaixar uma melhor sequência de pontos, e fechar o período em 25-20, levando a decisão para o tie-break.

No período extra, o Brasil conseguiu abrir vantagem nos primeiros minutos, a seleção japonesa conseguiu alcançar, mas não conseguiu tomar a dianteira, e em mais um set muito disputado, a seleção brasileira venceu após marcar 15-11, com destaque para a capitã brasileira Gabi, que marcou 24 pontos na partida.

Na segunda partida, o Japão se recuperou com uma ótima vitória por 3 sets a 0, diante da França.

Se aproveitando dos erros defensivos da equipe europeia, o time asiático fechou o primeiro set com a parcial avassaladora  de 14-25.

No segundo set, a seleção francesa tentou uma reação, mas as japonesas conseguiram se manter em vantagem e fecharam em 18-25.Para garantir a vitória, o Japão controlou bem o jogo, se aproveitando da superioridade técnica, fechou o terceiro set por 15-25

O terceiro jogo proporcionou mais um embate disputado, dessa vez a equipe adversária foi a China, que estava à frente na classificação, mas quem se deu melhor foi o Japão, que conseguiu a vitória por 3 sets a 1.

Em um primeiro set parelho, as japonesas conseguiram obter vantagem, encerrando o período em 25-22.

No segundo set, a seleção chinesa reagiu bem, segurando uma vantagem que na maior parte do tempo foi de 5 pontos, e encerrou o período em 19-25.

A recuperação das japonesas veio logo em seguida, com direito a dois aces, o terceiro set foi encerrado em 25-18.No quarto set, a seleção japonesa evitou que o jogo fosse para um quinto período, e fechou em 25-22, mesmo com as chinesas jogando bem e gerando dificuldades.

O encerramento da segunda rodada para o Japão foi contra a competitiva seleção da República Dominicana, que equilibrou o jogo e deu trabalho para a equipe asiática, mas acabou sendo derrotada por 3 sets a 1.

Os quatro sets tiveram parciais muito parelhas, demonstrando o quanto a seleção caribenha se esforçou para tentar levar para um quinto set, mas o Japão contou com um desempenho inspirado do destaque do time, Sarina Koga, que marcou 25 pontos.O primeiro set terminou em 20-25 para as japonesas, no segundo, as dominicanas igualaram o jogo e terminaram com a parcial de 25-23, nos dois sets seguintes, as asiáticas conseguiram se impor e garantir o resultado com 24-26 e 23-25.

CHINA

Jogando em Macau, a  seleção da China iniciou a segunda rodada vencendo a seleção dos Países Baixos por 3 sets a 1.

As chinesas saíram perdendo, o primeiro set foi de 25-21 em um período onde as europeias superaram um maior número de erros de saque e se impuseram diante das asiáticas na maior parte do tempo, apesar de terem levado algum perigo no fim do set.

A recuperação veio logo no segundo set, que foi bem mais equilibrado, com as chinesas fechando em 23-25, mesmo estando em boa parte do tempo com um ponto de desvantagem.

As holandesas mantiveram o ritmo no terceiro set e novamente tomaram a dianteira, se mantendo assim até a metade do período, mas sendo superadas pela aguerrida seleção chinesa, que novamente fechou o set em 23-25.Evitando um quinto set, as chinesas encaixaram 3 aces e mostrando sua melhor técnica, superou a equipe adversária por 21-25.

Depois da boa vitória, as chinesas fizeram o embate continental contra o Japão, que apesar de estar atrás na classificação, mostrou sua boa fase dentro da competição e venceram por 3 sets a 1.

A recuperação veio no terceiro jogo em mais um confronto regional, contra a Tailândia, em uma boa vitória por 3 sets a 0.

Apesar da superioridade técnica, a seleção chinesa teve dificuldades para fechar o primeiro set em vantagem, já que a seleção tailandesa mostrou uma ascensão nesta segunda rodada.

O período foi fechado em 23-25, sem que a seleção chinesa conseguisse abrir uma vantagem expressiva em nenhum momento.

No segundo set, a seleção chinesa conseguiu se sair melhor, se aproveitando dos erros defensivos da equipe adversária e após a metade do período, obteve uma vantagem ainda maior, fechando em 17-25.Se impondo no terceiro set, a seleção chinesa sacramentou a vitória, dessa vez largando à frente e conseguindo afastar qualquer chance de reação, ao conseguir abrir uma vantagem de cinco pontos, sustentada até a parte final do set, que foi encerrado em 18-25

O encerramento da segunda rodada para a China foi com uma derrota diante da fortíssima seleção italiana, que venceu por 3 sets a 0.

As chinesas saíram atrás no início do primeiro set, e não conseguiram se recuperar, apesar de equilibrarem o jogo, foram superadas por 25-23.Apesar do bom primeiro set, os dois sets seguintes foram melhores para a equipe europeia, que não deu chances de recuperação para as asiáticas, vencendo o segundo set por 25-19 e o terceiro de maneira ainda mais contundente, por 25-16.

TAILÂNDIA E COREIA DO SUL

A seleção sul-coreana segue lutando contra o rebaixamento, em uma briga direta com a atual última colocada, a Bulgária.

Apesar de ter “complicado a vida” da seleção búlgara na primeira partida dessa segunda rodada, a seleção coreana acabou superada por 3 sets a 2.

As búlgaras fecharam o primeiro set que foi bem parelho por 23-25, a recuperação das asiáticas veio nos sets seguintes, com as parciais de 25-20 e 26-24, com este último sendo bem competitivo.

Mesmo depois de ter garantido o tie-break, a seleção sul-coreana não conseguiu vencer o confronto direto, e acabou sendo superada com as parciais de 21-25 e 13-15, “caindo” mesmo tendo jogado muito bem em comparação com os jogos anteriores. Nos três jogos seguintes, as coreanas enfrentaram equipes mais fortes e não puderam fazer frente, sendo derrotadas por 3 sets a 0 diante da Polônia, vice-líder do torneio, da atual campeã da competição, a Turquia e da tradicional seleção do Canadá.

A seleção da Tailândia entrou nesta segunda rodada demonstrando uma grande força de recuperação e conquistou duas importantes vitórias, para seguir com esperanças de classificação e de melhora no ranking mundial.

O primeiro desafio foi a seleção da República Dominicana, que é uma das boas equipes centro-americanas e já está garantida nos Jogos Olímpicos de Paris.

As tailandesas saíram na frente após vencer um equilibrado primeiro set por 25-22, mas a igualdade veio logo no set seguinte, com as dominicanas fechando bem o período, com a parcial de 20-25.

O “susto” não foi o suficiente para tirar o ímpeto da seleção asiática, que conseguiu terminar o terceiro set com a elástica parcial de 25-17 e sem permitir a reação adversária, garantiu a vitória ao fechar o disputado quarto set em 26-24.

No segundo jogo, as tailandesas enfrentaram a França, em um boa apresentação, venceu por 3 sets a 2, abrindo 2×0 com parciais de 25-22  e 25-21.

A vantagem não impediu da Tailândia levar um susto, quando as francesas empataram vencendo o 3º e 4º set com parciais de 25-23 e 25-21, mas a reação parou por aí, quando as asiáticas fizeram um tie-break quase perfeito e fecharam o placar após a parcial de 7-15.Já nos dois jogos seguintes, a seleção tailandesa teve adversários mais qualificados, perdendo o confronto continental contra a China e contra a atual líder do torneio, a seleção brasileira, por 3 sets a 0

A terceira rodada da Liga das Nações já está em andamento, com os jogos sendo exibidos pelo Grupo Globo, entre SporTV e Globo Play, com transmisões de alguns jogos do Brasil em tv aberta.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!

Fontes: (1)  |Fotos: Divulgação / VNL

Renato Meneses

View Comments

  • Somebody essentially lend a hand to make significantly posts I might state That is the very first time I frequented your web page and up to now I surprised with the research you made to create this particular put up amazing Excellent job

Recent Posts

Confira os 37 acordos assinados entre Brasil e China durante visita de Xi Jinping

A visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, marcada por reuniões com o…

5 horas ago

Brasil e China elevam parceria a novo patamar e assinam 37 acordos em visita de Xi Jinping

Na manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu…

8 horas ago

Brasil e Banco Asiático de Infraestrutura assinam acordo de R$ 16,7 bilhões para projetos de desenvolvimento

No dia 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de…

8 horas ago

Soobin, do TXT, entra em hiato temporário devido a problemas de saúde

No dia 19 de novembro, a BIGHIT MUSIC anunciou que Soobin, líder do grupo TOMORROW…

8 horas ago

Min Hee Jin renuncia à direção da ADOR e anuncia medidas legais contra a HYBE

No dia 20 de novembro, Min Hee Jin, fundadora e ex-CEO da ADOR (subsidiária da…

8 horas ago

Brasil e China lançam parceria estratégica para inovação no setor elétrico

No dia 17 de novembro, os parceiros comerciais Brasil e China consolidaram uma nova aliança…

9 horas ago