A primeira partida deste segundo dia de Copa do Mundo foi marcada por protestos por parte da Seleção inglesa. Seu capitão, Harry Kane, usaria a braçadeira com as cores do arco-íris e a frase “One Love” em apoio a comunidade LGBTQIA + e contra o preconceito, porém a FIFA deixou claro que a mensagem considerada política levaria a sanções econômicas e esportivas a sua equipe, desencorajando a ação.
Os jogadores ingleses ajoelharam em protesto antes da bola rolar, em virtude a isso, Kane, usou a braçadeira que carregou a mensagem “No discrimination” essa, dada pela própria FIFA.
Com a bola rolando os iranianos começaram se defendendo muito bem e buscando brechas para sair da defesa para o ataque como era esperado. Aos 20 minutos de jogo porém, a jovem equipe inglesa aumentou a intensidade e conseguiu “quebrar” a sólida linha defensiva adversária.
Aos 31, Maguire acertou a trave do goleiro Hosseini, que nada pôde fazer para impedir o gol de Bellingham, aos 34, o gol animou os ingleses, que logo chegaram ao segundo gol, com Saka.
Claramente mais cansados e com um acréscimo muito grande devido a paralisação para atendimento de seu goleiro titular, Beiranvand, que precisou deixar o campo após lesão no nariz, o Irã tomou o terceiro gol ainda no primeiro tempo. Após tentar um ataque desorganizado, perderam a posse de bola, e viram o goleiro Pickford, lançar a bola para o ataque, onde Harry Kane serviu a Sterling.
No segundo tempo de jogo os europeus começaram a trocar passes com tranquilidade, procurando espaços enquanto a defesa iraniana os parava com falta, o jogo não teve mais que isso até os 16 minutos quando Saka recebeu uma bola de Sterling e sozinho marcou o seu segundo gol no jogo, e o quarto para os “three lions”.
Os “leões da pérsia”, no entanto, acordaram após tomarem o quarto e em boa jogada de Gholizadeh, o ótimo atacante Taremi não desperdiçou a chance de diminuir.
Melhores, os iranianos chegaram a dar trabalho para o arqueiro do “English team” porém a demora para reagir custou caro, descansado o veloz Rashford que fez 5×1 em sua primeira jogada.
O selecionado asiático tentava encontrar seu principal jogador na segunda etapa, o que deu espaços e deixou os ingleses mais próximos ao sexto gol.
O sexto gol de fato veio com Jack Grealish, que entrou sozinho para completar passe de Wilson. A forte defesa estava rendida e desmotivada, ao fim, o Irã encontrou seu segundo gol após uma confortável equipe da Inglaterra vacilar e dar chances ao ataque adversário.
Em um lance na área, Pouraliganji é puxado por Stones,o árbitro brasileiro Raphael Claus assinalou a penalidade, convertida por Taremi que colocou números finais ao jogo.
Mesmo com a derrota acachapante, a seleção iraniana ainda pode se classificar a proxima fase.
Pelo outro jogo do grupo, Gales x EUA empataram em 1×1, deixando a classificação em aberto.
O Irã volta a campo contra a Seleção de País de Gales na sexta-feira, 25 de novembro
A transmissão será da Rede Globo e do SporTV.
Escalações:
INGLATERRA: Pickford, Stones, Dier e Maguire, Alexander-Arnold, Bellingham, Rice, Shaw, Sterling, Foden e Kane.
Técnico: Gareth Southgate.
IRÃ: Beiranvand, Jahanbakhsj, Moharrami, Pouraliganji, Khalizadeh, Hasiafi, Taremi, Ezatolah, Amiri, Nourallahi e Azmoun.
Técnico: Carlos Queiroz.
Gols: (Inglaterra) Bellingham aos 35 min, Saka aos 43 e aos 62, Sterling aos 45+1, Marcus Rashford as 71 e aos Grealish aos 90
(Irã): Taremi (65 e 90+13)