Syabda Perkasa Belawa, de 21 anos, atleta da equipe nacional de badminton da Indonésia, morre em acidente de carro na manhã de segunda-feira, 20 de março. A tragédia ocorreu quando Belawa e sua família voltavam do funeral de sua avó.
O carro em que Belawa estava, conduzido por seu pai, Sutamto, colidiu com o veículo à sua frente. A mãe do atleta também faleceu no acidente, enquanto suas irmãs sofreram ferimentos leves. O motorista do outro veículo sobreviveu, mas está em estado crítico.
Belawa começou sua carreira no PB Djarum Kudus e ingressou no Centro de Treinamento Nacional de Cipayung em 2018, tendo conquistado diversas vitórias em sua carreira. O jovem era conhecido por sua disciplina, dedicação e forte espírito de luta.
A notícia da morte do atleta deixou a comunidade do esporte indonésio devastada e causou comoção entre os fãs de esportes do país.
Christian Adinata, companheiro de quarto de Syabda Perkasa Belawa, lamentou profundamente a morte do atleta:
“Estou arrasado com o falecimento de meu companheiro de quarto. Belawa sempre foi uma pessoa descontraída, sempre capaz de melhorar o clima. Ele era muito esforçado e focado. Sempre foi um incentivo para os companheiros de equipe, seja em treinos ou competição”.
O badminton é um esporte de origem indiana, semelhante ao tênis, e pode ser jogado individualmente ou em duplas. Em vez de bola, utiliza-se um objeto chamado de “peteca”, também conhecido como “volante” ou “birdie”. O badminton tornou-se um esporte olímpico em 1992, durante os Jogos Olímpicos de Barcelona.
Na última edição das Olimpíadas, realizada em Tóquio em 2020, a Indonésia conquistou a medalha de ouro na categoria de duplas femininas, com Apriyani Rahayu e Greysia Polii.
Lamentamos a perda de um talento promissor, que inspirou muitos com sua disciplina e dedicação.