Nesta sexta-feira, 28 de abril, os moradores de Bangkok, capital da Tailândia, testemunharam um fenômeno raro conhecido como sombra zero. Às 12h16 (horário local), a cidade experimentou o fenômeno quando o sol se moveu diretamente acima no céu.
Durante alguns minutos, as sombras de todos os objetos verticais, como pessoas, árvores, arranha-céus e postes, desapareceram completamente antes que o Sol e a Terra saíssem de sincronia.
De acordo com o Departamento Meteorológico Tailandês (TMD), o dia de sombra zero ocorre duas vezes por ano em todas as localizações entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, uma faixa que se estende ao redor da Terra a 23,5 graus ao norte e ao sul do Equador.
Na Tailândia, o Sol está diretamente acima em um dia de abril ou maio e outro em julho ou agosto. O primeiro dia de sombra zero deste ano na Tailândia ocorreu no distrito mais ao sul do país, Betong, na província de Yala, em 4 de abril. O fenômeno está se movendo gradualmente para o norte e chegará ao distrito mais ao norte do país, Mae Sai, em Chiang Rai, em 22 de maio, de acordo com o TMD.
Os residentes de Bangkok terão a oportunidade de ver o fenômeno novamente este ano em 16 de agosto, às 12h22 (horário local). O TMD acrescentou que o dia de sombra zero não é necessariamente o dia mais quente do ano, pois a temperatura também depende de fatores como chuvas, cobertura de nuvens, calor acumulado e condições de monção.