O Urawa Red Diamonds, campeão da Liga dos Campeões da Ásia, fez sua estreia no Mundial de Clubes da FIFA diante da equipe mexicana León, que foi o campeão da Concachampions, o campeonato continental de clubes das Américas Central, do Norte e Caribe.
O jogo que teve poucas emoções, classificou o representante asiático para a semifinal, o adversário será o Manchester City, campeão europeu.
A equipe japonesa começou a partida tentando “sufocar” a equipe adversária, trabalhando as jogadas através de toques, alguns voltando o jogo para a própria defesa, buscando espaços do rival, até que conseguiu armar uma jogada ofensiva pela direita, na velocidade de Tomoaki Okubo, que após conduzir a bola rapidamente, driblou a defesa do time mexicano e bateu fechado, para boa defesa do goleiro Rodolfo Cota.
Na continuação da jogada, a zaga afastou o rebote do goleiro do jeito que conseguiu, a bola sobrou ainda com o ataque da equipe japonesa, mas a finalização cruzada foi para fora.
Os mexicanos mostraram dificuldades para armar jogadas e tiveram seus melhores momentos se aproveitando de erros da equipe japonesa.
Aos 18 minutos do primeiro tempo, com o domínio de bola, um pouco a frente do meio de campo, o meia japonês Yoshio Koizumi, girou e lançou em um lindo chute seu companheiro Okubo, que dominou em velocidade nas costas da defesa, mas no momento da finalização não conseguiu tirar do goleiro Cota, que evitou o gol.
Ainda no primeiro tempo, houve um lance em que o time mexicano quase sucumbiu diante da pressão do ataque japonês, que impedia que saíssem com liberdade da defesa, e após tocar a bola para trás, José Kanté se atirou para tentar tomar a bola do goleiro, que em ato de coragem e talvez desespero, arriscou um corte, que foi bem sucedido, deixando o guineano do Urawa Red no chão.
A equipe mexicana voltou a se aproveitar de um erro do time japonês para chegar com perigo aos 31 minutos, quando estiveram perto de abrir o placar, José Alvarado recebeu dentro da área, finalizou, mas a bola foi cortada por Höibraten, o que manteve o jogo empatado no primeiro tempo.
O segundo tempo começou com os japoneses novamente superiores, apesar de não mostrarem um futebol tão vistoso, a equipe foi competente em atacar e tentar levar perigo ao gol defendido pelo bom goleiro mexicano.
Em uma jogada iniciada em cobrança de falta, na intermediária, o Urawa teve chances de abrir o placar, quando Atsuki Ito recebeu a bola sem marcação e com o gol aberto, chutou para fora.
Se aproveitando da apatia da equipe adversária, o time japonês seguiu tocando a bola e buscando formas de incomodar novamente o goleiro Cota até que aos 35 minutos em uma jogada que parecia perdida, o time chegou.
A bola caiu nos pés do neerlandês Alex Schalk, que estava há cerca de 4 minutos em campo e cara a cara com o goleiro, finalizou para marcar o gol da classificação. 1×0.
O time mexicano, que já não oferecia perigo no jogo, pareceu ainda mais perdido ao sofrer o gol e ainda teve que jogar os últimos 8 minutos sem William Tesillo, expulso após receber o segundo cartão amarelo.
Apesar da superioridade numérica e a dominância já exercida durante todo o jogo, a equipe asiática não conseguiu ampliar o placar, já que na chance mais clara que tiveram, Cota saiu bem para salvar seu time.
VEJA OS MELHORES MOMENTOS AQUI
O próximo adversário do Urawa Reds é o Manchester City, o time inglês comandado pelo lendário técnico Pep Guardiola chega em seu primeiro Mundial como campeão da Liga dos Campeões da Europa.
Urawa Red Diamonds x Manchester City será disputado na terça-feira, dia 19 de Dezembro, às 15:00 horas no horário de Brasília, com transmissão da Cazé TV, FIFA+, Rede Globo e GloboPlay.
E aí? Quem vai chegar na grande final?