Nesta quarta-feira (6), o Brasil e a Coreia do Sul assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) em Salvador, reforçando o compromisso com a cooperação cultural entre os dois países. A cerimônia contou com a presença do vice-ministro de Cultura da Coreia do Sul, Yong Ho-Sung, e da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, além do diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), Sr. Cheul Hong Kim. Esse acordo é um marco importante nas relações bilaterais, celebrado no contexto do 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Coreia do Sul e dentro das atividades do G20 da Cultura.
O novo acordo abrange áreas-chave de cooperação, incluindo políticas culturais, economia criativa, artes performáticas e visuais, patrimônio cultural e indústria audiovisual. Essa iniciativa também marca o 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, fortalecendo ainda mais os laços culturais.
Parcerias para o Futuro da Cultura Criativa
A assinatura dos memorandos foi vista como um avanço significativo para as relações culturais entre o Brasil e a Coreia do Sul. A Ministra Margareth Menezes ressaltou que a cooperação com a Coreia é uma prioridade para o Brasil, especialmente nas áreas de games, audiovisual, artes plásticas, festivais e bibliotecas. A ministra também destacou o potencial da economia criativa como motor de crescimento econômico e uma forma de promover a imagem positiva do Brasil no cenário global.
Por sua vez, o vice-ministro Ho Seong Yong expressou otimismo com a ampliação das colaborações culturais, especialmente no setor de economia criativa, que inclui o crescimento do K-Pop, K-drama e cinema. “Esses setores têm se destacado na Coreia e esperamos que também tragam bons resultados com o Brasil”, afirmou. Ele também destacou que a Coreia está comprometida com o uso da arte e da cultura para tratar problemas sociais, um princípio que também é compartilhado pelo Brasil.
Memorando sobre Direitos Autorais
Outro ponto importante da visita foi a assinatura de um memorando de entendimento sobre direitos autorais, que visa fortalecer a cooperação entre os dois países nesse setor. Margareth Menezes afirmou que o acordo contribuirá para o fortalecimento das relações bilaterais e para o aprimoramento do entendimento sobre temas relacionados, como inteligência artificial. O secretário de Direitos Autorais do Ministério da Cultura, Marcos Souza, observou que o modelo de direitos autorais da Coreia tem servido como inspiração para o Brasil, especialmente no que tange à proteção de obras em um mundo cada vez mais digitalizado.
Fonte: CCCB/MinC/ Foto: Victor Vec/MinC
Jornalista apaixonado pela cultura coreana, acompanhando desde 2019 o universo dos comebacks, kdramas e a culinária do país. O que começou como curiosidade se transformou do dia a dia e uma terapia antiestresse.