A Copa do Mundo FIFA de 2026 começa a se desenhar após a definição dos grupos, que foram sorteados em 5 de dezembro, nos Estados Unidos.
As representantes do continente para o Mundial que acontecerá na América do Norte, em organização conjunta de EUA, México e Canadá já conhecem os seus adversários, em cenários que vão de fáceis a muito complicados.
Vamos descobrir qual será o caminho da primeira fase de Austrália, Japão, Coreia do Sul, Jordânia, Catar, Arábia Saudita, Uzbequistão, Irã e do Iraque, que ainda tem chances de se classificar para a maior festa do esporte mais popular do mundo.

Pelo GRUPO A, a Coreia do Sul vai medir forças com os anfitriões México, que se encontram em uma fase ruim, com dificuldades para se renovar e com a África do Sul, que fez uma eliminatória convincente e volta depois de 15 anos a um Mundial.
Já o quarto integrante ainda é uma incógnita e virá da repescagem europeia, podendo ser Chéquia, Dinamarca, Macedônia do Norte ou Irlanda, todas “acessíveis”, neste grupo que não deve complicar a vida dos Tigres asiáticos.
No GRUPO B também teremos um representante asiático, o Catar, que se classificou pela primeira vez ao Mundial, já que no anterior não precisou se qualificar por ser o país sede.
Assim como a Coreia, os cataris vão estrear diante de uma anfitriã, medindo forças com a inconstante seleção do Canadá.
Tanto os asiáticos quanto os canadenses tiveram uma fraca performance em 2022 e precisarão se sobrepor a sempre complicada Suíça, além da seleção vinda da chave mais forte da repescagem da europa, que será definida entre a tetracampeã do mundo Itália, as burocráticas Irlanda do Norte e Gales ou a surpreendente Bósnia e Herzegovina.
O outro anfitrião do torneio será os EUA e pelo GRUPO D vão medir forças contra o terceiro representante da Ásia, a Austrália, que apesar de não estar fisicamente no continente, desde 2004 disputa as eliminatórias asiáticas, em busca de maior competitividade e desenvolvimento do esporte no país.
Além dos estadunidenses, os “soccerros” vão enfrentar o classificado da repescagem entre Turquia, Eslováquia, Romênia, e Kosovo e também a defensiva seleção do Paraguai.

O Japão entra como favorito entre as seleções que têm chances de ir longe na Copa, pelo GRUPO F os “samurais azuis” vão enfrentar a Tunísia, que recentemente empatou com o Brasil e “atropelou” seus adversários nas eliminatórias, o adversário mais complicado será Países Baixos, que está em reformulação e brigará ponto a ponto pelo primeiro posto do grupo
Para completar a lista de adversários dos japoneses, teremos que esperar o vencedor da disputa na repescagem entre Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia, todas menos qualificadas.
A Árabia Saudita estará em um dos grupos mais curiosos de todo o torneio, integrante do GRUPO H, os “falcões verdes” vão medir forças com a estreante Cabo Verde, que tem um time aguerrido e muito competente, a tradicional e sempre em crise seleção do Uruguai e a poderosa Espanha, a esperança é brigar para ser uma das melhores terceiras colocadas.
Estreante na Copa do Mundo, a surpreendente seleção da Jordânia, atual vice campeã do continente, não teve a sorte a seu favor e vai ter pela frente a atual melhor seleção do mundo, a Argentina de Messi, a sempre aguerrida seleção argelina e a Áustria, que fez boa campanha eliminatória.
A outra estreante, a seleção do Uzbequistão vai para o GRUPO K enfrentar a sempre imprevisível seleção portuguesa de Cristiano Ronaldo, a competente e muito forte seleção da Colômbia e o vencedor da eliminatória mundial, na chave mais complicada, que tem Nova Caledônia, a Jamaica e a favorita República Democrática do Congo, que busca voltar à Copa depois de 52 anos, quando ainda era conhecida como Zaire.
Quem ainda não está garantida no torneio mas é uma das favoritas para ingressar o GRUPO I, de França, Senegal e Noruega, é o Iraque, que voltou a jogar em seus domínios nesta campanha eliminatória e vai enfrentar o vencedor de Bolívia x Suriname pela vaga que os colocaria depois de 40 anos na Copa.

A Copa do Mundo de 2026 terá início em solo mexicano em 11 de junho, às 16hrs de Brasília, no lendário Estádio Azteca. A transmissão para o Brasil será através do Grupo Globo, do SBT e pelo YouTube da Cazé TV que será o único canal que transmitirá todos os 104 jogos.
E aí? Quem vai vencer a Copa do Mundo de 2026?
Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Threads, Runbler, Bluesky, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!
Fontes: (1) |Foto de Capa: Divulgação / Instagram @jordan.fa
Veja também!
- Renato Meneses





