Akira Toriyama, criador de “Dragon Ball”, morre aos 68 anos

Akira Toriyama

O mundo perdeu um gigante da cultura pop: conhecido mundialmente por duas obras “Dragon Ball” e “Dr. Slump”, o artista Akira Toriyama faleceu aos 68 anos devido a um hematoma subdural agudo em 1º de março, conforme anunciado pelo seu estúdio de animação nesta sexta-feira, 8.

Nascido na província de Aichi, Japão, em 1955, Toriyama deu seus primeiros passos no mundo do mangá aos 23 anos. Sua estreia veio em 1978, ao enviar um conto para a revista Weekly Shonen Jump, uma plataforma que se tornaria o berço de muitas de suas criações subsequentes.

Alcançou um sucesso estrondoso com a série “Dr. Slump” em 1980, seguida pela mundialmente famosa “Dragon Ball” em 1984. Esta última narra as aventuras de Son Goku, um jovem guerreiro com força sobre-humana, em sua busca pelas esferas do dragão. “Dragon Ball” vendeu mais de 260 milhões de cópias em todo o mundo e também foi adaptada para séries animadas, jogos e até um filme de Hollywood.

Toriyama também foi responsável pelo design de personagens para a popular série de jogos “Dragon Quest”.

No Brasil, “Dragon Ball” chegou nos anos 90 e rapidamente se tornou uma sensação. A série foi uma porta de entrada para muitos brasileiros no mundo dos animes e mangás. A obra de Toriyama se destacou por seus elementos de artes marciais misturados com humor e aventura, estabelecendo um padrão que muitos outros títulos buscariam alcançar.

Além de entreter, “Dragon Ball” ensinou valores como a perseverança, a importância da amizade e o conceito de superação pessoal. Personagens como Goku se tornaram modelos para crianças e adultos, simbolizando a ideia de que com esforço e determinação, é possível enfrentar qualquer desafio.

Figuras do mundo dos mangás e animes, como Eiichiro Oda, criador de “One Piece”, prestaram homenagens.

O legado de  Toriyama continua vivo nas obras que deixou para trás e na inspiração que continua a oferecer a artistas e fãs ao redor do mundo.

Você já segue a gente nas redes sociais? Siga o @portalasiaon no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook e fique ligado nas nossas atualizações!


 

Fonte: (1) | Fotos: Divulgação

Veja também!