A maioria dos povos que seguem o calendário gregoriano, comemoram a passagem do Ano Novo do dia 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro. Mas, segundo algumas culturas, certos povos comemoram em datas diferentes, cada uma segue sua tradição, costume e crença. Saiba quais são e como comemoram o Ano novo Lunar, estes países que não usam o nosso calendário.
Se você preferir comemorar o ano novo em fevereiro, a China é o lugar certo. O tradicional calendário chinês é lunissolar, ou seja, baseados no movimento da lua e do sol. O ano novo chinês cai numa data diferente a cada ano. Este ano a celebração será no dia 12 de fevereiro de 2021, também chamado de Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera. A data é feriado na China e outros países com grande número de imigrantes chineses. Mas na China, ela costuma marcar o início de mais de 10 dias de celebrações oficiais e banquetes com comidas tradicionais. Este ano será o Ano do Boi. É comum que parentes e amigos se presenteiem com envelopes vermelhos contendo dinheiro, em geral valores que tenham o número 8, já que a palavra 8 em chinês tem o mesmo som que a palavra “riqueza”.
O Ano Novo Lunar é comemorado em muitos países asiáticos, como a Coreia do Sul. Os sul-coreanos comemoram o ano novo duas vezes. O primeiro dia do calendário tradicional lunar coreano é chamado Seollal. É um dos maiores feriados do ano e é comemorado no dia 25 de janeiro, assim como na China. Mas os sul-coreanos também celebram 1º de janeiro como o “ano novo”, de acordo com o calendário gregoriano, introduzido na Coreia no fim do século 19. Todavia, sua instituição é mais uma questão simbólica e administrativa.
O Ano Novo cambojano é conhecido como Chaul Chamam Thmey. É comemorado no dia 13 ou 14 de abril, coincidindo com o movimento do sol do signo de Peixes e Áries, de acordo com as tradições budistas.
Nesse período, que também é chamado de festival da água, existem três dias de festividades: o primeiro é chamado de “Moha Songkran”, o segundo “Virak Wanabat” e por último o “Virak Lounge Sak”. Durante esses dias, os cambojanos frequentam templos, fazem desfiles na rua ou participam de jogos tradicionais, sendo comemorações mais tranquilas sem muito barulho ou fogos de artifício.
O Ano Novo da Tailândia é comemorado no mesmo período do Camboja, seguindo o mesmo calendário, assim como em Laos e Myanmar. Chamado de Songkran, que significa Passagem Astrológica, o período é marcado por comemorações em que os tailandeses saem às ruas com pistolas de água para molhar uns aos outros.
Esse costume originou-se como uma forma de benção. Para isso, a água a ser utilizada é derramada sobre estátuas de Buda. A ação acontece para uma purificação e, em seguida, a água é recolhida como “abençoada” para dar boa sorte às pessoas. Tudo vira uma grande brincadeira que até os turistas participam.
Se você gostou e está a fim de um banho, com roupa e tudo, no meio da rua, o lugar certo é a Tailândia, com certeza será uma experiência inesquecível.
No Vietnã, a passagem de ano é mais conhecida pelo nome de Tết ou “Ano Novo Lunar Vietnamita”, seguindo o mesmo período do Ano Novo Chinês. O feriado cai sempre entre os dias 20 de janeiro e 20 de fevereiro, marcando a chegada da primavera com base no calendário chinês lunissolar.
Assim como no Camboja e na Tailândia, o Ano Novo no Sri Lanka também acontece no dia 13 ou 14 de abril, seguindo as tradições e rituais budistas. Da mesma forma, neste país, os festejos também acontecem com fogos de artifício e trocas de presentes, além de cerimônias de luzes e purificação.
Em 15 de novembro, o grupo ATEEZ retornou com o seu décimo primeiro EP “GOLDEN…
O grupo de K-pop NMIXX, da JYP Entertainment, confirmou sua primeira apresentação no Brasil. O…
No último sábado, as ruas em frente à Assembleia Nacional, em Seul, se encheram de…
Os ingressos para o fan meeting de Jinyoung no Brasil já estão à venda, com…
Série original Netflix conta a história de um produtor musical que vai entrar em um…
Xyche Kiddy (싸이키 키디) é um rapper sul-coreano, surge com uma das novas promessas do hip-hop. Ele estreou…
View Comments